Top Race: Fábio tem fim de semana difícil em Salta, mas destaca aprendizado

Ao contrário do esperado, piloto sorocabano não teve a vantagem de já conhecer a pista em razão de uma mudança na opção de traçado feita de última hora pela organização da categoria

Um fim de semana de muito aprendizado e de superação. Em síntese, este foi o resultado da quinta rodada da Top Race V6 para o piloto sorocabano Fábio Fogaça, único brasileiro na competição considerada uma das principais categorias do automobilismo argentino

A prova foi disputada no último domingo (15) no circuito de Salta, e mais uma vez contou com a participação de aproximadamente 40 carros. Fogaça é um dos competidores mais jovens do campeonato – que tem, inclusive, ex-pilotos de Fórmula 1 no grid -, e tinha grandes expectativas para a corrida do último fim de semana pelo fato de ter estreado neste circuito já no ano passado.

O sorocabano, no entanto, acabou sendo surpreendido pelo uso do traçado invertido de Salta, que eliminou todo o seu conhecimento prévio da pista e favoreceu a maior experiência dos pilotos locais. Com isso, classificou a rodada como uma “volta aos tempos de estreante”, e enfrentou um fim de semana difícil.

“Esta foi uma etapa de muito aprendizado e de superação, em razão das dificuldades que tivemos para encontrar o melhor acerto para o carro e, também, para que eu me acostumasse rapidamente com a pista”, comentou o brasileiro.

Depois de conquistar a 19a posição no treino classificatório de sábado, Fábio participou da Sprint Race no grupo que define a ordem de largada do segundo pelotão do grid (a partir do 18o posto). Largando em segundo, ele manteve a posição e manteve o direito de largar em 19o na prova que valeu pontos para o campeonato.

“Para a corrida decisiva pedi à equipe modificações para melhorar a tração, mas o acerto não funcionou e perdemos muito a aderência na dianteira. Com o carro saindo muito de frente, meus pneus se deterioraram rapidamente e ficou difícil até mesmo defender posições. Por isso procurei apenas acumular quilometragem para acelerar meu aprendizado, já pensando na próxima corrida”, acrescentou o brasileiro, que levou seu Ford Mondeo TRV6 à 27a posição.

A vitória na etapa ficou com Agustín Canapino (Mercedes TRV6), que lidera o campeonato. O próximo desafio de Fábio Fogaça na Top Race argentina está marcado para o dia 19 de junho, no circuito Termas de Río Hondo, em Santiago del Estero.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *