Torneio de Verão: Noite quente em Tarumã

Esta oficialmente aberta a temporada 2009 do Automobilismo no Rio Grande do Sul.

Em uma bela noite de verão, o bom público presente em Tarumã presenciou uma das maiores demonstrações de perícia e velocidade. Já na tomada de tempos ficou claro que a disputa pela vitória seria coisa de gente grande. A pole-position foi obtida pelo Celta 2 (Café Rivier 21/ RBM Competições) dos pilotos Rodrigo Machado e Fabiano Cardoso, com o tempo de 1.20:738. Na segunda posição, o “Vovô Voador” Urbano da Silva, que cravou o tempo de 1.21.738. Uma das boas surpresas da tomada de tempos foi o 4o posto, obtido pela dupla de pilotos Estreantes Cristiano Tigrinho Almeida e Henrique Ross que além de estrearem no Marcas, marcaram a estréia do Chevrolet Prisma (#19 – MGS Acessórios/ Passion Prata) na categoria.

A primeira bateria começou de forma quente. Rodrigo Machado (Celta 2) largando da pole acaba rodando no contorno da Curva do Tala. Quem se aproveitou foi Urbano da Silva que assumiu a ponta, seguido e pressionado por Nelson Cardoso (Corsa #15) e Cristian Mathuzalen (Fiat Uno #52). Ricardo Boessio (Celta #45) era seguido de Analino “Choka” Sirtuli (Gol #8). Paulinho dos Santos, largando da última posição se recupera e passa a pressionar Cristiano Almeida (Prisma #19) pelo sexto posto. Rodrigo Machado (Celta #2) depois de cair para aas ultimas posições na primeira volta iniciou uma impressionante prova de recuperação, conseguindo alcançar o segundo posto depois que Nelson Cardoso abandonou a prova com superaquecimento no motor de seu Corsa. Urbano da Silva se isolou na liderança da prova vencendo a bateria.

Se a primeira bateria foi cheia de emoções a segunda foi ainda mais disputada. Urbano da Silva, largando da pole largou mal e foi superado por Analino “Choka” Sirtuli com uma largada impressionante. Choka passa a liderar pressionado por Urbano da Silva que por sua vez era pressionado por Christian Mathuzalen. Os três então passaram a dar um show, com cada passagem um liderando a prova. Urbano da Silva força a ultrapassagem em Choka na entrada da reta e ambos acabam se tocando. Urbano roda e bate na barreira de pneus. Urbano conseguiu voltar a prova, porém nas últimas posições e sem chances de recuperação, pois seu carro ficou completamente desalinhado. Mathuzalen assumiu a liderança sobre Choka, que ainda conseguiu recuperar a liderança a poucas voltas do final. Mathuzalen acabou sendo punido por estar com apenas um farol de seu carro funcionando. Paulinho dos Santos que se mantinha entre as posiçoes intermediárias abandonou a prova com o câmbio de seu Celta quebrado. Se entre os ponteiros as posições estavam definidas, os demais pilotos davam show. O corsa dos estreantes Neni Trentin/ Fernando Nosé assumiu o segundo posto, com a desclassificação de Christian Mathuzalen. Luciano Cardoso (Gol #21 – Colégio Kennedy) assumiu o terceiro posto, seguido de Hardy Jr. (Corsa 36). O Prisma #19, conduzido por Henriquem Ross acabou abandonando a prova com a quebra de um semi-eixo. Cleber Vieira (Corsa 15) também enfrentou problemas de superaquecimento em seu carro.

O Campeonato Gaúcho de Marcas & Pilotos é uma realização da APPA/RS em parceria com o ACRGS e AGA. A supervisão é da FGA e o patrocínio exclusivo de Hoff/ Kumho Tires.

A próxima etapa do Torneio de Verão acontece no dia 13 de fevereiro, sexta-feira em Tarumã.

Abaixo o resultado completo da 1a Etapa do Torneio de Verão
Pos.
    
Final:

1 Analino “Choka” Sirtuli VW Gol A
2 Roberto Trentin/ Fernando Nozé GM Corsa N
3 Luciano Cardoso VW Gol A   
4 Hardy Kohl Jr./ Paulo Preto GM Corsa N   
5 Juliano Malmann VW Gol B
6 Cesar Cardoso/ Ricardo Boéssio GM Celta B
7 Nelson Cardoso/ Cleber Vieira GM Corsa B
8 Urbano da Silva GM Corsa A   
9 Edson Serdeira/ Lauri Pfeifer Fiat Uno B
10 Cristiano Almeida/ Henrique Ross GM Prisma N
11Paulinho dos Santos GM Celta A
12 Franck Anderson GM Corsa N   
13 Rodrigo Machado/ Fabiano Cardoso GM Celta A
14 Dalmo Carneiro Fiat Uno A
15 Christian Mathuzalen Fiat Uno B

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *