Truck: Beto Monteiro é o primeiro pole-position de 2011

Piloto da Iveco vive um drama, mas garante a posição de honra em Santa Cruz do Sul

A primeira pole-position de 2011 da Fórmula Truck está nas mãos de Beto Monteiro, da Scuderia Iveco. O piloto esteve por alguns minutos fora do “Top Qualifying”, os oito melhores, pois foi prejudicado porque saiu em condições com pista molhada, enquanto os seus adversários pegaram o traçado mais seco. No entanto, os caminhões de Roberval Andrade e Paulo Salustiano foram desclassificados devido o excesso de fumaça, e, com isso, Monteiro entrou na última vaga entre os oito melhores.

Na sequência, já com a pista praticamente seca, Monteiro cravou o melhor tempo no Top Qualifying e garantiu a sua oitava pole-position na categoria, a segunda da Iveco.

O Treino

Com o clima instável em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, a classificação iniciou com chuva. Por isso, a maioria dos pilotos optaram pela utilização dos pneus para pista molhada. No entanto, José Maria Reis, que estreia o caminhão do Flamengo na Fórmula Truck, optou pelo composto de seco e se deu bem na primeira parte do classificatório, passando para o “Top Qualifying” na segunda posição. No entanto, quando os oito melhores fariam mais uma volta lançada, o caminhão de Reis apresentou problemas mecânicos e o impediu de voltar a pista.

Com isso, o caminho ficou mais fácil para Monteiro conquistar a pole-position, pois o piloto do caminhão rubro-negro era o único entre os oito com pneus de pista seca. Giaffone tentou superar o tempo de Monteiro, sendo o último a ir para sua volta lançada, mas errou no primeiro trecho e ficou com a segunda posição, fechando a primeira fila e liderando o esquadrão da RM – Voskswagen: Valmir Benavides, o Hisgué, larga na terceira colocação seguido por Renato Martins,e Débora Rodrigues.

A largada da primeira etapa da Fórmula Truck de 2011 será às 13h deste domingo, com transmissão em HD (Alta definição) para todo o Brasil pela Band. Essa será a primeira corrida transmitida em HD para a América do Sul.

Confira a declaração dos 3 primeiros colocados do grid:

Beto Monteiro, #88, Scuderia Iveco:

“É muito gratificante fazer a primeira pole do ano, pois a equipe vem trabalhando muito duro. Estou no meu terceiro ano e tenho acompanhado cada dia de esforço e sei como é importante um resultado desse. O nosso objetivo é brigar pelo titulo e isso com certeza nos dá uma motivação extra. (Sobre o drama da classificação). ” Eu dei muita sorte porque peguei uma situação ruim de pista por causa da chuva, mas tiveram as duas desclassificações e voltei a ficar entre os oito. E então conseguimos fazer uma volta de pista seca, que é a condição que o meu caminhão anda melhor, e assim garantimos a pole. Estou até sem palavras por tudo que aconteceu hoje”,

Felipe Giaffone, #4, RM – Volskwagen:

” Estou contente com a primeira fila, mas muito bravo porque errei no primeiro trecho. Eu tentei arriscar e, talvez, não era a hora de arriscar tanto porque tinha um caminhão muito bom. Mas arrisquei e não deu certo. Largar em segundo não é nada ruim e amanhã vamos para cima, pois estamos bem. (Sobre a decisão de ir com pneus de chuva para a classificação). O Zé Maria tomou a decisão certa de ir com pneus de pista seca e se ele não tivesse o problema, certamente estaria na pole-position. Mas os maioria dos meus adversários estavam de composto de chuva e então marcamos isso”,

Valmir Benavides, #2, RM – Volkswagen

” Tivemos um série de problemas hoje, e o terceiro colocado com certeza é bom. Acho que tínhamos caminhão para a pole-position se não fosse a condição de chove e pára, mas o fato de estarmos com os quatro caminhões entre os cinco primeiros é um grande feito e a equipe está de Parabéns”.

Confira o grid de largada (RESULTADO NÃO OFICIAL):

Top Qualifying

1º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 1min48s764
2º) Felipe Giaffone (SP/Volkswagen), RM Competições, 1min49s256
3º) Valmir Benavides (SP/Volkswagen), RM Competições, 1min49s806
4º) Renato Martins (SP/Volkswagen), RM Competições, 1min50s261
5º) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), RM Competições, 1min52s296
6º) Danilo Dirani (SP/Ford), DF Motorsport, 1min55s668
7º) Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Mercedes-Benz, sem tempo
8º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Peças, sem tempo

Treino classificatório

9º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 2min05s604
10º) Fred Marinelli (SP/Iveco), Marinelli Competições, 2min05s943
11º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Mercedes-Benz, 2min07s360
12º) Adalberto Jardim (SP/Ford), AJ5 Motorsport, 2min07s545
13º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 2min07s842
14º) André Marques (SP/Volvo), TNT Energy Team, 2min11s045
15º) Luiz Lopes (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 2min12s519
16º) Luis Pucci (ARG/Volvo), TNT Energy Team, 2min12s957
17º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 2min26s534
18º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão Racing, 7min29s036
19º) Paulo Salustiano (SP/Iveco), Scuderia Iveco, desclassificado
20º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, desclassificado
21º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Peças, desclassificado
22º) Cristina Rosito (RS/Ford), DF Motorsport, sem tempo
23º) Diumar Bueno (DB Motorsport), sem tempo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *