Truck: Débora Rodrigues volta Á  Truck em 2008 pela Volkswagen

Ášnica mulher da categoria esteve ausente após gravidez descoberta na véspera da terceira etapa do ano passado.

A Fórmula Truck volta a ter um de seus principais diferenciais na pista nesta temporada de 2008: a presença da uma mulher competindo entre os 25 pilotos da categoria dos pesos-pesados.

Competindo com um caminhão Volkswagen Constellation da equipe RM Competições, Débora Rodrigues volta Á s pistas já a partir da primeira etapa, marcada para o próximo dia 2 de março, em Guaporé, no interior do Rio Grande do Sul.

A musa da categoria foi a primeira piloto profissional da história do automobilismo a cumprir “licença-maternidade”. Na véspera da etapa de São Paulo, em maio do ano passado, Débora descobriu que estava grávida e os médicos recomendaram o afastamento das atividades de pista mesmo no inÁ­cio da gestação.

“O mais curioso é que nunca houve um caso como este na medicina esportiva, porque é raro uma mulher ser piloto. Claro que algumas profissões é permitido o trabalho da mulher grávida mesmo após alguns meses, mas no caso do esporte a motor, por envolver risco, a recomendação médica foi o afastamento”, explica Débora.

Mesmo sem poder pilotar, a esposa de Renato Martins continuou freqüentando o ambiente das corridas, incentivando o marido e os outros colegas da Volkswagen, que faturou em 2007 os dois tÁ­tulos da Truck: de marcas e de pilotos, com Felipe Giaffone.

“Foi difÁ­cil ficar longe das pistas, mas foi por um ótimo motivo”, conta Débora. O filho do casal nasceu no dia 12 de janeiro e já leva nome de campeão da Truck: Renato Rodrigues Martins. “Dizem que todo filho de piloto quer acelerar, imagine o Renatinho, com pai e mãe pilotos!”, brinca Débora, sobre seu terceiro filho (ela também é mãe de Jacqueline, de 22 anos, e João Paulo, de 19).

O retorno de Débora para as pistas estava previsto para acontecer no mês passado, nos testes realizados pela equipe RM Competições com os caminhões Volkswagen Constellation em Campo Grande (MS). Porém, a viagem foi adiada devido ao surto de febre amarela -o bebê ainda não poderia ser imunizado com a vacina obrigatória.

Com isso, a volta oficial de Débora será mesmo no primeiro dia de treinos do GP de Guaporé, no dia 29 deste mês. “Já estou trabalhando na preparação fÁ­sica para estar em boa forma fÁ­sica e conseguir ser ainda mais rápida nesta volta Á  Truck”, conta Débora.

Em sua última temporada completa na Truck, em 2006, a piloto da Volkswagen teve seu melhor desempenho na categoria, terminando o ano na 6ª posição na tabela, com 58 pontos, e contabilizando dois pódios, incluindo um terceiro lugar, em Curitiba, onde esteve ao lado do marido Renato Martins, em um inédito pódio marido-mulher no automobilismo nacional.