Truck: DomÁ­nio da Mercedes-Benz no primeiro dia de treinos no Rio

Ficou por conta dos pilotos da Mercedes-Benz o principal destaque do primeiro dia de treinos livres para a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Os pilotos da marca ocuparam quatro das cinco primeiras posições no resultado combinado da sexta-feira (30) de treinos no Autódromo Internacional Nelson Piquet, no Rio de Janeiro, onde no domingo (1º) haverá a disputa do GP Bridgestone-Bandag.

As duas sessões de treinos do dia tiveram como mais rápidos pilotos paranaenses que competem com caminhões Mercedes-Benz. Aniversariante da sexta-feira, Leandro Totti foi mais rápido no treino da manhã. Um problema na embreagem, contudo, impediu o piloto da ABF Racing Team de participar do treino da tarde, dominado por Wellington Cirino, da ABF/Mercedes-Benz, que estabeleceu a volta mais rápida do dia.

Cirino cobriu os 3.067 metros do circuito em 1min31s946, com média de 120,083 km/h. Foi 0s047 mais rápido que o paulista Dirani, único no grupo dos cinco mais rápidos do dia que não compete com Mercedes-Benz – defende a Ford Racing Trucks/DF Motorsport. Totti, com o tempo da manhã, foi terceiro na geral do dia. Christian Fittipaldi, da ABF/Mercedes-Benz, e Regis Boessio, da ABF Desenvolvimento Team, vieram a seguir.

“Os caminhões da nossa equipe renderam bem, assim como no ano passado”, disse Cirino, citando a dobradinha da ABF/Mercedes-Benz na etapa carioca de 2011, em que foi segundo colocado na vitória de Geraldo Piquet, seu companheiro de equipe. A manutenção do caminhão impediu-o de disputar o primeiro treino. “Foi uma pena não ter participado do primeiro treino, mas já deu para ver que evoluÁ­mos muito da última etapa para cá”, comemorou.

Fittipaldi, que no Rio atua como companheiro de equipe de Cirino, foi segundo colocado no primeiro treino e terceiro no outro. “Foi uma sexta-feira muito boa, não tivemos nenhum problema e isso permitiu que a gente fizesse alguns testes. O caminhão está em ótimas condições”, verificou o piloto. “Agora vou me concentrar para fazer um bom trabalho amanhã (sábado) e conseguir largar em uma boa colocação”, considerou o paulista.

Totti, que abandonou a etapa do Velopark quando estava na liderança da corrida, lamentou os problemas enfrentados nesta sexta em seu Mercedes-Benz. “Enfrentei alguns problemas já no primeiro treino, só que mesmo assim consegui fazer o melhor tempo. A gente gastou o segundo treino solucionando essas falhas, e eu estou muito otimista quanto a conseguir uma boa posição de largada”, acrescentou o representante de Londrina.

A segunda sessão de treinos livres foi encerrada quase dois minutos antes do previsto, decorrência de um incidente que envolveu três caminhões – o Ford de Dirani e os dois da Scuderia Iveco, pilotados pelo pernambucano Beto Monteiro e pelo paulista Valmir “Hisgué” Benavides. Os três saÁ­ram ilesos, embora Hisgué já tenha anunciado que não vai participar da corrida, por conta dos sérios danos sofridos pelo chassi de seu caminhão.

Monteiro, que ganhou a corrida no Velopark e é lÁ­der do campeonato, acabou envolvido no incidente. A Scuderia Iveco já trabalha na recuperação de seu caminhão. Dirani, também com o equipamento danificado, deve ficar fora da programação de treinos deste sábado. â€œÉ provável que ele não vá Á  pista no sábado e que esteja na pista no domingo, para a corrida”, adiantou o chefe da equipe Ford Racing Trucks/DF Motorsport, Djalma Fogaça.

PROGRAMAÇÁƒO
A programação do GP Bridgestone-Bandag para este sábado (31) prevê mais duas sessões de treinos livres, marcadas para as 8h30 e as 10h30, com 60 minutos de duração, cada. A tomada de tempos classificatória definindo as posições de largada, que terá transmissão ao vivo em áudio e vÁ­deo no site da Truck, será aberta Á s 13h30. O Top Qualifying, com os oito mais rápidos para definição das quatro primeiras filas do grid, vai começar Á s 15h45.

A corrida de domingo em Jacarepaguá terá largada Á s 13h05, para 60 minutos de disputas. Apesar da alta probabilidade de chuva indicada durante a semana pelos institutos de meteorologia, os treinos desta sexta transcorreram com pista seca, condição que a maioria acredita ser verificada também durante os treinos classificatórios e a corrida. A organização espera cerca de 50.000 espectadores nas arquibancadas e áreas vip do autódromo.

Consideradas todas as voltas cronometradas nos dois treinos do dia, os melhores tempos de cada piloto nesta sexta-feira em Jacarepaguá foram os seguintes:

1º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min31s946
2º) Danilo Dirani (SP/Ford), Ford Racing Trucks, 1min31s993
3º) Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min32s016
4º) Christian Fittipaldi (SP/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min32s362
5º) Regis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 1min32s425
6º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 1min32s559
7º) Paulo Salustiano (SP/Volvo), ABF/Volvo, 1min32s620
8º) Pedro Gomes (SP/Ford), Ford Racing Trucks, 1min32s949
9º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 1min32s991
10º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 1min33s016
11º) Felipe Giaffone (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min33s215
12º) Diumar Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 1min33s229
13º) Renato Martins (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min33s382
14º) André Marques (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min33s456
15º) Luiz Lopes (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min34s542
16º) Adalberto Jardim (SP/MAN-Volkswagen), AJ5 Motorsport, 1min33s595
17º) Fred Marinelli (SP/Iveco), Marinelli Competições, 1min33s794
18º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 1min33s890
19º) Luiz Pucci (ARG/Volvo), ABF/Volvo, 1min34s579
20º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 1min34s990
22º) Débora Rodrigues (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min35s833
22º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 1min50s605