Truck: Dos ralis para as pistas: Edu Piano estreia na Fórmula Truck em março

Piloto pentacampeão dos ralis vai encarar um novo desafio e acelerar na categoria, com um Ford Cargo, durante a temporada 2013

Após uma trajetória de mais de 20 anos no off-road, o piloto Edu Piano vai experimentar um novo desafio na temporada 2013. A bordo de um caminhão Ford Cargo, o paulista irá estrear na Fórmula Truck, cuja primeira etapa acontecerá em 10 de março, em Tarumã, no Rio Grande do Sul.

Aos 43 anos, Piano leva para as pistas a bagagem adquirida no ralis como piloto, chefe de equipe e também preparador de veículos (carros e caminhões) de competição. Até aqui foram 17 anos de participações consecutivas no Rally dos Sertões, segundo maior rali do mundo, do qual é pentacampeão, na Geral dos Carros, em 2005, e quatro vezes nos Caminhões, 2007/2008/2009/2011, entre outros títulos conquistados em dezenas de campeonatos e provas nacionais.

“Desde que comecei a pilotar caminhões em 2007 sempre tive vontade de entrar para a Fórmula Truck, uma categoria muito competitiva, profissional e que sempre me instigou. Neste ano consegui viabilizar o projeto e estarei competindo toda a temporada. Será um desafio grande, porque é totalmente diferente do Rally Cross Country, que estou acostumado”, ressalta Piano, piloto da equipe Território Motorsport.

Desbravar novos horizontes também requer uma mudança na infraestrutura da equipe. Para isto, o time está fazendo as mudanças necessárias para dar suporte à nova categoria. Piano está nos ajustes finais do caminhão e iniciará os treinos nos próximos dias.

Ansioso para acelerar nas pistas, o campeão de rali sabe que estará num ambiente novo e terá de começar do zero no campeonato. “Será um ano de aprendizado, mas estamos cientes que teremos muito asfalto pela frente e posso dizer que é muito gratificante poder estar no grid”, afirma Piano.

A Território Motorsport contará com apoio da Ford Caminhões, montadora que a equipe de Piano representa como time oficial no rali há 12 anos consecutivos. “A nossa ida para a Fórmula Truck não significa que estamos abandonando os ralis, continuamos a temporada 2013 como a equipe oficial da Ford Caminhões no Cross Country”, finaliza o piloto.

A temporada 2013 do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck terá 10 etapas: 10/3 Tarumã (RS), 7/4 – Londrina (PR), 19/5 – Caruaru (PE), 9/6 – Goiânia (GO), 7/7 – Interlados (SP), 4/8 – Cascavel (PR), 8/9 – Córdoba (Argentina), 13/10 Guaporé (RS), 10/11 – Curitiba (PR) e 8/12 – Brasília (DF). Quatro dessas etapas: Tarumã, Caruaru, São Paulo e Córdoba valem também pelo título Sul-Americano de Fórmula Truck.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *