Truck: Ford Racing/DF Motorsport inicia temporada com caminhões 2005

Com o principal objetivo de aproveitar ao máximo o bom acerto dos caminhões e sair das duas primeiras etapas com uma boa colocação, a equipe Ford Racing Trucks/DF Motorsport iniciará a temporada 2006 com os mesmos caminhões Ford Cargo com que disputou o Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck no ano passado. A abertura do certame acontecerá no Nordeste, no dia 19 de março em Caruaru (PE), seguida de Fortaleza (CE), em 16 de abril.



“Foi opção minha. Os caminhões terminaram bem a temporada e não quis mexer muito. Toda vez tem essa história de mudar o regulamento, isso não é o ideal, pois se fizermos várias mudanças no começo do ano, não dá tempo para testar. Janeiro é mês de férias, fevereiro é mais curto e com a abertura do campeonato em Caruaru, temos que tirar os caminhões da oficina no mínimo dez dias antes da prova”, explicou Djalma Fogaça, o Caipira Voador, que tem como companheiros de equipe o pernambucano campeão de 2004, Beto Monteiro, e o vencedor da etapa de Curitiba do ano passado, o catarinense Luís Carlos Zapellini (CCR/LoJack/Transnaza/DF Motorsport/Ford).


 


Apesar do bom desempenho destes caminhões, a equipe já está desenvolvendo os novos modelos com as exigências do regulamento 2006, como mudança no posicionamento do motor, cabine mais baixa e a principal modificação, motor biturbo. “Na terceira etapa, em São Paulo, nossos caminhões serão praticamente novos, com mudanças na aerodinâmica, nos freios e com os novos motores biturbo, que deixarão os Ford Cargo com cerca de 900 cv”, disse o sorocabano Fogaça, terceiro colocado no campeonato de 2005. O modelo a ser utilizado é o Ford Cargo C-4432e, porém, com sistema de alimentação mecânico.


 


Até o fim do ano, novas mudanças serão implementadas. Para 2007, o regulamento prevê motores eletrônicos para todos os competidores e a Ford Racing Trucks/DF Motorsport já está desenvolvendo os seus. “Ainda não sei quando estrearemos o motor eletrônico, quando acharmos que está bom, então usaremos. Primeiro faremos testes de pista em apenas um caminhão, que vai ser naquele que tiver com desempenho mais conservador no campeonato, uma vez que com a troca do motor, os pontos do piloto são retirados”, explicou Fogaça, que pontuou nas seis etapas que disputou em 2005.


 


A primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck será no dia 19 de março, em Caruaru (PE), terra do piloto Beto Monteiro, que venceu esta mesma etapa em 2004, ano em que conquistou o título.


 


Calendário 2006


 


1ª etapa – 19/03 – Caruaru/PE


2ª etapa – 16/04 – Fortaleza/CE


3ª etapa – 21/05 – São Paulo/SP


4ª etapa – 11/06 – Guaporé/RS


5ª etapa – 16/07 – Campo Grande/MS


6ª etapa – 17/09 – Local a ser definido (RJ,GO,PR,RS)


7ª etapa – 08/10 – Curitiba/PR


8ª etapa – 12/11 – Tarumã/RS


9ª etapa – 10/12 – Brasília/DF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *