Truck: Renato Martins é o pole position em Guaporé

Erro em troca de marcha e excesso de fumaça deixa Vinicius Ramires em último no grid.

Renato Martins andou tão rápido no treino classificatório que não precisou voltar Á  Super Pole, que devolve a pista os cinco primeiros do treino de classificação para definir a pole position. Martins garantiu largar na frente com a marca da primeira sessão, 1:28.710, média de 124.999 Km/h, tendo ao seu lado na primeira fila o companheiro de equipe Valmir Benavides.

O sorocabano Vinicius Ramires, que apostava numa colocação entre os primeiros, entretanto, não foi além de um 10º lugar no treino, mas acabou desclassificado por excesso de fumaça, junto com Pedro Muffato, José Cangueiro, Fred Marinelli e Leandro Totti, e vai largar em último.

O piloto das Empresas Rodobens e Renov/Remanufatura Mercedes-Benz admite que tenha cometido um errou na volta rápida, o que fez a diferença entre um lugar entre os cinco primeiros e 10º posição na tomada de tempos, e que tal possa ter, ainda, ocasionado o excesso de fumaça que originou sua desclassificação e conseqüente último lugar no grid.
 
“Errei a troca de marcha na curva, antes da reta principal, quando abri a volta rápida. Perdi muito tempo, algo em torno de meio segundo, além do que pode ter feito mais fumaça”, supõe. Mesmo assim, ele acredita que tem um bom equipamento, mesmo largando atrás. “O caminhão é rápido e consistente. Acho que posso me recuperar na corrida”, avalia.
 
Pedro Muffato de volta ao grid

Quem também promete andar melhor na corrida do que nos treinos é o experiente Pedro Muffato, que retorna Á s pistas depois de uma interrupção de seis meses devido Á  cirurgia que se submeteu em setembro do ano passado. “Meu caminhão normalmente é melhor nas corridas, mas também não vou exagerar”, avisa, ele que ainda está em tratamento médico. â€œÉ uma pena a punição pela fumaça, mas vou procurar encontrar um bom ritmo e fazer minha corrida”, revela o piloto da Autotrac, Muffatão, Coopavel e Faculdade Assis Gurgacz.
 
O grid de 24 caminhões estará reduzido para 21 nesta prova. Adalberto Jardim e Leandro Reis iniciarão a partir da próxima etapa. Devido Á  batida na proteção de pneus nos treinos livres de sexta-feira (29), Regis Boessio optou por não correr essa etapa, retornando a partir de Goiânia. A largada será Á s 14 horas e terá transmissão ao vivo da Band, com narração de Teo José, comentários de Eduardo Homem de Mello e reportagens de Luis Silvério.
 
Ordem de largada:
1º) Renato Martins (RM Competições/Volkswagen), 1min28s710
2º) Valmir Benavides (RM Competições/Volkswagen), 1min28s820
3º) Wellington Cirino (ABF Desenvolvimentos/Mercedes Benz), 1min29s284
4º) Felipe Giaffone (RM Competições/Volkswagen), 1min29s690
5º) João Maistro (Clay Truck Racing/Volvo), 1min29s863
 
6º) Djalma Fogaça (Djalma Fogaça Competições/Ford), 1min30s025
7º) Geraldo Piquet (ABF Desenvolvimentos/Mercedes Benz), 1min30s165
8º) Débora Rodrigues (RM Competições/Volkswagen), 1min30s182
9º) Vignaldo Fizio (Pacaembu Team/Mercedes Benz),
10º) Beto Monteiro (Roberval Motorsport/Scania), 1min30s622
11º) Chico Serra (Djalma Fogaça Competições/Ford), 1min31s010
12º) Roberval Andrade (Roberval Motorsport/Scania),1min31s951
13º) José Maria Reis (Reis Peças Competições/Volkswagen), 1min34s161
14º) Diumar Bueno (Bueno Racing Team/Volvo), 1min52s525
 
Punidos por “queima” de radar:
15º) Luis Zappelini (ABF Desenvolvimentos/Volvo)
16º) Fabiano Brito (KL Racing Team/Volvo), sem tempo
 
Desclassificados por excesso de fumaça:
17º) Pedro Muffato (MP Motorsport/Scania),
18º) José Cangueiro (Mercal Competições/Mercedes Benz)
19º) Fred Marinelli (Marinelli Competições/Iveco),
20º Leandro 9º) Totti (Londrina Truck Racing/Ford),
21º Vinicius Ramires (RRT2/Mercedes Benz)
 
Fotos: Orlei Silva