Truck: Roberval e Beto põem os Scania entre os trÁªs mais rápidos na Fórmula Truck em Curitiba

Pilotos da Roberval Motorsport confirmam prognóstico traçado de testes particulares e ficam entre os melhores do primeiro dia de atividades

Os treinos disputados nesta sexta-feira (10) no Autódromo Internacional de Curitiba confirmaram os prognósticos positivos traçados por Roberval Andrade e Beto Monteiro para a oitava etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Eles puseram seus caminhões Scania entre os três caminhões mais rápidos das duas sessões iniciais, mostrando potencial para a disputa pela pole-position e pela vitória na corrida deste domingo (12).

Andrade, piloto paulista, foi o mais rápido no primeiro treino do dia. Vinha repetindo o resultado na sessão final até dois minutos do final, instante em que Felipe Giaffone, da Volkswagen, cronometrou 1min40s085, estabelecendo a volta mais rápida do dia por 57 milésimos de segundo. “Foi um dia ótimo para nós, os caminhões estão muito competitivos. Não esperava que conseguÁ­ssemos esses tempos já nos primeiros tempos”, confidenciou o paulista.
 
Campeão em 2002, Andrade garante que o caminhão oferece margem para mais evolução nos últimos treinos livres, neste sábado (11). “O melhor é que nós sabemos o que melhorar. Não é que algo tenha começado errado, trata-se de uma evolução natural dos caminhões. Nós fazemos muitos treinos aqui e temos a noção das particularidades da pista que exigem essa ou aquela mudança. Enfim, estamos no páreo, vamos para a disputa pela pole”, disse.
 
Monteiro, campeão de 2004, não disputou o primeiro treino, por conta de um problema técnico. “Isso só atrasou um pouquinho o cronograma de trabalho, mas o caminhão está ótimo. Só resta saber o quanto os outros têm para melhorar”, comentou o piloto, que tem no caminhão número 88 as cores de Scania, Knorr-Bremse, BorgWarner, Guerra, Frum, KS, Rodafuso, Mann Filter, Tanesfil, Banco PanAmericano, Niju, CCE, Intel e Consórcio Nacional Scania.
 
O paranaense Pedro Muffato, também da Scania, vê menos motivos para comemorar. Foi 17º. “O meu motor está muito bom, mas falta o caminhão ter mais equilÁ­brio para aproveitar essa potência. Até nas curvas de alta velocidade, que costuma se um ponto forte nosso, estamos tendo dificuldades”, diz o piloto, que tem na Truck os apoios de Autotrac, Coopavel, Muffatão, Tanksul, Fras-le, Mahle, DSR Log, Faculdade Assis Gurgacz e Tuzzi.
 
1º) Felipe Giaffone, SP (Volkswagen) 1min40s085
2º) Roberval Andrade, SP (Scania) 1min40s142
3º) Beto Monteiro, PE (Scania) 1min40s610
4º) Wellington Cirino, PR (Mercedes-Benz) 1min40s661
5º) Valmir Benavides, SP (Volkswagen) 1min41s022
6º) Renato Martins (SP/Volkswagen), 1min41s162
7º) Vinicius Ramires (SP/Mercedes-Benz), 1min41s370
8º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), 1min41s406
9º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 1min41s504
10º) Adalberto Jardim (SP/Iveco), 1min41s568
11º) Leandro Totti (PR/Ford), 1min41s573
12º) Luiz Zappelini (SC/Volvo), 1min41s654
13º) Gastón Mazzacane (ARG/Mercedes-Benz), 1min41s680
14º) Fabiano Brito (PR/Volvo), 1min41s977
15º) Jonatas Borlenghi (SP/Ford), 1min42s167
16º) Vignaldo Fizio (SP/Mercedes-Benz), 1min42s352
17º) Pedro Muffato (PR/Scania), 1min42s455
18º) Fred Marinelli, PR (Iveco) 1min42s877
19º) José Cangueiro (SP/Mercedes-Benz), 1min43s493
20º) Diumar Bueno (PR/Volvo), 1min44s172
21º) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), 1min44s619
22º) Regis Boessio (RS/Volvo), 1min44s941
23º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), 1min45s573
24º) Leandro Reis (GO/Volkswagen), 1min55s364
25º) Adilson Cajuru (SP/Iveco), 1min59s889
26º) José Maria Reis (GO/Volkswagen), sem tempo