Turismo Nacional: troféu bigorna desafia os lÁ­deres em Guaporé

A busca por equilÁ­brio máximo entre as marcas e modelos adotados pela Turismo Nacional não ficam apenas nas especificações técnicas do regulamento. Visando levar o nÁ­vel de disputa para todos os pilotos até o final do campeonato, a organização implantou o sistema de acréscimo de peso para os melhores colocados.

O “Troféu Bigorna”, estará nos carros dos quatro primeiros colocados do campeonato em cada uma das quatro etapas restantes – não haverá lastro na etapa decisiva. De acordo com o regulamento, o lÁ­der da categoria carrega mais 50 quilos de peso, caindo para 35kg, 20kg e 10kg para a sequência da classificação.

Wanderson Freitas, lÁ­der da Classe 1 Super após ser pole, vencer duas corridas e fazer duas melhores voltas de prova em Londrina, se mostra preocupado com a aquisição de mais peso ao mesmo tempo em que torce pela confirmação de chuva no fim de semana.

“Isso é um fator que preocupa pois nunca antes tÁ­nhamos andado com esse peso e não sabemos o comportamento do carro e o quanto isso é prejudicial. Mas, trabalhamos bastante desde a última etapa e a expectativa é boa. A previsão do tempo mostra chuva, fator que pode nos favorecer, uma vez que o peso extra na chuva não é tão prejudicial. Enfim, vamos trabalhar continuar na liderança no campeonato”, afirmou.

Já o lÁ­der da Classe 2 A, Rafael Barranco, pretende buscar regularidade para se manter entre os primeiros do campeonato.

“Vou para essa etapa com a missão de ser constante nas baterias e buscar conquistar o maior número de pontos possÁ­veis para manter a liderança. Guaporé é uma pista que nunca andei então vou procurar me adaptar bem rápido para poder aprimorar o acerto do carro com esse lastro de 50kg”, avaliou.

A programação da Turismo Nacional em Guaporé será aberta nesta sexta-feira (10), com três sessões de treinos livres e o treino para definição do grid em cada categoria. No domingo, a partir das 9h, serão disputadas as oito corridas da programação.