WEC: Carros da Toyota são desclassificados. E vitória passa para a Rebellion Racing

Os dois Toyota TS050 HYBRID, #8 do trio Fernando Alonso/Sébastien Buemi Kazuki Nakajima e #7 do trio Kamui Kobayashi /Mike Conway/ José María López, foram desclassificados das Seis Horas de Silverstone, na Grã-Bretanha, terceira etapa da temporada 2018/2019 do Campeonato Mundial de Endurance (WEC).

Os dois protótipos da classe LMP1 dominaram a prova, com Alonso/Buemi/Nakajima vencendo com 19s264 de vantagem sobre Kobayashi/Conway/López. Porém na vistoria técnica pós-corrida os dois carros foram desclassificados por estarem com um desgaste além do permitido no assoalho do carro (Article 3.5.6.d of the 2018 LMP1-H Technical Regulations).

Com a decisão a vitória no geral passou para o trio Mathias Beche/Thomas Laurent/Gustavo Menezes, no Rebellion Racing R13 Gibson #3, com 193 voltas completadas.  A primeira vitória de uma equipe privada na LMP1.

A dupla Neel Jani/Andre Lotterer, no Rebellion Racing/Rebellion/Gibson #1, passou para segundo. O brasileiro Bruno Senna, que completa o trio do carro #1, não disputou a prova, após quebrar o tornozelo direito em um forte acidente no treino livre de sexta-feira.

A dupla Stéphane Sarrazin/Egor Orudzhev, no SMP Racing BR Engineering BR1-AER #17, completou o pódio no geral, e na classe LMP1.

A Toyota pretende entrar com uma apelação, com isso os resultados seguem provisórios. Na terça-feira (21/08) a Toyota confirmou a desistência da apelação, com a vitória da Rebellion Racing e os demais resultados sendo confirmados.

As vitórias nas demais categorias não mudaram.

Pela classe LMP2 vitória do trio Ho-Pin Tung/Stephane Richelmi/Gabriel Aubry (Jackie Chan DC Racing/ORECA/Gibson).

WEC: Carros da Toyota são desclassificados. E vitória passa para a Rebellion Racing

O brasileiro André Negrão (Signatech Alpine Matmut/Alpine/Gibson), em trio com os franceses Nicolas Lapierre/Pierre Thiriet terminou na terceira posição na LMP2, e oitava no geral.

Pela classe GTE Pro vitória da dupla Alessandro Pier Guidi/James Calado (AF Corse/Ferrari).

O brasileiro Augusto Farfus (BMW Team MTEK/BMW), em dupla com o português Antonio Felix da Costa, abandonou.

Pela classe GTE Am vitória do trio Christian Ried/Matt Campbell/Julien Andlauer (Dempsey-Proton Racing/Porsche).

Alonso/Nakajima/Buemi lideram o campeonato com 65 pontos, seguidos por Menezes/Beche/Laurent com 63.

A próxima etapa acontece no dia 14 de outubro, em Fuji, no Japão.

WEC: Carros da Toyota são desclassificados. E vitória passa para a Rebellion Racing

Final:

1 3 Rebellion Racing Mathias BECHE Thomas LAURENT Gustavo MENEZES Rebellion R13 – Gibson M LMP1 193 em 6:02’10.579
2 1 Rebellion Racing Neel JANI André LOTTERER Rebellion R13 – Gibson M LMP1 192
3 17 SMP Racing Stéphane SARRAZIN Egor ORUDZHEV BR Engineering BR1 – AER M LMP1 192
4 38 Jackie Chan DC Racing Ho-Pin TUNG Gabriel AUBRY Stéphane RICHELMI Oreca 07 – Gibson D LMP2 185
5 37 Jackie Chan DC Racing Jazeman JAAFAR Weiron TAN Nabil JEFFRI Oreca 07 – Gibson D LMP2 185
6 36 Signatech Alpine Matmut Nicolas LAPIERRE André NEGRÃO Pierre THIRIET Alpine A470 – Gibson D LMP2 183
7 31 DragonSpeed Roberto GONZALEZ Pastor MALDONADO Anthony DAVIDSON Oreca 07 – Gibson M LMP2 181
8 29 Racing Team Nederland Frits VAN EERD Giedo VAN DER GARDE Nyck DE VRIES Dallara P217 – Gibson M LMP2 181
9 50 Larbre Competition Erwin CREED Romano RICCI Yoshiharu MORI Ligier JSP217 – Gibson M LMP2 176
10 28 TDS Racing François PERRODO Matthieu VAXIVIERE Loïc DUVAL Oreca 07 – Gibson D LMP2 173
11 51 AF Corse Alessandro PIER GUIDI James CALADO Ferrari 488 GTE EVO M LMGTE Pro 172
12 67 Ford Chip Ganassi Team UK Andy PRIAULX Harry TINCKNELL Ford GT M LMGTE Pro 172
13 92 Porsche GT Team Michael CHRISTENSEN Kevin ESTRE Porsche 911 RSR M LMGTE Pro 172
14 97 Aston Martin Racing Alexander LYNN Maxime MARTIN Aston Martin Vantage M LMGTE Pro 171
15 81 BMW Team MTEK Martin TOMCZYK Nicky CATSBURG BMW M8 GTE M LMGTE Pro 171
16 66 Ford Chip Ganassi Team UK Stefan MÜCKE Olivier PLA Ford GT M LMGTE Pro 170
17 77 Dempsey – Proton Racing Christian RIED Julien ANDLAUER Matt CAMPBELL Porsche 911 RSR M LMGTE Am 168
18 90 TF Sport Salih YOLUC Jonathan ADAM Charles EASTWOOD Aston Martin Vantage M LMGTE Am 168
19 56 Team Project 1 Jörg BERGMEISTER Patrick LINDSEY Egidio PERFETTI Porsche 911 RSR M LMGTE Am 168
20 98 Aston Martin Racing Paul DALLA LANA Pedro LAMY Mathias LAUDA Aston Martin Vantage M LMGTE Am 168
21 61 Clearwater Racing Weng Sun MOK Keita SAWA Matthew GRIFFIN Ferrari F488 GTE M LMGTE Am 167
22 86 Gulf Racing Michael WAINWRIGHT Benjamin BARKER Alexander DAVISON Porsche 911 RSR M LMGTE Am 167
23 70 MR Racing Motoaki ISHIKAWA Olivier BERETTA Edward CHEEVER Ferrari F488 GTE M LMGTE Am 167
24 88 Dempsey – Proton Racing Gianluca RODA Giorgio RODA JR Matteo CAIROLI Porsche 911 RSR M LMGTE Am 167
25 10 DragonSpeed Henrik HEDMAN Ben HANLEY Renger VAN DER ZANDE BR Engineering BR1 – Gibson M LMP1 165
26 54 Spirit of Race Thomas FLOHR Francesco CASTELLACCI Giancarlo FISICHELLA Ferrari F488 GTE M LMGTE Am 158
27 71 AF Corse Davide RIGON Sam BIRD Ferrari 488 GTE EVO M LMGTE Pro 157
28 95 Aston Martin Racing Marco SØRENSEN Nicki THIIM Aston Martin Vantage M LMGTE Pro 155
29 82 BMW Team MTEK Augusto FARFUS Antonio Felix DA COSTA BMW M8 GTE M LMGTE Pro 116
30 4 Bykolles Racing Team Oliver WEBB René BINDER Enso CLM P1/01 – Nismo M LMP1 59
31 11 SMP Racing Mikhail ALESHIN Vitaly PETROV Jenson BUTTON BR Engineering BR1 – AER M LMP1 23
32 8 Toyota Gazoo Racing Sébastien BUEMI Kazuki NAKAJIMA Fernando ALONSO Toyota TS050 – Hybrid M LMP1 H 197
33 7 Toyota Gazoo Racing Mike CONWAY Kamui KOBAYASHI Jose Maria LOPEZ Toyota TS050 – Hybrid M LMP1 H 197
34 91 Porsche GT Team Richard LIETZ Gianmaria BRUNI Porsche 911 RSR M LMGTE Pro 172

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *