WEC: Senna volta e vai ao pódio nas 6 Horas de Fuji

De volta ao cockpit da Rebellion depois do acidente que o afastou da prova anterior em Silverstone, Bruno Senna conquistou neste domingo o 3º lugar nas 6 Horas de Fuji, quarta etapa da supertemporada 2018/2019 do Campeonato Mundial de Endurance. Ao lado do alemão Andre Lotterer e do suÁ­ço Neel Jani, Bruno foi superado apenas pelas Toyota oficiais de fábrica na dobradinha comandada pelo inglês Mike Conway, o local Kamui Kobayashi e o argentino Jose Maria Lopez. O brasileiro, de qualquer forma, comemorou o 100º de aproveitamento de pódios em corridas do WEC no Japão, uma vez que anteriormente havia vencido duas provas e terminado a outra em segundo.

O trio de Bruno foi também o melhor entre os times independentes, mas nada pÁ´de fazer diante da incontestável superioridade que as Toyota vêm exercendo desde o inÁ­cio do calendário. O protótipo LMP1 conduzido por Lotterer saiu em 2º, chegou a enfrentar dificuldades com a melhor adaptação Á  pista a princÁ­pio molhada da equipe russa liderada pelo campeão mundial de Fórmula 1 Jenson Button, mas recuperou o rendimento quando o asfalto secou. Além disso, o inglês e seus parceiros tiveram problemas mecânicos, perderam muito tempo nos boxes e chegaram em 4º com uma defasagem de sete voltas em relação a Bruno e seus companheiros.

Bruno recebeu o resultado satisfeito em manter a tradição em Fuji. â€œÉ um circuito onde sempre vou bem, desde os tempos em que corria de GT. Hoje fizemos um bom trabalho, dentro do nosso potencial. Tivemos problemas no começo com o carro da SMP e andamos boa parte da corrida levantando o pé para economizar combustÁ­vel e alcançar a meta de consumo programada”, lembrou. Bruno observou que as novas mudanças no regulamento, que visam permanentemente a buscar o equilÁ­brio de performance entre os competidores, não surtiram os defeitos desejados, mesmo com o acréscimo de 26 quilos aos Toyota. “Ajudou só um pouco, mas os japoneses continuam bem Á  frente”, disse. A vantagem dos Toyota TS050-Hybrid sobre o Rebellion-Gibson de Bruno foi de quatro voltas ao final das seis horas.

A próxima etapa está marcada para dia 18 de novembro em Xangai (China).

Os melhores em Fuji:
1 – Mike Conway, Kamui Kobayashi e Jose Maria Lopez, Toyota TS050-Hybrid, 230 voltas
2 – Fernando Alonso, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima, Toyota TS050-Hybrid, a 11s440
3 – Bruno Senna, Andre Lotterer e Neel Jani, Rebellion-Gibson, 226
4 – Jenson Button, Mikhail Aleshin e Vitaly Petrov, BR Engineering/AER, 219
5 – Oliver Webb, Tim Dillmann e Jaime Rossiter, ENSO CLM/Nismo, 219