WEC: Toyota vence prova encurtada por temporal em Fuji

O trio Alexander Wurz/Nicolas Lapierre/Kazuki Nakajima (Toyota TS030 – Hybrid) venceu neste domingo (20/10), a 6 Horas de Fuji, no Japão, sexta etapa da temporada.

Um forte temporal praticamente impediu a disputa da prova. A prova começou com o Safety-Car na pista. Contudo, devido à quantidade de agua na pista, a prova foi interrompida após oito voltas. Quase duas horas e meia depois, aconteceu uma nova largada, em Safety-Car. Apenas 22 minutos depois, a prova foi novamente paralisada em bandeira vermelha. Desta vez em definitivo, depois de apenas 16 voltas.

A ordem foi decidida pelo momento da paralisação. Wurz/Lapierre/Nakajima foram declarados os vencedores, com os pontos sendo concedidos pela metade.

O trio Tom Kristensen, Loïc Duval, Allan McNish (Audi R18 e-tron quatro) terminou em segundo, seguido pela dupla Andrea Belicchi, Mathias Beche (Rebellion Racing/Lola B12/60 Coupé – Toyota).

A Audi conquistou por antecipação o título de construtores.

Os outros dois carros da Classe LMP1 tiveram problemas durante a prova. O trio Marcel Fässler/André Lotterer/Benoît Tréluyer (Audi R18 e-tron quatro) que largou na pole, teve que parar nos boxes durante o segundo período de safety car para limpar os dutos de ar do motor do Audi R18 e-tron quattro, entupidos com sujeira da pista. Como a bandeira verde não foi agitada, o trio terminou no 26º lugar no geral, quarto na LMP1.

O trio Anthony Davidson/Sébastien Buemi/Stéphane Sarrazin (Toyota TS030 – Hybrid) que marcou o segundo tempo no grid, teve que largar dos boxes. Com a prova toda em Safety-Car não teve como ganhar posições.

McNish/Duval/Kristensen lideram com 147 pontos. Kristensen/Lotterer/ Tréluyer, em segundo, somam 106,25 pontos. Apenas os dois trios disputam permanecem na disputa pelo título.
O trio Bertrand Baguette/Ricardo Gonzalez/Martin Plowman (OAK Racing /Morgan – Nissan) terminou em quarto no geral, vencendo na Classe LMP2.

Pela LMGTE Pro, vitória do trio Darren Turner, Stefan Mucke, Frédéric Makowieki (Aston Martin Vantage V8).

O brasileiro Bruno Senna (Aston Martin Vantage), em trio com Christoffer Nygaard/Kristian Poulsen, venceu na LMGTE Am.

O brasileiro Fernando Ress (Chevrolet Corvette C6-ZR1), que disputa a LMGTE Am, foi o último no geral. Ele formou parceria com Patrick Bornhauser/Julien Canal.

McNish/Duval/Kristensen lideram com 147 pontos. Kristensen/Lotterer/ Tréluyer, em segundo, somam 106,25 pontos. Apenas os dois trios disputam permanecem na disputa pelo título.

A próxima etapa, em Shangai, na China, acontece no dia 09 de novembro.

Foto: WEC

Final:

1 7 LMP1 Alexander WURZ, Nicolas LAPIERRE, Kazuki NAKAJIMA Toyota TS030 – Hybrid M 16 voltas em 2:56’05.785            
2 2 LMP1 Tom KRISTENSEN, Loïc DUVAL, Allan McNISH Audi R18 e-tron quattro M a 1.901
3 12 LMP1 Andrea BELICCHI, Mathias BECHE, Lola B12/60 Coupé – Toyota M a 3.872
4 35 LMP2 Bertrand BAGUETTE, Ricardo GONZALEZ, Martin PLOWMAN Morgan – Nissan D a 6.131    
5 26 LMP2 Roman RUSINOV, John MARTIN, Mike CONWAY Oreca 03 – Nissan D a 8.224    
6 27 LMP2 Katsuyuki HIRANAKA, Masayuki UEDA, Björn WIRDHEIM Zytek Z11SN – Nissan D a 11.055    
7 24 LMP2 Olivier PLA, David HEINEMEIER HANSSON, Alex BRUNDLE Morgan – Nissan D a 12.834
8 25 LMP2 Tor GRAVES, James WALKER, Shinji NAKANO Oreca 03 – Nissan D a 15.323    
9 47 LMP2 Richard BRADLEY, Hiroshi KOIZUMI, Tsugio MATSUDA Morgan – Nissan M a 19.569
10 49 LMP2 Luis PEREZ COMPANC, Nicolas MINASSIAN, Pierre KAFFER Oreca 03 – Nissan M a 21.494    
11 32 LMP2 Thomas HOLZER, Dominik KRAIHAMER, Jan CHAROUZ Lotus T128 D a 23.803
12 45 LMP2 Jacques NICOLET, Keiko IHARA, Morgan – Nissan D a 35.657    
13 97 LMGTE Pro Darren TURNER, Stefan MÜCKE, Frédéric MAKOWIECKI Aston Martin Vantage V8 M a 38.900    
14 51 LMGTE Pro Gianmaria BRUNI, Giancarlo FISICHELLA, Ferrari F458 Italia M a 41.944    
15 91 LMGTE Pro Jörg BERGMEISTER, Patrick PILET, Porsche 911 RSR M a 44.855
16 92 LMGTE Pro Marc LIEB, Richard LIETZ, Porsche 911 RSR M a 55.311
17 95 LMGTE Am     Christoffer NYGAARD, Kristian POULSEN, Bruno SENNA Aston Martin Vantage V8 M a 57.668    
18 96 LMGTE Am     Stuart HALL, Jamie CAMPBELL-WALTER, Jonathan ADAM Aston Martin Vantage V8 M a 1’01.641    
19 88 LMGTE Am     Christian RIED, Gianluca RODA, Paolo RUBERTI Porsche 911 GT3 RSR M a 1’03.537
20 81 LMGTE Am Vicente POTOLICCHIO, Rui AGUAS, Davide RIGON Ferrari F458 Italia M a 1’05.951
21 71 LMGTE Pro Kamui KOBAYASHI, Toni VILANDER, Ferrari F458 Italia M a 1’15.544
22 76 LMGTE Am Raymond NARAC, Jean-Karl VERNAY, Markus PALTTALA Porsche 911 GT3 RSR M a    1’25.904    
23 31 LMP2 Kevin WEEDA, James ROSSITER, Vitantonio LIUZZI Lotus T128 D a 1’40.976    
24 57 LMGTE Am Tracy KROHN, Niclas JÖNSSON, Maurizio MEDIANI Ferrari F458 Italia M a 1’46.314    
25 61 LMGTE Am Jack GERBER, Matt GRIFFIN, Marco CIOCI     Ferrari F458 Italia M a 2’21.643    
26 1 LMP1 André LOTTERER, Benoit TRÉLUYER, Marcel FÄSSLER Audi R18 e-tron quattro M a 2’49.150    
27 8 LMP1 Anthony DAVIDSON, Sébastien BUEMI, Stéphane SARRAZIN     Toyota TS030 – Hybrid M a 1 volta
28 99 LMGTE Pro Pedro LAMY, Richie STANAWAY, Aston Martin Vantage V8 M a 1 volta   
29 50 LMGTE Am Patrick BORNHAUSER, Julien CANAL, Fernando REES     Chevrolet Corvette C6-ZR1 M a 2 voltas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *