Depois de estar andando entre os dez mais rápidos da categoria Production (P-WRC) na quinta etapa do Mundial de Rally FIA (WRC) que está sendo disputada na Argentina, o único brasileiro inscrito, Daniel Oliveira, teve que parar o carro por mais de dez minutos e consertar a barra de direção que apresentou problemas durante o primeiro dia de disputas nesta 6a.feira,
24 de abril.
Sempre andando entre os dez mais rápidos pela manhã em sua categoria, um problema na barra de direção obrigou a Daniel Oliveira e seu navegador Fernando Mussano a parar o Subaru STI durante a SS6 para fazer o reparo e com isso caiu para as últimas posições da P-WRC.
“VÁnhamos muito bem e tudo estava dentro do nosso planejamento até ter que parar. Ainda conseguimos reparar o carro e retornar Á prova e partir para recuperar posiçõesâ€, explicou Daniel.
A dureza da prova foi fazendo vÁtimas durante o dia e obrigou outras 15 duplas a abandonar já no primeiro dia mas que poderão retornar pelo Sistema de Super Rally,mas sem chances de vitória. Para a segunda etapa,neste sábado dia 25, a exigência vai ser ainda maior pois as estradas estão em condições piores e há mais pedras soltas.
“ Amanhã a prova vai ser mais difÁcil ainda. Há muitas regiões com pedras grandes e os carros que largam na frente acabam jogando as pedras para o centro da estrada o que pode causar danos Á suspensãoâ€, disse Oliveira.
Na Production a emoção ficou por conta dos pilotos locais: O primeiro lugar ficou com Nicolás Madero com o Mitsubishi Lancer EVO IV, que manteve o ritmo e regularidade durante todo dia.
O piloto de San Carlos de Bariloche superou o piloto de Córdoba, Gabriel Pozzo, por 12s3.
Pozzo esteve a ponto de ficar com a vitória parcial deste primeiro dia. Mas os problemas, que começaram na SS 8,o deixaram em sétimo lugar na especial 9 , fazendo-o perder a liderança , ficando em segundo lugar na Classificação Geral da PWRC. Nasser Al-Atiyah foi o terceiro a 19s7.
A estratégia do único representante do Brasil,Daniel Oliveira, a bordo do Subaru STI da equipe Barattero, vai ser guiar com velocidade e cuidado pois o principal objetivo da dupla é finalizar a etapa. “Vamos acelerar mas com cuidado. Queremos completar a prova e estar no Estádio de Córdoba , no domingo nas festividades de encerramento†, finalizou Daniel Oliveira que tem patrocÁnio de Construtora OAS, GDK, Appia Motos, Pato Pampa.
O segundo dia de prova, no sábado dia 25, levará os participantes a sudoeste de Carlos Paz para disputar alguns dos trechos clássicos da temporada. Após sair do parque fechado Á s 7 horas (hora local), as equipes disputarão mais nove especiais (sendo 4 delas percorridas duas vezes) com um apoio de 30 minutos ao meio dia e encerrando o dia, mais uma vez os pilotos voltam ao Estádio de Córdoba para a Super Especial de 2,40 Km.
A ação no Sábado será nas montanhas de Traslasierra,onde os trechos El Cóndor e Giulio Cesare oferecem uma paisagem impressionante. Os carros voltam a Carlos Paz Á s 20h30 horas após 141.64 Km de trechos cronometrados.
Os 3 primeiros na Production no acumulado após SS9 são: (extra-oficial)
Pos.N. Piloto Cat Tempo
1. 154 Nicolás MADERO P – 1h54m27.2
2. 159 Gabriel POZZO P – 1h54m39.5
3. 150 Nasser AL-ATTIYAH P – 1h54m46.9
4. 160 Marcos LIGATO P- 1h55m00.9
…
20 71 OLIVEIRA / MUSSANO N4 SubaruImpreza 2h24m14.9