WTCC: Chevrolet domina provas em ValÁªncia

A Chevrolet dominou as duas provas da etapa de Valência, na Espanha, no domingo (18/05), 3º etapa da temporada. O inglês Robert Huff venceu a primeira prova, com o parceiro, o suÁ­ço Alain Menu, triunfando na segunda prova.

Na primeira prova Huff saindo da 3º posição, depois que Menu foi punido por não passar no teste de peso, após o treino classificatório, assumiu a ponta na largada.


Pouco depois o inglês foi superado por três carros da Seat, os do espanhol Jordi Gené, do italiano Gabriele Tarquini e do pole-position, o francês Yvan Muller. Sem perder contato Huff foi superando um a um os adversários até voltar Á  ponta na 5º volta.


Huff venceu com 5s376 de vantagem para Tarquini. Gené completou o pódio. O brasileiro Augusto Farfus Júnior, de BMW 320 si, abandonou depois de dois toques na prova. Logo na largada o brasileiro colidiu com o BMW 320si do inglês Andy Priaulx, e depois rodou ao ser tocado pelo sueco Rickard Rydell, de Seat Leon TDI, abandonando na 5º volta.


O inglês James Thompson, estreando no ano com o Honda Accord da N Technology, terminou na 12º posição. Já dos dois carros da russa Lada, o melhor foi o do russo Viktor Shapovalov, na 20º posição.


Menu venceu a segunda prova com 2s444 de vantagem sobre Huff. Priaulx foi o 3º.


Na largada Priaulx superou o pole-position Menu, que garantiu a posição de honra ao terminar na 8º posição na prova anterior. Pouco depois o suÁ­ço retomou a ponta. Huff também superou o tri-campeão indo para a 2º posição.


Farfus se envolveu em um acidente com Muller, terminando na 20º posição.


Tarquini, quinto na 2º prova, lidera o campeonato com 36 pontos. Rydell e Muller estão empatados na vice-liderança, com 28. Farfus é o 12º com 3.


Grid:


1. Yvan Muller (Seat Leon TDI) – Seat – 1’58″816
2. Gabriele Tarquini (Seat Leon TDI) – Seat – 1’59″514
3. Alain Menu (Chevrolet Lacetti) – RML – 1’59″610
4. Robert Huff (Chevrolet Lacetti) – RML – 1’59″624
5. Jordi Gené (Seat Leon TDI) – Seat – 1’59″902
6. Andy Priaulx (BMW 320si) – RBM – 1’59″941
7. Jorg Muller (BMW 320si) – Schnitzer – 2’00″043
8. Augusto Farfus (BMW 320si) – Schnitzer – 2’00″07
9. Alex Zanardi (BMW 320si) – Ravaglia – 2’00″211
10. Nicola Larini (Chevrolet Lacetti) – RML – 2’00″381
11. Rickard Rydell (Seat Leon TDI) – Seat – 2’00″407
12. James Thompson (Honda Accord) – N Technology – 2’00″543
13. Felix Porteiro (BMW 320si) – Ravaglia – 2’00″956
14. Stefano D’Aste (BMW 320si) – Proteam – 2’01″062
15. Sergio Hernandez (BMW 320si) – Proteam – 2’01″110
16. Pierre Yves Corthals (Seat Leon) – Exagon – 2’01″366
17. Tiago Monteiro (Seat Leon TDI) – Seat – 2’01″743
18. Jose Perez Aicart (Seat Leon) – Seat – 2’02″332
19. Tom Coronel (Seat Leon) – Sunred – 2’02″332
20. Franz Engstler (BMW 320si) – Engstler – 2’03″350
21. Andrey Romanov (BMW 320si) – Engstler – 2’04″394
22. Jaap Van Lagen (Lada 110) – Russian Bears – 2’04″796
23. Olivier Tielemans (BMW 320si) – Wiechens – 2’05″774
24. Alexander Lvov (Honda Accord) – Golden – 2’07″463
25. Ibrahim Okyay (BMW 320si) – Borusan – 2’13″114
26. Andrey Smetsky (Honda Accord) – Golden – 2’13″139
27. Viktor Shapovalov (Lada 110) – Russian Bears – sem tempo


Final, prova 1:


1 – Robert Huff (Chevrolet Lacetti) – RML – 13 voltas em 22min52s987
2 – Gabriele Tarquini (Seat Leon TDI) – Seat – 5″376
3 – Jordi Gené (Seat Leon TDI) – Seat – 10″095
4 – Yvan Muller (Seat Leon TDI) – Seat – 10″491
5 – Jorg Muller (BMW 320si) – Schnitzer – 10″982
6 – Nicola Larini (Chevrolet Lacetti) – RML – 11″679
7 – Andy Priaulx (BMW 320si) – RBM – 12″114
8 – Alain Menu (Chevrolet Lacetti) – RML – 13″189
9 – Tom Coronel (Seat Leon) – Sunred – 19″843
10 – Rickard Rydell (Seat Leon TDI) – Seat – 21″075
11 – Tiago Monteiro (Seat Leon TDI) – Seat – 22″016
12 – James Thompson (Honda Accord) – N Technology – 24″900
13 – Alex Zanardi (BMW 320si) – Ravaglia – 26″985
14 – Jose Perez Aicart (Seat Leon) – Seat – 29″021
15 – Stefano D’Aste (BMW 320si) – Proteam – 31″461
16 – Olivier Tielemans (BMW 320si) – Wiechens – 33″208
17 – Andrey Romanov (BMW 320si) – Engstler – 42″738
18 – Franz Engstler (BMW 320si) – Engstler – 46″632
19 – Alexander Lvov (Honda Accord) – Golden – 54″226
20 – Viktor Shapovalov (Lada 110) – Russian Bears – 1’19″208
21 – Andrey Smetsky (Honda Accord) – Golden – 1 volta
22 – Felix Porteiro (BMW 320si) – Ravaglia – 1 volta
23 – Sergio Hernandez (BMW 320si) – Proteam – 1 volta
24 – Ibrahim Okyay (BMW 320si) – Borusan – 1 volta


Abandonos:


Augusto Farfus (BMW 320si) – Schnitzer – 5 voltas
Pierre Yves Corthals (Seat Leon) – Exagon – 2 voltas
Jaap Van Lagen (Lada 110) – Russian Bears – 1 volta


Final, prova 2:


1 – Alain Menu (Chevrolet Lacetti) – RML – 22’47″994
2 – Robert Huff (Chevrolet Lacetti) – RML – 2″441
3 – Andy Priaulx (BMW 320si) – RBM – 3″952
4 – Jorg Muller (BMW 320si) – Schnitzer – 5″403
5 – Gabriele Tarquini (Seat Leon TDI) – Seat – 16″332
6 – Jordi Gené (Seat Leon TDI) – Seat – 19″171
7 – Rickard Rydell (Seat Leon TDI) – Seat – 19″662
8 – Yvan Muller (Seat Leon TDI) – Seat – 20″459
9 – Nicola Larini (Chevrolet Lacetti) – RML – 21″312
10 – Felix Porteiro (BMW 320si) – Ravaglia – 27″753
11 – James Thompson (Honda Accord) – N Technology – 28″183
12 – Sergio Hernandez (BMW 320si) – Proteam – 28″819
13 – Pierre Yves Corthals (Seat Leon) – Exagon – 30″758
14 – Jose Perez Aicart (Seat Leon) – Seat – 36″350
15 – Stefano D’Aste (BMW 320si) – Proteam – 47″009
16 – Franz Engstler (BMW 320si) – Engstler – 48″737
17 – Alexander Lvov (Honda Accord) – Golden – 52″805
18 – Alex Zanardi (BMW 320si) – Ravaglia – 1’36″653
19 – Ibrahim Okyay (BMW 320si) – Burason – 1’37″412
20 – Augusto Farfus (BMW 320si) – Schnitzer – 1’39″479
21 – Andrey Smetsky (Honda Accord) – Golden – 1 volta


Abandonos:


Tiago Monteiro (Seat Leon TDI) – Seat – 6 voltas
Andrey Romanov (BMW 320si) – Engstler – 3 voltas
Jaap Van Lagen (Lada 110) – Russian Bears – 3 voltas
Olivier Tielemans (BMW 320si) – Wiechens – 2 voltas
Viktor Shapovalov (Lada 110) – Russian Bears – 2 voltas