12 Horas de Guaporé: em prova marcada pela chuva, Poeta/Caleffi/Biancini/Ricci vencem

A chuva praticamente não deu trégua durante as 12 Horas de Guaporé, prova realizada no último fim de semana no Autódromo Nelson Luiz Barro, após um hiato de 30 anos.

A pole position ficou com a equipe MC Tubarão, campeã da última edição que havia sido realizada, em 1992, com seu estreante MC40, silhouette réplica do GT40, carro icônico em competições. Tiel Andrade, Henrique Assunção e Júlio Martini largaram na ponta após estabelecerem o tempo de 1:13.065, equivalente à média de 151,755 km/h, mas acabaram abandonando durante a prova por problema no motor.

Se em 1984 a prova ficou interrompida por algumas horas devido à cerração, desta vez ela foi substituída pela chuva, que acompanhou a prova desde a largada, às 22h de sábado, com uma breve trégua entre a segunda e terceira horas de prova, quando a pista ficou totalmente seca.

Na manhã de domingo, quando faltava pouco mais de uma hora para o final, uma fortíssima chuva fez o acúmulo de água na pista impossibilitar a continuidade da prova, que foi encerrada antecipadamente.

E quem triunfou nesta edição foi a Maserati #80 da equipe FTR Motorsport, pilotada pelo quarteto Fernando Poeta, Arthur Caleffi, Cláudio Ricci e Rafael Biancini, com 404 voltas percorridas após 10h51 de prova, seguida pela Maserati #71 de Senger/Scarton/Filho/Tecchio/Gama, com quem duelaram durante a maior parte da prova.

Nas categorias as vitórias foram: cat. 1, Loff/Eberle/Konrad (MRX #2); cat. 2, Menegaro/Junior/Klemann/Sala (Spyder #13); cat. 3, Caleffi/Poeta/Biancini/Ricci (Maserati #80); cat. 4, Weck/Braga/Picolli/Hoerlle/Sommer (Onix #56) e cat. 5, Sena Jr/Roncen/Boz (Corsa #97). No Gaúcho de Endurance, que foi realizado em conjunto nas duas primeiras horas, a vitória ficou com Ian Ely (MCR #71).

Na Summer Race, prova que foi realizada com encerramento na segunda hora, os vencedores foram os mesmos, exceto na cat. 4, Edi/Erico Postal/Alessio/Madalosso (Fiesta #63) e 5, Gustavo Camilo (Celta #48).

As 12 Horas de Guaporé teve o apoio de Pneus Yokohama, Leus Distribuidora/Abro Lubrificantes, Plus Veículos, Lacombe Motorsport, Feiticeiro Lanches e Espetão do Feiticeiro, Pedro Pneus, Prefeitura de Guaporé e FGA.

Fotos: Grégori Dai Prá

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *