24 Horas de Le Mans: Sébastien Buemi/Kazuki Nakajima/Fernando Alonso vencem a 87ª edição

Brasileiros venceram nas classes LMP2, LMGTE Pro e LMGTE AM

O trio Sébastien Buemi/Kazuki Nakajima/Fernando Alonso, no Toyota TS050 Hybrid #8, venceu neste domingo (16/06), a 87ª edição das 24 Horas de Le Mans, no Circuito de la Sarthe, em Le Mans, na França, oitava etapa da temporada 2018/2019 do Campeonato Mundial de Endurance (WEC).

Buemi/Nakajima/Alonso assumiram a ponta na última hora da prova, após o Toyota TS050 Hybrid #7, do trio Kamui Kobayashi/ Mike Conway/José María López, que alinhou na pole e liderou as 23 horas anteriores, ter dois pneus furados.

Faltando 62 minutos para o final, López entrou nos pits, com o pneu dianteiro direito furado. Na volta seguinte o argentino retornou aos boxes, com o pneu traseiro direito também furado.

Nakajima conduziu o Toyota #8 até o final, recebendo a bandeira quadriculada com 16s9 de vantagem sobre López.

Buemi/Nakajima/Alonso conquistaram o título da temporada.

O trio Vitaly Petrov/Mikhail Aleshin/Stoffel Vandoorne (SMP Racing BR Engineering/ERA #11) completou o pódio no geral, e na classe LMP1.

O brasileiro Bruno Senna (Rebellion Racing/ Rebellion/Gibson #1), em trio com Neel Jani/ André Lotterer, terminou na quarta posição geral, e na LMP1.

O brasileiro André Negrão (Signatech Alpine Matmut/Alpine/Gibson #36), em trio com Nicolas Lapierre/ Pierre Thiriet, venceu na classe LMP2, sendo sexto no geral.

Negrão/ Lapierre/Thiriet conquistaram o título na classe LMP2.

O brasileiro Daniel Serra (AF Corse/Ferrari #51), em trio com James Calado/ Alessandro Pier Guidi, venceu na classe LMGTE Pro, terminando na 20ª posição geral.

O brasileiro Augusto Farfus (BMW Team MTEK/BMW #82), em trio com Antonio Felix da Costa/ Jesse Krohn, terminou na 11ª posição na GTE Pro, e 31ª no geral.

O brasileiro Pipo Derani (Risi Competizione/Ferrari #89), em trio com Jules Gounon/ Oliver Jarvis, terminou na 12ª posição na GTE Pro, e 43ª no geral.

O brasileiro Felipe Fraga (Keating Motorsports/Ford #85), em trio com Jeroen Bleekemolen/Ben Keating, venceu na classe LMGTE Am, terminando na 32ª posição geral.

O brasileiro Rodrigo Baptista (JMW Motorsport/Ferrari #84), em trio com Wei Lu/ Jeff Segal, terminou na terceira posição na classe GTE Am, e 34ª no geral.

Ford #85 e 68 são desclassificados

Os Ford GT #85, da Keating Motorsports, vencedor da classe GTE Am, com o trio Keating/ /Bleekemolen/ Felipe Fraga, e #68 do trio Hand/Muller/Bourdais, quarto colocado na GTE Pro, foram desclassificados.

O #85 foi desclassificado por infringir o tempo de reabastecimento (tempo mínimo de 45 segundos de reabastecimento, sendo registrado 44s4), e a capacidade do tanque de combustível (96 litros máximo, e o carro estava 100 ml acima do limite).

 O trio Joerg Bergmeister/Patrick Lindsey/Egidio Perfetti (Porsche 911 #56 do Team Project 1) herdou a vitória na GTE Am.

O Ford GT #68 foi desclassificado pelas mesmas violações do regulamento.

Final:

1 LMP1 #8 Toyota Buemi, Nakajima, Alonso 385 voltas
2 LMP1 #7 Toyota Conway, Kobayashi, Lopez + 16s972
3 LMP1 #11 BR Petrov, Aleshin, Vandoorne + 6
4 LMP1 #1 Rebellion Jani, Lotterer, Senna + 9
5 LMP1 #3 Rebellion Laurent, Berthon, Menezes + 15
6 LMP2 #36 Alpine Lapierre, Negrao, Thiriet + 17
7 LMP2 #38 Oreca Tung, Richelmi, Aubry + 18
8 LMP2 #28 Oreca Perrodo, Vaxiviere, Duval + 19
9 LMP2 #22 Ligier Hanson, Albuquerque, Di Resta + 20
10 LMP2 #48 Oreca Lafargue, Chatin, Rojas + 21
11 LMP2 #26 Aurus Rusinov, Van Uitert, Vergne + 21
12 LMP2 #30 Oreca Jamin, Ragues, Dumas + 22
13 LMP2 #23 Ligier Binder, Canal, Stevens + 23
14 LMP2 #39 Oreca Gommendy, Capillaire, Hirschi + 23
15 LMP2 #25 Oreca Zollinger, Pizzitola, Falb + 28
16 LMP2 #20 Oreca Fjordbach, Andersen, Beche + 29
17 LMP2 #50 Ligier Creed, Ricci, Boulle + 30
18 LMP2 #47 Dallara Lacorte, Sernagiotto, Belicchi + 33
19 LMP2 #32 Ligier Cullen, Brundle, Owen + 37
20 GTE Pro #51 Ferrari Pier Guidi, Calado, Serra + 43
21 GTE Pro #91 Porsche Lietz, Bruni, Makowiecki + 43
22 GTE Pro #93 Porsche Pilet, Bamber, Tandy + 43
23 GTE Pro #68 Ford Hand, Muller, Bourdais + 43*
24 GTE Pro #67 Ford Priaulx, Tincknell, Bomarito + 43
25 GTE Pro #69 Ford Briscoe, Westbrook, Dixon + 44
26 GTE Pro #66 Ford Mucke, Pla, Johnson + 45
27 LMP2 #29 Dallara Van Eerd, Van Der Garde, De Vries + 45
28 GTE Pro #94 Porsche Muller, Jaminet, Olsen + 46
29 GTE Pro #63 Chevrolet Magnussen, Garcia, Rockenfeller + 48
30 GTE Pro #92 Porsche Christensen, Estre, Vanthoor + 48
31 GTE Pro #82 BMW Farfus, Da Costa, Krohn + 50
32 GTE Am #85 Ford Keating, Bleekemolen, Fraga + 51*
33 GTE Am #56 Porsche Bergmeister, Lindsey, Perfetti + 51
34 GTE Am #84 Ferrari Segal, Baptista, Lu + 51
35 GTE Am #62 Ferrari Macneil, Vilander, Smith + 52
36 GTE Am #77 Porsche Campbell, Ried, Andlauer + 53
37 GTE Am #57 Ferrari Kimura, Cozzolino, Ledogar + 53
38 GTE Am #78 Porsche Prette, Prette, Abril + 53
39 GTE Am #61 Ferrari Perez-Companc, Griffin, Cressoni + 54
40 GTE Am #54 Ferrari Flohr, Castellacci, Fisichella + 54
41 GTE Am #86 Porsche Wainwright, Barker, Preining + 54
42 GTE Am #83 Ferrari Gostner, Frey, Gatting + 55
43 GTE Pro #89 Ferrari Derani, Jarvis, Gounon + 56
44 GTE Am #70 Ferrari Ishikawa, Beretta, Cheever + 57
45 GTE Am #90 Aston Yoluc, Hankey, Eastwood + 58
46 GTE Pro #97 Aston Martin, Lynn, Adam + 60
47 LMP2 #34 Ligier Smiechowski, Winslow, Moore + 60
48 GTE Am #60 Ferrari Schiavoni, Pianezzola, Piccini + 61
49 GTE Pro #81 BMW Catsburg, Tomczyk, Eng + 76
50 LMP2 #43 Oreca Farano, Maini, Nato + 90
51 LMP2 #31 Oreca Gonzalez, Maldonado, Davidson + 140
52 LMP2 #37 Oreca Heinemeier-Hansson, King, Taylor + 186
53 LMP1 #17 BR Sarrazin, Orudzhev, Sirotkin + 222
54 LMP1 #4 Enso Dillmann, Webb, Ruberti + 222
55 LMP2 #49 Ligier Konopka, Enqvist, Tereschenko + 225
56 GTE Pro #71 Ferrari Rigon, Bird, Molina + 245
57 GTE Pro #95 Aston Thiim, Sorensen, Turner + 253
58 GTE Am #98 Aston Dalla Lana, Lamy, Lauda + 298
59 GTE Pro #64 Chevrolet Gavin, Milner, Fassler + 303
60 GTE Am #88 Porsche Hoshino, Roda Jr, Cairoli + 306
61 LMP1 #10 BR Hedman, Hanley, Van Der Zande + 309

* Desclassificados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *