NASCAR Gander Outdoors Truck Series: Ross Chastain é desclassificado e Brett Moffitt herda vitória em Iowa

Atual campeão Brett Moffitt (GMS Racing Chevrolet) venceu neste domingo (16/06) a M&M’s 200, no Iowa Speedway, 10 etapa da NASCAR Gander Outdoors Truck Series. Foi a primeira vitória de Moffitt no ano, e oitava na categoria. Ben Rhodes (ThorSport Racing Ford) e Harrison Burton (Kyle Busch Motorsports Toyota) completaram os três primeiros.

Ross Chastain (Niece Motorsports Chevrolet) recebeu a bandeira quadriculada em primeiro. Mas foi desclassificado na vistoria técnica pós-corrida. Segundo os comissários a camionete #44 estava muito baixa na frente, e Chastain perdeu os pontos pela vitória, os sete pontos de bônus para os Playoffs. Somando apenas cinco pontos, pela última posição. A Niece Motorsports já anunciou a intenção de apelar, contra a punição.

A última desclassificação de um vencedor, em uma prova da NASCAR nacional, aconteceu em abril de 1960, quando Emanuel Zervakis perdeu a vitória no Wilson Speedway, por irregularidades no tanque de combustível de seu Chevrolet.

Moffitt também ficou com o prêmio de 50 mil dólares, do Triple Truck Challenge.

A prova, marcada originalmente para o sábado (15/06), foi adiada para domingo, devido uma forte chuva. O grid foi definido pela posição no campeonato de proprietários. E Chandler Smith, com o Toyota #51 da Kyle Busch Motorsports alinhou na pole.

Grant Enfinger (ThorSport Racing Ford) terminou em quarto, seguido por Stewart Friesen (Halmar Friesen Racing Chevrolet).

Com a desclassifcação de Chastain, que venceu os dois primeiros estágios, Matt Crafton e Rhodes, parceiros na ThorSport Racing, foram declarados vencedores dos estágios.

A próxima etapa acontece em Gateway, no dia 22 de junho.

Final:

1 Brett Moffitt GMS Racing Chevrolet 200
2 Ben Rhodes ThorSport Racing Ford 200
3 Harrison Burton (R) Kyle Busch Motorsports Toyota 200
4 Grant Enfinger ThorSport Racing Ford 200
5 Stewart Friesen Halmar Friesen Racing Chevrolet 200
6 Sheldon Creed (R) GMS Racing Chevrolet 200
7 Matt Crafton ThorSport Racing Ford 200
8 Chandler Smith Kyle Busch Motorsports Toyota 200
9 Raphaël Lessard DGR-Crosley Toyota 200
10 Todd Gilliland Kyle Busch Motorsports Toyota 200

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *