500 km de São Paulo: Ferrari supera Porsche nas últimas voltas nos 500 km de São Paulo

Daniel Serra e Chico Longo venceram a tradicional prova de longa duração pela segunda vez consecutiva

Faltavam sete voltas para o fim dos 500 de São Paulo quando Daniel Serra, pilotando um modelo Ferrari F430 GT2, construiu a manobra de ultrapassagem sobre o então lÁ­der da corrida, NonÁ´ Figueiredo, no Porsche 911 GT3 RSR. A troca de posições devolvia a primeira colocação Á  dupla Daniel Serra e Chico Longo, tida como favorita desde as primeiras atividades em Interlagos, mas que passou boa parte da corrida de mais de três horas temendo ver a vitória escapar.

Largando na pole position, Chico Longo se envolveu num acidente ainda na primeira volta e despencou posições na tela de cronometragem, caindo para último. O carro, claro, permitia uma recuperação e ela veio gradativamente ao longo das 117 voltas da corrida. Até o parceiro dele, Daniel Serra concluir a manobra que deu Á  dupla a segunda vitória consecutiva nos 500 km de São Paulo. “Aquele acidente no começo deu uma desanimada, mas nós nunca desistimos”, contou Daniel Serra.

“SabÁ­amos que seria mais complicado, que terÁ­amos mais trabalho, mas que ainda era possÁ­vel vencer. E fizemos isso com consistência na pista e na estratégia, com um pit stop perfeito. Corrida de longa duração é assim, não é só velocidade”, comemorou Daniel Serra. O companheiro de pilotagem, Chico Longo, fez questão de dedicar a vitória ao primeiro piloto campeão brasileiro e ex-presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Piero Gancia, que faleceu no inÁ­cio do mês.

Foi um dia de homenagem para Piero Gancia na 28ª edição dos 500 km de São Paulo. Pouco antes da largada, pilotos e equipes respeitaram um minuto de silêncio. Nas três horas seguintes, a própria corrida foi uma bela homenagem, com os vencedores terminando a prova menos de um segundo Á  frente dos segundos colocados, a dupla NonÁ´ Figueiredo e Max Wilson. “Foi uma excelente corrida e o Daniel e o Chico estão de parabéns”, disse Max Wilson.

“No começo, eles ficaram um pouquinho, mas depois vieram recuperando e tiveram tempo para isso. Claro que gostarÁ­amos de ter vencido, mas para nós foi um fim de semana legal, também”, concluiu Max Wilson. A terceira posição ficou com o trio Xandinho Negrão, Xandy Negrão e Andreas Mattheis, com o Audi R8 LMS. Pedro Queirolo e Marcello Sant’Anna cumpriram bem o objetivo de levar o Dodge Viper Competition Coupe num ritmo consistente até o final e subiram ao pódio em quarto lugar.

Mesmo com problemas eletrÁ´nicos, Walter Derani e Claudio Ricci acabaram em quinto. “Foi um grande evento, uma grande festa, com emoção do inÁ­cio ao fim, especialmente pela Ferrari encostando no Porsche nas últimas voltas. É impressionante como eles chegaram tão próximos depois de 500 km de corrida, repetindo o duelo que tiveram no ano passado”, afirmou Silvio Zambello, promotor dos 500 km de São Paulo.

“Agora é pensar em 2011 e já estamos conversando para ter mais tempo de preparar o evento, que neste nÁ­vel precisa de pelo menos seis meses de cuidados. É esse o tempo que nós gostamos de trabalhar a corrida”, acrescentou Silvio Zambello. Na categoria II, ganharam Eduardo Furlaneto e Silvio Marotta, de Spyder. A classe III teve vitória de Henry Visconde, Carlos Andrade e Ricardo Landi, de BMW. José Cazuni e Algacir Serman, de Gol, terminaram em primeiro lugar na IV.

O RESULTADO FINAL EM INTERLAGOS
1) 1-Longo/ Serra (I), (117 voltas) 3:15:31.941
2) 911-Marcel/ Max/NonÁ´ (I), a 0.816
3) 9-Alexandre/ Xandinho/Matheis (I), a 1 volta
4) 13-Sant’Anna/ Queirolo (I), a 8 voltas
5) 700-Walter/ Ricci (I), a 9 voltas
6) 21-Rossete/ Grecco (I), a 10 voltas
7) 70-Visconde/ Andrade/Landi (III), a 14 voltas
8) 0-Furlanetto/ Marotta (II), a 14 voltas
9) 18-Benitez/ Guerra (II), a 17 voltas
10) 22-Minach/ Faria (I), a 18 voltas
11) 11-Monis/ Araute (II), a 19 voltas
12) 30-Cazuni/ Serman (IV), a 20 voltas
13) 52-Gotti/ Rebellato/Eduardo (IV), a 22 voltas
14) 8-Guilherme/ Amorim (II), a 26 voltas
15) 77-Ventura/ Ortolani (I), a 26 voltas
16) 85-Luiz/ Giocondo (II), a 39 voltas
17) 81-Ramos/ Córdova (IV), a 71 voltas
18) 15-Landi/ Andrade (IV), a 72 voltas
19) 118-Amurim/ Philipi (III), a 79 voltas
20) 80-Finardi/ Silva Jr (II), a 82 voltas
21) 133-Garfinkel/ Daniel (I), a 98 voltas
22) 177-Adib/ Serra (I), a 102 voltas
23) 33-Molo/ Capparelli (I), a 116 voltas