500 Milhas Granja Viana: Massa prevÁª equilÁ­brio na luta pela pole

Maior estrela de fora, Dan Wheldon chega para buscar o tri.

Menos de 24 horas depois de dominar os testes da Fórmula 1 em Barcelona, Felipe Massa voltou a vestir o macacão vermelho da Ferrari e se transformou na principal atração dos treinos desta quinta-feira para as 500 Milhas Granja Viana de Kart. Além do vencedor do GP do Brasil, os ensaios chamaram a atenção também pela chegada do norte-americano Dan Wheldon, atual bicampeão da prova e que tentará o tri ao lado de Rubinho Barrichello, Tony Kanaan e Felipe Giaffone.


Massa desembarcou nas primeiras horas da manhã em Guarulhos e apareceu no Kartódromo Internacional Granja Viana no inÁ­cio da tarde. Para quem imaginava que poderia estar desgastado pela maratona, Massa esbanjava disposição ao sentar no kart de número 19. “Agora não é hora de descansar, é hora de correr”, avisou.


Sobre a briga pela pole position, Massa preferiu não fazer previsões. â€œÉ difÁ­cil apontar um favorito. Será um treino bastante competitivo, com muitos pilotos bons. Nosso kart está ótimo e tenho grandes esperanças”, completou Felipe, que competirá ao lado de Ruben Carrapatoso, Rafael Daniel e João Paulo Bertuccelli.


Astro da Fórmula Indy, Wheldon confessou ser grande fã da prova das 500 Milhas. â€œÉ um prazer muito grande disputar essa corrida. No meu cronograma de eventos durante o ano, já separo um espaço para correr aqui no Brasil. É uma oportunidade única de rever grandes amigos que não consigo encontrar durante o ano”, destacou.


Wheldon também comentou sobre o prazer de voltar a conduzir um kart e relembrar os primeiros passos na modalidade. “Gosto de aproveitar todas as chances de correr de kart, pois me lembro do inÁ­cio de minha carreira. O kartismo foi muito importante no meu aprendizado e quase tudo o que sei veio de lá”, contou o inglês, que dividirá o comando dos karts 71 e 72 com Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Augusto Farfus, Felipe Giaffone e Pedro Bianchini.


As três últimas edições disputadas das 500 Milhas fizeram o piloto da Fórmula Indy aprender uns macetes importantes que aplicará durante a maratona, com largada marcada para a zero hora do próximo domingo. “O importante é não cometer erros e manter o ritmo similar ao dos companheiros de equipe para progredir durante a prova”, ensinou Wheldon.


Para a tomada de tempos são aguardadas as presenças de todos os grandes nomes, como Barrichello e Nelsinho Piquet, que ainda treinaram hoje em Barcelona, Ricardo Zonta e Enrique Bernoldi, outros que já andaram nesta quinta-feira em Cotia. A programação desta sexta-feira terá inÁ­cio Á s 10 horas com mais um treino livre. Já classificação, dividida em três grupos, está marcada para as 12h45, enquanto o Top Qualifying – onde cada piloto terá direito a uma única volta lançada – será realizado Á s 15 horas.