Max Wilson e Marcel Viscondi foram os mais rápidos nos três treinos livres desta sexta-feira (13). Com mais de dois segundos e meio de vantagem.
Foi apenas o primeiro dia de treinos, mas os inscritos para os 500 km de São Paulo, prova que será disputada neste domingo (15), Á s 13h00, em Interlagos (SP), foram unânimes ao apontar o favorito para a 26ª edição da prova, que está completando 50 anos de história: o Porsche RSR da dupla Max Wilson e Marcel Viscondi. A dupla dominou os três treinos livres realizados nesta sexta-feira (13) e terminou o dia com um tempo mais de dois segundos e meio mais rápido que o do segundo colocado, Aloysio Andrade, com seu Protótipo 5.0 – o mesmo que fez a pole position em 2006.
“Na verdade, foi apenas um treino, estávamos testando uma série de coisas para o carro. O importante mesmo é a tomada de tempo. Mas estou bastante satisfeito com o que conseguimos hojeâ€, disse Max Wilson, que não disputa os 500 km de São Paulo desde 2002, quando venceu também andando de Porsche (no caso, um RS). “Aumentaram uma letra no nomeâ€, brincou. “A diferença é que este carro é muito mais novo, modelo 2007, que vira três segundos melhor que aqueleâ€, contou. A única prova disputada pelo carro RSR até o momento foi a Mil Milhas Brasileiras do ano passado.
O que só reforça o favoritismo. “Nós sabemos que o Porsche está um degrau acima dos outros. A durabilidade dele é muito alta e os pneus são ótimosâ€, reconhece Aloysio Andrade. “Fizemos a nossa parte e até aqui foi tudo muito bem. Checamos se estava tudo em ordem e testamos o consumo do carroâ€, disse o piloto, também chefe de equipe na Stock Car. O carro não entrava na pista desde que disputou os 500 km de São Paulo em 2006. DaÁ a satisfação de Aloysio Andrade com o segundo melhor tempo do dia. Eduardo Souza Ramos e Leandro Almeida, com um Mitsubishi Eclipse, ficaram em 3º.
A atração do dia em Interlagos foi a nova Ferrari 360 GT2 trazida por Lucas Molo, piloto que venceu a edição passada dos 500 km de São Paulo, em 2006, mas com outro modelo. “Foram três sessões complicadas, foi a primeira vez que colocamos este carro na pista e quando isto acontece a equipe sempre tem muito trabalho para deixar tudo em ordem. Mas já deu para notar a diferença de potencia – muito maior que a Ferrari 550 que usávamos. Me surpreendi com a competitividade do grid. Acho que pole não dá para fazer, mas fico contente com um 3º lugar. E na corrida tudo pode acontecerâ€, falou.
Os treinos livres recomeçam neste sábado (14) a partir das 09h00, com mais duas sessões, as últimas antes do treino classificatório, marcado para Á s 14h50. A corrida, no domingo (15), será Á s 13h00. Esta é a 26ª edição dos 500 km de São Paulo, prova que deve ter uma disputa especial em números, já que o Porsche demonstrou tanto favoritismo. A marca alemã tem quatro vitórias na corrida de longa duração. Se ganhar novamente, empata com a Maserati, recordista histórica, com cinco. Entre os pilotos, Celso Lara Barberis e Luiz Pereira Bueno são os lÁderes, com três conquistas cada.
Os melhores tempos em Interlagos:
1 Max Wilson/Marcel Viscondi, Porsche RSR, 1min36s778
2 Aloysio Andrade, Protótipo 5.0, 1min39s332
3 Eduardo Souza Ramos/Leandro Almeida, Mitsubishi Eclipse, 1min39s485
4 Jair Bana/Carlos Bana, Scorpius 2.0, 1min41s126
5 Edson Machado/Paulo Machado, Horus, 1min41s497
6 Lucas Molo, Ferrari 650 GT2, 1min41s605