Nascar: Acidente de Earnhardt Jr. adia estréia de Losacco na Nascar

Bicampeão da Stock Car faz primeira corrida nos EUA no final de julho.

A estréia de Giuliano Losacco (Medley) na Nascar West foi adiada para 29 de julho no Evergreen Speedway, em Monroe (Washington). O bicampeão da Stock Car deveria fazer sábado no Infineon Raceway, em Sonoma (Califórnia), a primeira das duas provas previstas para este ano. No entanto, o carro da Bill McNally Racing foi emprestado para Dale Earnhardt Jr., um dos principais astros da divisão principal da Nascar.

A Nascar correrá em 2007 com o modelo que está sendo chamado de “carro do futuro”, bastante similar em peso e aparência ao Stock Car brasileiro. Em função da mudança, as equipes estão trabalhando com um número limitado de carros, uma vez que todos serão substituÁ­dos no ano que vem. As equipes contam com quatro carros diferentes, de acordo com as caracterÁ­sticas das pistas – ovais longos, médios, curtos e circuitos mistos. Como são apenas três etapas em mistos, os carros para esse tipo de traçado são também em menor quantidade.

Dale Earnhardt Jr. destruiu o único chassis para mistos da Eanhardt Enterprises durante um treino. Recorreu, então, a Richard Childress – dono de equipe na Nascar, sócio de Bill McNally e antigo parceiro de seu pai, Dale Earnhardt – para conseguir um carro para a prova deste fim de semana em Sonoma. “Eles têm uma relação de muitos anos e o Childress não poderia deixar de atender ao pedido. A equipe se dispÁ´s a adaptar um carro de oval para o misto, mas achei melhor fazer as coisas direitinho. Então, vamos correr no oval de Monroe no fim de julho com o chassis apropriado”, explicou Losacco.

Como “medida compensatória”, Childress e Bill McNally devem ampliar para três as corridas de Losacco pela Nascar West na presente temporada. A Richard Childress é uma das mais bem-estruturadas organizações da Nascar Nextel e dispõe de túnel de vento, dinamÁ´metros de motor, suspensão e amortecedores, além de receber suporte da Cosworth da Europa.

Sem qualquer teste prévio, Losacco deverá entrar direto na programação oficial em Monroe. Quando a largada para a prova no Evergreen Speedway for autorizada, ele se tornará o primeiro brasileiro a disputar uma prova em qualquer das divisões da Nascar, a maior e mais popular categoria do automobilismo norte-americano.