F-Renault Italiana: Pista muda e Lapenna fica em sétimo em Vallelunga

Festival de velocidade levou, também, categorias de turismo ao circuito italiano, que fica a 30km de Roma, a capital do paÁ­s.

A realização de campeonatos de turismo em conjunto com o Italiano de Fórmula Renault influenciou negativamente a performance da equipe BVM Minardi na prova de abertura da temporada 2007 da categoria, neste sábado (31/3), no Autódromo de Vallelunga. Primeiro colocado com o brasileiro Felipe Lapenna nos dois treinos livres realizados na sexta-feira, o time não conseguiu manter o mesmo ritmo hoje e a vitória acabou nas mãos do holandês Henkie Waldschmidt, da forte equipe Prema Motorsport.

“TÁ­nhamos um carro muito bom ontem (sexta), mas hoje a pista mudou bastante e não conseguimos adequar o set up Á s novas condições do circuito”, declarou Lapenna, que largou em décimo e fechou sua primeira corrida na Europa em sétimo lugar. “Além do forte calor, as condições do asfalto pioraram muito por causa da realização de treinos de categorias como Porsche e Clio, que usam outros tipos de pneus, e não conseguimos acompanhar essas mudanças”, lamentou o piloto brasileiro.

A variação na condição de pista fez com que o brasileiro piorasse em quatro décimos de segundo seu melhor tempo de ontem – resultado oposto ao obtido pelo piloto da Prema. “Se eu tivesse mantido o mesmo ritmo dos treinos livres, teria largado em terceiro lugar hoje, e poderia sonhar com a vitória”, analisou Lapenna. “Mas pioramos muito e isso foi decisivo para que eu não conseguisse terminar no pódio”, acrescentou.

A programação da rodada dupla de abertura do Italiano de Fórmula Renault prevê a realização de mais uma corrida neste domingo, a partir das 9h30 da manhã (horário de BrasÁ­lia). Devido ao grande volume de provas no fim de semana, no entanto, não haverá warm up.

“Fizemos algumas modificações no carro com o objetivo de melhorar principalmente a tração, que foi nossa maior dificuldade nessa prova. Mas não teremos como testar e faremos um vÁ´o cego neste domingo. Se der certo, acredito que eu tenha chances de terminar entre os cinco primeiros. Caso contrário, vou procurar somar o maior número possÁ­vel de pontos e pensar no campeonato”, finalizou Lapenna, que vai largar novamente na décima posição neste domingo.

Os dez primeiros colocados na etapa deste sábado da Fórmula Renault Italiana foram:

1 – Henkie Waldschmidt – Prema – 19 voltas em 30min04s766
2 – Mihai Marinescu – District – 5s366
3 – Martin Plowman – Prema – 6s642
4 – Brendon Hartley – Epsilon – 7s096
5 – Roberto Mehri – Jenzer – 9s333
6 – Daniel Ricciardo – RP – 10s756
7 – Felipe Lapenna – BVM Minardi – 15s345
8 – Cesar Ramos – BVM Minardi – 16s808
9 – Andrea Caldarelli – Prema – 17s040
10 – Simeon Ivanov – BVM Minardi – 20s352