Indy Lights: Bia termina em 5o lugar na corrida da Indy Lights na Califórnia

Ana Beatriz Bia (Healthy Choice / Bardahl) concluiu na quinta posição a 13a etapa do campeonato da Firestone Indy Lights, disputada neste domingo, no circuito misto Infineon Raceway, em Sonoma, na Califórnia.

“Foi uma corrida difÁ­cil. Tivemos o mesmo problema com os freios que bloqueiam os pneus traseiros e me impedem de mudar as marchas corretamente que temos enfrentado há umas cinco corridas”, Bia explica.

Nesta etapa, ela teve a companhia de Augusto Cesário, dono da equipe Cesário Fórmula, gestor de sua carreira ao lado de André Ribeiro.

“A presença do Cesário foi fundamental, não só porque me deu uma grande força psicológica, mas porque ele ajudou muito no trabalho de acerto do meu carro para conquistarmos a terceira posição no grid de largada”, diz a piloto da Sam Schmidt Motorsports.

“Eliminamos os problemas com a bomba de combustÁ­vel e com o motor de arranque. Na classificação, com pneus novos, o carro ficou bem melhor do que no primeiro treino, mas, no warm up, com pneus velhos, e na corrida, que fazemos com os pneus velhos na maior parte do tempo, o carro não ficou bom”, Bia relata.

Com a troca de motor do carro de Sebastian Saavedra que o deslocou para o fim do grid, Bia acabou largando da segunda posição.

“Foi pior. Seria melhor sair em terceiro para tentar entrar na primeira curva na frente do J. R. Hildebrand, que saiu na pole. Tentei então ocupar o lugar atrás dele na primeira curva, mas não havia espaço, pois o Felipe Guimarães, que largou em terceiro, atrás do Hildebrand, já estava lá”, descreve a piloto, que terminou a primeira volta das 40 voltas da corrida pelas 2,3 milhas do circuito na terceira posição.

Tendo que frear bem antes que seus adversários nas muitas curvas do circuito, entre subidas e descidas, Bia fez uma corrida sob pressão, segurando outros pilotos por toda a prova, e chegou a dar um xis em James Hinchcliffe, que a ultrapassou momentaneamente na curva 7.

“Agora precisamos trabalhar para descobrir qual é e solucionar esse problema com os freios”, conclui Ana Beatriz.

A Firestone Indy Lights voltará Á  pista para a 14a etapa no circuito oval Chicagoland Speedway, com treino, classificação e corrida no próximo sábado, 29 de agosto.

Resultado – 13a etapa – Firestone Indy Lights 2009
1 J.R. Hildebrand
2 Felipe Guimarães
3 James Davison
4 Richard Phillippe
5 Ana Beatriz
6 James Hinchcliffe
7 Sebastian Saavedra
8 Charlie Kimball
9 Mario Romancini
10 Martin Plowman
11 Daniel Herrington
12 Wade Cunningham
13 Andrew Prendeville
14 Pippa Mann
15 Ali Jackson
16 Mike Potekhen
17 Rodrigo Barbosa
18 Juan Pablo Garcia
19 Gustavo Yacaman

Os 10 primeiros no campeonato – Firestone Indy Lights 2009
1 J.R. Hildebrand: 473 pontos
2 Sebastian Saavedra: 383
3 James Davison: 376
4 James Hinchcliffe: 361
5 Wade Cunningham: 354
6 Mario Romancini: 328
7 Daniel Herrington: 315
8 Ana Beatriz: 304
9 Charlie Kimball: 267
10 Andrew Prendeville: 258 pontos