IRL: À noite, Tony Kanaan inicia sua 5ª temporada na Fórmula Indy

Desde 2003, o brasileiro Tony Kanaan, de 32 anos, defende a equipe Andretti Green Racing na Fórmula Indy. Foram diversas conquistas, como o título da categoria em 2004 e o vice-campeonato em 2005, além de recordes, como completar todas as voltas de uma temporada inteira (3305 voltas), maior número de voltas lideradas no ano (889 voltas) entre outros. Neste ano, Kanaan parte para sua 5ª temporada e com o objetivo de levar a Andretti Green novamente a disputa do título.

“Sabemos da competitividade da categoria, que é uma de suas características, além da força de grandes equipes, mas acredito que podemos vencer mais vezes do que o ano passado e lutarmos pelo campeonato”, enfatizou Kanaan, detentor de sete vitórias na Fórmula Indy, uma delas a de Milwaukee em 2006. “Acho que evoluímos bastante nos circuitos acima de 1.5 milhas, além manter a nossa força nos ovais curtos e nos traçados mistos. Foi uma boa pré-temporada e nosso pessoal também trabalhou muito fora das pistas na sede da equipe. Vamos ver o resultado desse esforço na pista”, disse o baiano.

As novidades do ano já começam na primeira etapa, neste sábado (24), no oval de Homestead, em Miami. A prova será disputada sob as luzes dos holofotes do autódromo, pois o circuito da Flórida passa a ser uma das corridas noturna da categoria. A largada está marcada às 21h (horário de Brasília) com transmissão ao vivo para o Brasil pela Band. “Treinamos em Homestead durante a noite e me parece que será um ótimo espetáculo. Testamos os acertos referentes à temperatura da pista, que é bem menor, e assim ajustamos a pressão aerodinâmica. Acho que temos uma boa chance de começarmos bem em Miami”, explicou Kanaan, que estreou na Fórmula Indy (IRL) em 2003 e fez a pole-position justamente no mesmo autódromo.

Outras mudanças nesse ano revelam a preocupação da categoria com o meio-ambiente. A partir de 2007, todos os carros serão abastecidos com 100% etanol. “Além da divulgação e conscientização ao povo norte-americano sobre a economia e os benefícios na utilização do combustível renovável, que até pouco tempo era desconhecido pelos grandes consumidores, a introdução do etanol na Fórmula Indy é também uma forma de amenizar a poluição emitida pelos próprios carros da categoria. É a primeira categoria automobilística no mundo a adotar tal medida e, sinceramente, espero que seja um exemplo para as demais”.

Em virtude da utilização do etanol, a Honda deixou os antigos propulsores de 3 litros para fabricarem o de 3.5 litros.”O desempenho do carro está ótimo com a nova configuração entre o etanol e o motor Honda de 3.5 litros. Usamos durante toda pré-temporada e não senti alteração no funcionamento”, comentou o brasileiro. A célula de combustível também sofreu uma redução, isso para evitar sobrecarregar os desgastes dos pneus.

No calendário, a Fórmula Indy manteve as 14 provas de 2006 e acrescentou mais três, os mistos de Mid-Ohio e Detroit, além do oval curto de Iowa. No total, serão 17 corridas, 11 em ovais e 5 em misto. Destaque, obviamente, para as 500 Milhas de Indianápolis, no dia 27 de maio, uma das três provas mais famosas do mundo. Os traçados mistos passam definitivamente a fazer parte do campeonato. “São cinco provas em misto e isso pode fazer a diferença no final. Eu, particularmente, adoro correr nesses traçados, pois comecei minha carreira assim. As provas que disputamos desde 2005, em Sonoma, Watkins Glen e St.Petersburg, tiveram uma ótima aceitação e tenho certeza que Mid-Ohio e Detroit farão o mesmo sucesso. Eu só tenho que sorrir”, brincou Kanaan.

Nos ovais, Kanaan destaca o novíssimo circuito de Iowa e, é claro, o Indianápolis Motor Speedway. “Além dos ótimos circuitos que foram mantidos de 2006, o oval de Iowa também tem uma estrutura digna da Fórmula Indy. Tem tudo para ser uma grande disputa”, destacou. “Sobre Indianápolis, é como uma rotina diária. Não adianta dizer, vocês sabem muito o tamanho da minha vontade de vencer essa prova. Já chegamos bem perto, mas vou lutar muito e espero conseguir nesse ano”.

Portanto, a Fórmula Indy abre sua temporada cheia de novidades, com 19 pilotos inscritos e a promessa de grandes disputas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *