IndyCar: Kentucky é palco da 15ª etapa da Fórmula Indy 2010

Na reta final do campeonato, disputa pelo título da categoria fica acirrada.

A Fórmula Indy realiza na noite deste sábado (04) a 15ª etapa prova da temporada 2010, no circuito oval de Kentucky. A categoria está em sua fase final e restam apenas três provas para o termino do campeonato.

Os principais candidatos ao título da Fórmula Indy são Will Power da equipe Penske e Dario Franchitti do time comandado por Chip Ganassi. O australiano, que já venceu cinco provas neste ano e subiu ao pódio em outras três oportunidades, soma 528 pontos na liderança da competição, enquanto o seu rival escocês tem duas vitórias a menos, mas foi ao pódio em outras seis oportunidades, e está 23 pontos atrás. A atual diferença é a menor entre os dois pilotos desde que eles assumiram o primeiro e o segundo lugar na tabela de pontuação a partir do final da corrida de Watkins Glen, realizada dois meses atrás. O neozelandês Scott Dixon, companheiro de equipe de Franchitti, é outro piloto que ainda tem chances matemáticas de título, mas esta 85 pontos atrás do líder do campeonato.

Essa será a 11ª vez que a Fórmula Indy realizará uma prova no circuito oval de Kentucky. O autódromo foi construindo no final dos 90, com capacidade para receber 66 mil pessoas presentes na arquibancada, além de outras mil espalhadas pelo interior do circuito em trailers que acampam durante o final de semana da prova.

A pista tem características semelhantes ao oval de Chicago, última prova disputada da categoria, mas com inclinações nas curvas inferiores. Nas curvas, a inclinação máxima chega a 14º, enquanto que a menor angulação da pista é na reta oposta, com apenas 4º. Na linha de chegada a inclinação é de 10º. A pista tem 1,5 Milha de extensão.

Foi nesta pista que pela primeira vez na história da Fórmula Indy uma mulher largou na pole-position, a norte-americana Sarah Fisher, no ano de 2002 defendia a equipe Dreyer & Reinbold Racing. Três anos depois, outra norte-americana, Danica Patrick conquistava mais uma pole para o time das mulheres.

O Brasil tem duas vitórias no Kentucky Speedway: Em 2002, Felipe Giaffone venceu sua primeira corrida na Fórmula Indy nesta pista. E cinco anos depois, foi a vez de Tony Kanaan vencer no oval de 2.414 km de extensão.

A corrida desse sábado será disputada em 200 voltas com transmissão vivo da Band a partir das 21h30 com Téo José e Felipe Giaffone. O Portal Terra e o canal por assinatura Bandsports também exibem a corrida ao vivo e na íntegra.

Confira a programação para o final de semana em Kentucky:

Sexta-feira (03/09)
11h15 – 12h15 – Treino livre
14h30 – 15h00 – Treino classificatório
20h00 – 20h30 – Treino livre

Sábado (04/09)
21h35 – Grande Prêmio de Kentucky (200 voltas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *