BTCC: Gordon Shedden e Andrew Jordan vencem em Croft

Gordon Shedden (Honda Civic) e Andrew Jordan (Vauxhall Vectra) foram os vencedores da 5ª rodada tripla da temporada, disputada no domingo (20/06), em Croft, na Inglaterra.

Shedden venceu a primeira prova do domingo, seguido por Rob Collard (BMW 320si E90) e Jason Plato (Chevrolet Cruze).

Saindo pelo lado de fora da primeira fila, Shedden assumiu a liderança ao ultrapassar o pole-position Tom Chilton (Ford Focus ST) na primeira curva. Na metade da prova Collard superou Chilton, imprimindo um forte ritmo, diminuindo volta a volta a desvantagem para Sheeden até colar na traseira do Honda na volta final.

Collard tentou a ultrapassagem, saindo pela grama na saÁ­da do hairpin, com os dois cruzando a linha de chegada separados por apenas 0s035. Foi a primeira vitória de Sheeden no ano.

Vice-lÁ­der do campeonato, Plato foi o 3º, seguido pelo lÁ­der Matt Neal (Honda Civic). Paul O’Neill (Honda Integra) chegou em 5º, com James Nash (Vauxhall Vectra) em 6º. Com um pneu furado Chilton perdeu uma volta, terminando apenas na 18ª posição.

A segunda prova teve Shedden novamente no primeiro lugar, com Neal fazendo a dobradinha da equipe Dynamics. Plato completou o pódio.

Sheeden venceu de ponta a ponta a prova de 15 voltas. Na metade da prova Neal ultrapassou Plato, que no começo pressionou Shedden. Paul O’Neill (Honda Integra) foi o 4º, seguido por Tom Boardman (SEAT Leon).

Collard vinha em 3º lugar, quando foi acertado por O’Neill, que já havia levado um toque de Neal. Mesmo com a BMW bastante danificada Collard terminou em 8º lugar.  Â

Saindo da pole-position, devido ao grid reverso dos sete primeiros da segunda prova, Andrew Jordan (Vauxhall Vectra) venceu a terceira prova, sendo a sua primeira na categoria. Tom Onslow-Cole (Ford Focus ST) e Steven Kane (BMW 320si E90) completaram o pódio.

Apos abrir três segundos de vantagem na primeira volta, Jordan manteve o ritmo, vencendo de ponta a ponta, oito segundos a frente de Onslow-Cole. Saindo da 19ª posição Kane fez um grande prova, ganhando três posições na última volta, para garantir um lugar no pódio. Chilton, O’Neill  e Tom Boardman (SEAT Leon) completaram os seis primeiros.

Neal e Plato tiveram pneus furados durante a prova. Neal abandonou na 10ª volta, com Plato indo aos boxes colocar um pneu novo, terminando apenas na 16ª posição. Shedden, vencedor das duas provas anteriores, depois de danificar o carro em uma batida na primeira curva, chegou em 9º lugar.

Neal lidera o campeonato com 119 pontos, oito a mais do que Plato. Shedden é o 3º com 100.

Final, prova 1:

1.  Gordon Shedden  Honda 15 voltas em 21m59s863
2.  Rob Collard  BMW  + 0.035
3.  Jason Plato Chevrolet  + 18.355

Final, prova 2:

1.  Gordon Shedden  Honda  15 voltas em 22m16s514
2.  Matt Neal Honda  +   0.742
3.  Jason Plato Chevrolet  +   6.350

Final, prova 3:

1.  Andrew Jordan Vauxhall  15 voltas em 22m14s953
2.  Tom Onslow-Cole  Ford  + 7.885
3.  Steven Kane  BMW  + 13.942