BTCC: Matt Neal assume liderança isolada do campeonato

Matt Neal (Honda Civic) assumiu a liderança isolada do Campeonato Britânico de Carros de turismo (BTCC), após a disputa, no domingo (06/06), da quarta rodada tripla da temporada, em Oulton Park, na Inglaterra.

Pole-position Tom Onslow-Cole (Ford Focus ST) venceu de ponta a ponta a primeira prova do final de semana. Gordon Shedden (Honda Civic) e Rob Collard (BMW 320si E90)  completaram o pódio.

Mesmo liderando todas as voltas, Onslow-Cole suportou uma forte pressão de Shedeen, recebendo a bandeirada com apenas 0s348 de vantagem.

Neal foi o 8º, duas posições a frente de Jason Plato (Chevrolet Cruze), que chegou a Oulton Park dividindo a liderança do campeonato com Neal.

Plato venceu a segunda prova, reassumindo temporariamente a liderança do campeonato. Neal foi o 2º, seguido por Onslow-Cole, que largou da pole.

Saindo da 10ª posição do grid, Plato aproveitou os toques, rodadas e abandonos a sua frente nas duas primeiras voltas, para assumir a 4ª posição. Depois de ultrapassar dois rivais, Plato assumiu a liderança na 10ª volta, ao ultrapassar Onslow-Cole. O Chevrolet não saiu ileso da disputa, tendo consideráveis danos na frente, após tocar na traseira do Ford.

Nas voltas finais, com a chuva começando a cair, Plato manteve a ponta, vencendo com um segundo de vantagem sobre Neal, que passou Matt Jackson (BMW 320si E90) e Onslow-Cole.

Com a vitória na terceira prova Neal reassumiu a liderança, com oito pontos de vantagem sobre Plato, que terminou na 6ª posição. Steven Kane (BMW 320si E90) e James Nash (Vauxhall Vectra) completaram o pódio.

Oitavo no grid, Neal contou, além de belas ultrapassagens, com o azar de vários concorrentes, para vencer pela terceira vez no ano. Neal assumiu a ponta de forma definitiva na 14ª volta, ao ultrapassar Tom Boardman (SEAT Leon), que abandonou logo depois, com o carro danificado, possivelmente após um toque com Neal.  

O pole-position Alex MacDowall  (Chevrolet Cruze ) abnadonou na 3ª volta.

Neal lidera o campeonato com 98 pontos, seguido por Plato com 90. Kane é o 3º com 82.

A próxima etapa acontece em Croft, na Inglaterra, no dia 20 de junho.

Final, prova 1:

1. Tom Onslow-Cole Ford  26m23s471
 2. Gordon Shedden  Honda +0.348
 3. Rob Collard BMW +1.173

Final, prova 2:

 1. Jason Plato Chevrolet  22m22s567
 2. Matt Neal Honda +0.749
 3. Tom Onslow-Cole Ford +3.483

Final, prova 3:

 1. Matt Neal Honda  29m17s935
 2. Steven Kane BMW  +0.282
 3. James Nash Vauxhall +1.321

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *