Endurance: Reunião na sede da CBA garante Copa das Federações de Endurance

Certame terá quatro etapas, a primeira delas dia 29, em Curitiba (PR)

Em reunião realizada na sede Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), nesta cidade, os presidentes das federações automobilÁ­sticas do Rio Grande do Sul – Carlos de Deus -, Rio de Janeiro – Djalma Neves -, e São Paulo – Rubens Carpinelli -, junto com representantes dos autódromos de Curitiba, Londrina e Velopark e das equipes A.Mattheis, Gramacho e Murilo Piloto formalizaram a criação da Copa das Federações, certame que contará como Campeonato Brasileiro de Endurance de 2010. O calendário da competição é composto de quatro etapas e, entre outras atrações, marcará a reinauguração do Autódromo de Guaporé, que foi recapeado em seus 3.080 metros de percurso e recebeu novas instalações de serviço. O regulamento da Copa das Federações de Endurance já está disponÁ­vel no site da CBA, junto com o calendário, que terá sua prova final em São Paulo. Para Cleyton Pinteiro, presidente da CBA, a rapidez com que dirigentes, organizadores e competidores trataram o assunto mostra o atual estágio de entrosamento da comunidade:

“Enquanto muitos crÁ­ticos decretaram o fim da categoria, minha equipe de colaboradores trabalhou para encontrar uma solução que garantisse a continuidade da categoria, de equipes e, principalmente, a manutenção de muitos empregos.”

Segundo o presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional (CTDN), Nestor Valduga, a notÁ­cia confirma o potencial que a categoria desperta no automobilista brasileiro:

“Quem esteve presente na reunião sabe que foi fácil encontrar a solução para a situação que a Endurance viveu no primeiro semestre. Estou certo que em pouco tempo a adesão crescerá a esta competição será notada, o que mostrará a validade desta Copa.”

O calendário da Copa das Federações de Endurance terá quatro etapas em Curitiba (PR), Guaporé (RS), Velopark (RS) e Interlagos (SP). A data da quarta e última etapa deverá ser anunciado em breve, mas está definido que sua pontuação será dobrada, para aumentar ainda mais a disputa pelos tÁ­tulos em jogo. Por outro lado, os promotores da etapa no mais novo circuito gaúcho já iniciaram negociações para convidar equipes sul-americanas para disputar a competição como convidados na prova que terá 500 km de percurso, ou seja, pouco mais de 200 voltas pelo traçado localizado no municÁ­pio de Nova Santa Rita, municÁ­pio próximo a Porto Alegre.

Pelo regulamento da Copa das Federações as provas de até três horas de duração – caso das etapas de Guaporé e Londrina -, será permitida a inscrição de apenas um piloto por carro, enquanto para largadas para competições mais longas serão exigidos o mÁ­nimo de dois condutores por carro. Assim como são admitidos pilotos estrangeiros em todas as etapas, o regulamento também não faz restrição Á  participação de qualquer tipo de automóvel, o que inclui os do tipo silhueta, aqueles que tem chassi construÁ­do para competição e equipados com carrocerias que lembram modelos de série.

O calendário da I Copa das Federações de Endurance:

29/8 – 3 Horas de Curitiba (PR)
26/9 – 3 Horas de Guaporé (RS)
17/10 – 500 Km do Velopark (RS)
Novembro – Interlagos (SP)