F3 Sulamericana: Rio de Janeiro recebe terceira etapa

No fim de semana, será realizada no autódromo de Jacarepaguá, Rio de Janeiro, a terceira rodada dupla do Sul-Americano de F-3. Mas os motores da categoria começam a roncar amanhã (sexta-feira), quando será definido, Á s 17 horas, o grid da quinta etapa da temporada, que será realizada no sábado, Á s 13h10. A sexta corrida de 2009, no mesmo horário, vai acontecer no domingo. Após quatro poles consecutivas e duas vitórias, além de um segundo e um quinto lugares, Leonardo Cordeiro defende a liderança, com 31 pontos, oito de vantagem sobre Leonardo de Souza. O terceiro colocado, com 21 pontos, é Cláudio Cantelli. “Espero uma das provas mais difÁ­ceis da temporada, porque ainda não treinamos com o novo chassi na pista carioca”, explicou Cordeiro.

Antes do treino classificatório, os pilotos da principal categoria de monoposto do continente terão dois treinos livres, para buscar o melhor acerto do Dallara 2009. O lÁ­der do campeonato também alimenta uma outra expectativa: correr na pista por onde já passaram Nelson Piquet, que dá nome ao autódromo, Ayrton Senna, Alain Prost e outros tantos pilotos que entraram para a história do automobilismo. “A pista de Jacarepaguá é a única do Brasil que já recebeu as Fórmulas 1 e Indy, as duas mais importantes do automobilismo mundial”, lembrou Cordeiro.

Por falar em F-1, há exatos 20 anos a Cidade Maravilhosa foi sede da última corrida da categoria.  A vitória foi de Nigel Mansell, guiando uma Ferrari. Alain Prost, com um McLaren/Honda, e MaurÁ­cio Gugelmin, com um March/Judd, completaram o pódio. Isso foi em 1989, quando Cordeiro e parte do atual grid do Sul-Americano de F-3 ainda não haviam nascido. A torcida carioca que for ao autódromo, além de relembrar os antigos Á­dolos do esporte que por ali passaram, vai também conhecer as promessas do automobilismo nacional que almejam chegar ao topo do esporte.

As provas da F3 têm transmissão, ao vivo, pelo canal Bandsports.  Os internautas podem acompanhar as corridas pela Race TV – www.racetv.com.br.