FRenault Européia: Cantelli Jr. faz sua estréia no automobilismo Europeu

E mais um piloto brasileiro iniciou sua carreira no exterior. Depois de fazer bonito no Brasileiro de Fórmula Renault, onde até a metade do campeonato ocupava a quinta colocação, Claudio Cantelli Jr. (AgrÁ­cola Cantelli) disputou no último final de semana, em um dos templos do automobilismo mundial, Nurburgring, sua prova de estréia na Europa.

Cantelli Jr., competindo pela equipe Graff, disputou a quarta rodada dupla do Campeonato de Fórmula Renault Européia, a Euro Cup, e voltou para o Brasil extremamente satisfeito. “Competi em duas provas, com grid de 39 pilotos de altÁ­ssimo nÁ­vel. Consegui, mesmo enfrentando problemas, completar as duas provas, meu principal objetivo para a estréia, e saÁ­ muito satisfeito”, avaliou Cantelli Jr.

Depois de treinar apenas 20 minutos em pista seca – o segundo treino, de 30 minutos, foi com pista molhada – Cantelli Jr. foi direto para a tomada de tempos, ainda buscando adaptação ao circuito, e obteve a 27ª posição no grid de largada para as duas provas. “Já aÁ­ fiquei bastante contente. Atrás de mim ficaram 12 pilotos que certamente eram mais experientes do que eu na categoria”, contou o piloto paranaense.

Na largada da primeira prova, Cantelli Jr. ganhou quatro posições, mas na segunda volta foi atingido por um concorrente e acabou perdendo o aerofólio traseiro. Com isto, passou a ‘virar’ cerca de 1,5 segundos mais lento que o lÁ­der da competição. Mesmo assim, correu 12 voltas desta maneira e terminou a prova na frente de três pilotos com aerofólio. “Nurburgring é uma pista de altÁ­ssima velocidade e andar sem o aerofólio traseiro é um prejuÁ­zo muito grande. Mas mesmo assim consegui me manter na pista e terminar a prova”, disse o piloto da AgrÁ­cola Cantelli.

A segunda prova foi marcada por problemas de embreagem no carro do piloto brasileiro, que se refletiram em dificuldades na retomada da velocidade. A prova foi bastante disputada, com poucos abandonos, e Cantelli Jr., ressentindo-se dos problemas na embreagem e no acerto do carro, não conseguiu recuperar posições.

Ao fim das duas provas, vencidas pelo português Filipe Albuquerque, Cantelli Jr. terminou em 30º e 28º, respectivamente. O resultado na pista, porém, não refletiu a satisfação do piloto brasileiro. “Aprendi mais um pouco a respeito de disputas de posição e também a reação de um pneu Michelin, já que no Brasil só se usa Pirelli. O nÁ­vel dos pilotos que competem na Renault européia é altÁ­ssimo, muitos campeões do kartismo europeu estão lá, por isto acho que tenho muitos motivos para comemorar. A categoria é recheada de ‘tubarões’ e é uma das mais difÁ­ceis e competitivas do automobilismo europeu”, contabilizou Cantelli Jr. â€œÉ para ela que os pilotos da Europa migram quando saem do kart e todos sabemos que o kartismo europeu é disputadÁ­ssimo. Estou muito feliz mesmo, acho que foi uma vitória”, comemorou.

A partir de agora, Cantelli Jr. trabalha para viabilizar sua participação nas três últimas etapas da competição, que serão disputadas na Inglaterra, França e Espanha. “Faltam alguns poucos detalhes, mas espero estar lá. O principal objetivo é ganhar experiência, para fazer um bom campeonato em 2007”, finalizou.