O sueco Mattias EkstrÁ¶m, num Audi A4 da Audi Sport Team Abt Sportsline, venceu no domingo (05/10), em Le Mans, na França, a 10ª e penúltima etapa da temporada. O escocês Paul do Resta, num Mercedes-Benz C-Klasse da AMG Mercedes, foi o 2º, seguido pelo francês Alexandre Prémat, num Audi A4 da Audi Sport Team Phoenix.
Em breve a cobertura completa.
Devido ao tempo variável, que passou de uma garoa para uma forte chuva, a estratégia dos pneus se tornou o principal duelo da prova. O lÁder da temporada, o alemão Timo Scheider, num Audi A4 da Audi Sport Team Abt, largou com pneus slick, não trocando para os de chuva em seus dois pit stops obrigatórios. Mas com a chuva forte Scheider teve que parar mais uma vez, colocando pneus de chuva. Rival na luta pelo tÁtulo, di Resta largou com a estratégia exatamente ao contrário do piloto da Audi, com pneus de chuva. Na 6ª volta ele trocou, colocando pneus slick. No segundo pit stop obrigatório voltou aos de chuva, o que se mostrou a estratégia correta.
Já sem chances de defender o tÁtulo, EkstrÁ¶m venceu com 4s250 de vantagem sobre di Resta. Prémat conquistou o primeiro pódio de um piloto com um carro da temporada passada.
O inglês Gary Paffett, num Mercedes C-Klasse da Persson, terminou em 4º, seguido pelo pentacampeão, o alemão Bernd Schneider, num Mercedes-Benz C-Klasse da Original-Teile AMG Mercedes. Scheider foi 6º. O canadense Bruno Spengler, num Mercedes-Benz C-Klasse da Mercedes-Benz Bank AMG e o dinamarquês Tom Kristensen, que havia largado na pole-position com um Audi A4 da Audi Sport Team Abt, completaram a zona de pontuação.
A vantagem de Scheider para di Resta na tabela caiu de sete para dois pontos, 65 a 63, faltando apenas Á etapa de Hockenheim, no dia 26 de outubro.
Grid:
1 – Tom Kristensen (Audi A4 2008) – Abt – 1’30’’149
2 – Jamie Green (Mercedes C-Klasse 2008) – AMG – 1’30’’229
3 – Mattias Ekstrom (Audi A4 2008) – Abt – 1’30â€245
4 – Paul di Resta (Mercedes C-Klasse 2008) – AMG – 1’30â€379
5 – Timo Scheider (Audi A4 2008) – Abt – 1’30â€545
6 – Bernd Schneider (Mercedes C-Klasse 2008) – AMG – 1’30’’619
7 – Bruno Spengler (Mercedes C-Klasse 2008) – AMG – 1’30â€765
8 – Martin Tomczyk (Audi A4 2008) – Abt – 1’31â€181
9 – Mike Rockenfeller (Audi A4 2007) – Rosberg – 1’31â€030
10 – Oliver Jarvis (Audi A4 2007) – Phoenix – 1’31â€170
11 – Alexandre Premat (Audi A4 2007) – Phoenix – 1’31â€422
12 – Markus Winkelhock (Audi A4 2007) – Rosberg – 1’31’’438
13 – Maro Engel (Mercedes C-Klasse 2007) – Mucke – 1’31’’473
14 – Christjian Albers (Audi A4 2006) – TME – 1’31â€585
15 – Susie Stoddart (Mercedes C-Klasse 2007) – Persson – 1’32’’029
16 – Gary Paffett (Mercedes C-Klasse 2007) – Persson – 1’32â€276
17 – Katherine Legge (Audi A4 2006) – TME – 1’32â€410
18 – Mathias Lauda (Mercedes C-Klasse 2007) – Persson – 1’32’’722
19 – Ralf Schumacher (Mercedes C-Klasse 2007) – Mucke – 1’33’’221
Final:
1 – Mattias Ekstrom (Audi A4 2008) – Abt – 41 voltas em 1.10’11â€103
2 – Paul di Resta (Mercedes C-Klasse 2008) – AMG – 4â€250
3 – Alexandre Premat (Audi A4 2007) – Phoenix – 10â€946
4 – Gary Paffett (Mercedes C-Klasse 2007) – Persson – 11â€393
5 – Bernd Schneider (Mercedes C-Klasse 2008) – AMG – 17’’200
6 – Timo Scheider (Audi A4 2008) – Abt – 18â€806
7 – Bruno Spengler (Mercedes C-Klasse 2008) – AMG – 19â€318
8 – Tom Kristensen (Audi A4 2008) – Abt – 20’’074
9 – Mike Rockenfeller (Audi A4 2007) – Rosberg – 26â€024
10 – Jamie Green (Mercedes C-Klasse 2008) – AMG – 29’’940
11 – Markus Winkelhock (Audi A4 2007) – Rosberg – 31â€645
12 – Susie Stoddart (Mercedes C-Klasse 2007) – Persson – 1’28’’642
13 – Christjian Albers (Audi A4 2006) – TME – 1’39â€120
14 – Maro Engel (Mercedes C-Klasse 2007) – Mucke – 1 volta
15 – Mathias Lauda (Mercedes C-Klasse 2007) – Persson – 1 volta
16 – Katherine Legge (Audi A4 2006) – TME – 2 volta
Volta mais rápida: Paul Di Resta 1’32â€727
Abandonos:
Ralf Schumacher
Martin Tomczyk
Oliver Jarvis
Campeonato:
1.Scheider 65 pontos;
2.Di Resta 63;
3.Ekstrom 54;
4.Green 46;
5.Spengler 33;
6.Schneider 31;
7.Tomczyk 31;
8.Kristensen 23;
9.Paffett 13;
10.Premat 10.