Fabricados nos Estados Unidos, Viper e Ford GT deixam europeus para trás nos treinos para a rodada de abertura.
Na primeira sessão de treinos oficiais do GT3 Brasil Championship em Curitiba, Paraná, na manhã desta sexta-feira, o Ford GT foi o mais rápido. Na segunda, o Viper Competition Coupé foi o grande dominador, com a melhor volta do dia: 1min19s695, com média horária de 166,91 km/hora. No final do dia, três carros norte-americanos – dois Viper e um Ford GT – despontavam como os mais velozes entre os supercarros da categoria, que também conta com modelos europeus, igualmente Ácones da esportividade, como os Lamborghini, Ferrari e Porsche.
A dupla responsável pela melhor volta do dia Alan Hellmeister e Fábio Casagrande. A alegria, misturada com seriedade, era visÁvel no box da equipe do melhor Viper na pista. “Foi um bom dia para a gente. Conseguimos trabalhar bem no acerto do carro e o resultado apareceu. Sei que precisamos melhorar ainda mais para brigar pela poleâ€, disse Hellmeister, piloto da Copa Vicar. Alguns competidores, como os atuais campeões Xandy Negrão e Andréas Mattheis, não acreditavam na força do Viper no traçado curitibano, baseando sua opinião no resultado de 2007, quando os Lamborghini dominaram amplamente. “Acho que este resultado mostra que o Viper é, sim, muito forte aqui nesta pista. E nós estamos apenas começandoâ€, disse Fábio Casagrande. “O carro está muito bem equilibrado, e andando junto com outros modelos sempre impÁ´s seu ritmo na pistaâ€, completou.
Fábio Casagrande explicou ainda o trabalho do time durante os treinos. Segundo ele, o papel de registrar voltas rápidas foi sempre do Hellmeister. “Tenho mais experiência com o carro e o Alan, conta com mais velocidade. Optamos em trabalhar em duas frentes: quando era para virar rápido, com pneus mais novos, ele ia para a pista. Quando era para sentir o carro em condições de corrida, ficar mais tempo na pista, eu assumia o comando. Trocamos muitas informações e conseguimos um bom entrosamentoâ€, explicou Casagrande.
A estréia do “Alemão†– Ingo Hoffmann fez seu primeiro treino oficial na GT3 Brasil nesta sexta-feira em Curitiba – ontem a categoria realizou treinos extras, que não são considerados como práticas do calendário. Nos treinos livres da quinta-feira, ele foi o mais rápido na chuva, mostrando toda sua gana de “novato†na categoria. “Ontem andei só na chuva. Hoje pude acelerar no seco e sentir todo o potencial do carro. O Boni (Paulo Bonifácio, seu companheiro no Lamborghini Gallardo) usou pneus mais novos e foi muito veloz que eu. Eu, com os pneus mais gastos, também estive rápido e constante. Amanhã, nas tomadas para o grid, vamos ser bem competitivosâ€, prevê Hoffmann.
Sobre o Lamborghini Gallardo que Hoffmann divide com Boni, não faltaram elogios. â€œÉ um baita carroâ€, desmanchou-se Ingo. “Estamos acostumados no Brasil a ver estas máquinas apenas em revistas especializadas e na TV. Pilotar um deles é muito prazeroso, legal mesmo. Trocar as marchas no volante, no sistema borboleta, também dá muito prazer. Não tenho muito que falar do carro, só elogiarâ€, finalizou um dos maiores nomes do automobilismo nacional.
Supercarro batido – Um dos Ferrari F430 não participou do segundo treino oficial desta sexta-feira. O modelo pilotado por Alan Khodair e Marcelo Hahn sofreu um forte acidente na primeira parte do treino, de manhã. Khodair, que pilotava no momento do acidente, descreveu o ocorrido: “No Esse de alta o Paulo Bonifácio rodou e voltou para o meio da pistaâ€, lembrou Khodair. “O Giuliano (Losacco) estava na minha frente e conseguiu desviar. Eu não tive tempo de fazer a manobra e joguei o carro na grama. Como estava muito molhado, o Ferrari não parou até bater na barreira de pneus. Sempre é uma pena bater um carro de corrida. Imagina bater um Ferrari! A gente pilota com todo cuidado para nada acontecer. Mas faz parte do automobilismoâ€, comentou Khodair. O Ferrari F430 da equipe Blausigel não sofreu nenhum dano mecânico, mas teve a carroceria de fibra do lado esquerdo dianteiro bastante danificada. Segundo a equipe, o F430 estará pronto para as tomadas de tempo de amanhã.
Neste sábado, os supercarros disputarão a pole position para as duas primeiras provas do ano, a partir das 11h25. Ainda no sábado, a categoria realiza a corrida de abertura da temporada, cuja largada está programada para 15h26.
Tempos combinados desta sexta-feira:
1 – Allan Hellmeister/Fábio Casagrande (Dodge Viper), 1m19s695
2 – Walter Salles/Ricardo Rosset (Ford GT), 1m19s942
3 – Xandy Negrão/Andreas Mattheis (Dodge Viper), 1m20s120
4 – Paulo Bonifacio/Ingo Hoffmann (Lamborghini Gallardo), 1m20s336
5 – Rafael Derani/Cláudio Ricci (Ferrari F430), 1m20s409
6 – Walter Derani/Giuliano Losacco (Ferrari F430), 1m20s754
7 – Wagner Ebrahim/Fabio Ebrahim (Dodge Viper), 1m20s939
8 – Renato Cattalini/Antonio Jorge Neto (Ferrari F430), 1m21s080
9 – Alceu Feldmann/Thiago Marques (Lamborghini Gallardo), 1m21s507
10 – Marcelo Hahn/Allam Khodair (Ferrari F430), 1m21s902
11 – Antonio Hermann/Valdeno Brito (Porsche 997), 1m22s047
12 – Leonardo Burti/Elias Nascimento Jr.(Dodge Viper), 1m22s432
13 – Abramo Mazzochi/Matheus Stumpf (Dodge Viper), 1m22s832
14 – Carlos Crespo/AmÁlcar Collares (Ferrari F430), 1m23s097