Stock: Briga por uma vaga na Super Final acirra no Rio de Janeiro

A primeira fase da Copa Nextel Stock Car 2009, aquela que define os dez pilotos que continuarão brigando pelo tÁ­tulo da temporada, vai chegando ao seu final. No dia 20 será disputada a etapa do Rio de Janeiro, sétima e penúltima antes da Super Final, e o momento é decisivo para os pilotos e equipes que pretendem seguir em busca da conquista da principal categoria do automobilismo nacional. Diante disso, a expectativa é de muito equilÁ­brio e determinação para conseguir os importantes pontos que garantirão uma das vagas da Super Final.

A programação no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá, ainda terá as outras três divisões da Stock Car: a quinta etapa da Copa Vicar, divisão de acesso da Copa Nextel; a sexta da Stock Jr, divisão de formação, e a quarta corrida da Pick Up Racing. A Rede Globo de Televisão mostrará a sétima etapa ao vivo, dentro do Esporte Espetacular, enquanto a Copa Vicar será mostrada pelo Speed Channel e RaceTV (www.racetv.com.br) e a Pick Up Racing terá transmissão pela Rede Vida, Speed Channel e RaceTV.

Em uma temporada marcada pelo equilÁ­brio e variação de vencedores, o único com vaga assegurada matematicamente até o momento é o bicampeão e atual lÁ­der, o carioca Cacá Bueno, da Red Bull Racing (Peugeot), que tem 91 pontos e não pode ser alcançado pelo 11º colocado. O paulista Marcos Gomes, da Dolly Racing (Chevrolet), em segundo, com 58 pontos, e o paraibano Valdeno Brito, da RCM Motorsport (Peugeot), em terceiro, com 55, estão em situação favorável e precisam de boas colocações para carimbar o passaporte para a segunda fase.

Mas ainda estão em jogo 50 pontos e a diferença entre os pilotos é muito pequena, muita coisa pode mudar nestas duas etapas que antecedem a Super Final, Rio de Janeiro, dia 20 de setembro, e Campo Grande, no dia 4 de outubro. Para colocar mais emoção na disputa, a história provou que tudo pode acontecer. Na temporada 2007, por exemplo, o sul-mato-grossense Hoover Orsi foi para a oitava etapa com apenas 1% de chances de conseguir a vaga, chegando a ser descartado pela maioria. Mas o piloto venceu a prova e a combinação de resultados acabou favorecendo e ele entrou na Super Classificação.

Os 20 pilotos mais bem colocados após a sexta etapa são os seguintes: 1) Cacá Bueno (RJ), 91; 2) Marcos Gomes (SP), 65; 3) Valdeno Brito (PB), 58; 4) Max Wilson (SP), 55; 5) Antonio Pizzonia (AM), 51; 6) Luciano Burti (SP), 48; 7) Ricardo MaurÁ­cio (SP), 47; 8) Átila Abreu (SP), 45; 9)Allam Khodair (SP) e AntÁ´nio Jorge Neto (SP), 42; 11) Paulo Salustiano (SP), 36; 12) Thiago Camilo (SP), 34; 13) Xandinho Negrão (SP), 33; 14) Daniel Serra (SP) e Ricardo Sperafico (PR), 32; 16) Giuliano Losacco (SP), 25; 17) Lico Kaesemodel (PR), 22; 18) NonÁ´ Figueiredo (SP), 19; 19) Alceu Feldmann (PR), 17; 20) David Muffato (PR), Duda Pamplona (RJ) e Felipe Maluhy (SP), 14.

Ingressos
Os ingressos para a sétima etapa já estão Á  venda e os fãs têm toda a comodidade dos canais Ticketmaster, internet, pelo site www.ticketmaster.com.br, telefone, (11) 2846-6000 e pontos de venda espalhados pelo paÁ­s, para prestigiarem o evento. Nesta semana ainda serão definidos os postos de venda na Cidade Maravilhosa. Mais informações como endereços dos pontos e preços podem ser obtidas no site oficial da categoria, www.stockcar.com.br.Â