F-Atlantic: Dirani participa dos treinos visando o inÁ­cio da temporada

Com a equipe campeã em 2005, o piloto aproveita para conhecer o novo carro e se prepara para a primeira etapa.


O brasileiro Danilo Dirani (Funcional Card / Perkons), de 23 anos, participou nestas terça e quarta-feiras (dias 21 e 22) dos treinos coletivos da temporada 2006 da Champ Car Atlantic, no Califórnia Speedway, nos Estados Unidos.

Em seu primeiro contato com o carro – agora com novas especificações – o piloto, que corre pela atual campeã da categoria, a Condor Motorsports, posicionou-se na 16ª colocação, fechando sua melhor volta em 59s854. Já no segundo dia seu desempenho foi melhor: 12º lugar, com 58s906.

Estes treinos iniciais, que contaram com 24 carros no primeiro dia e 29 no segundo, significam também o inÁ­cio da preparação de Dirani para a temporada da Atlantic. Serão 12 etapas, que acontecem nos Estados Unidos, Canadá e México. A abertura do campeonato será em Long Beach, no dia 9 de abril.

O fato de não ter ficado entre as primeiras posições não desanimou o piloto, uma vez que o carro é novo e, portanto, diferente do que ele havia testando no inÁ­cio do mês. Para Dirani, as mudanças colocaram todos na mesma situação, ou seja, começando do zero.

“Foram dois dias muito bons, em que coletamos bastante informação. O que aconteceu foi que alguns conseguiram um acerto melhor logo de cara com o novo carro. Outros tiveram de trabalhar mais um pouco e foi o nosso caso, especialmente no primeiro dia de treinos. No seguinte, melhoramos bastante”, disse Dirani.

Outro detalhe importante – que na opinião do piloto influenciou na classificação – é que nos dois dias os carros foram divididos em dois grupos. “Ontem, por exemplo, eu fui o terceiro no meu grupo. Mas os carros que andaram antes enfrentaram condições melhores da pista, que estava bem mais fria. Quando eu coloquei os pneus novos e virei minha melhor volta Á  tarde, a temperatura já havia subido uns 15 graus. De qualquer forma, o importante é que nos desenvolvemos bastante.”

Outro brasileiro na categoria, o mineiro Raphael Matos, terminou em oitavo no primeiro dia de treinos e foi o quinto na última sessão.

Dirani informou também que até o inÁ­cio do campeonato não haverá mais testes. “Vamos direto para a corrida de Long Beach. Não vai ser nada fácil ter apenas 50 minutos para acertar o carro em uma pista de rua e ir direto para a classificação, então temos de chegar lá com uma boa estratégia e aproveitar bem para aprender o traçado. Em um carro que ainda está em desenvolvimento, isso também vai depender muito da sorte”.

Confira os tempos dos pilotos nos primeiros treinos coletivos:

Terça-feira, 21

1) Jonathan Bomarito – PR1 Motorsports 58s666
2) Simon Pagenaud – Team Australia 58s694
3) James Hinchcliffe – Forsythe Champ. Racing 58s893
4) Andreas Wirth – Forsythe Champ. Racing 58s985
5) Graham Rahal – Mi-Jack Conquest Racing 59s037
6) Alex Barron – Polestar Racing Group 59s139
8) Raphael Matos – Sierra Sierra Enterprises 59s324
16) Danilo Dirani – Condor Motorsports 59s854


Quarta-feira, 22

1) Jonathan Bomarito – PR1 Motorsports 58s311
2) Stephen Simpson – Gelles Racing 58s389
3) James Hinchcliffe – Forsythe Champ. Racing 58s396
4) Graham Rahal – Mi-Jack Conquest Racing 58s508
5) Raphael Matos – Sierra Sierra Enterprises 58s551
6) Norbert Siedler – Brooks Associates Racing 58s556
12) Danilo Dirani – Condor Motorsports 58s906