F-Atlantic: Dirani participa dos treinos visando o início da temporada

Com a equipe campeã em 2005, o piloto aproveita para conhecer o novo carro e se prepara para a primeira etapa.


O brasileiro Danilo Dirani (Funcional Card / Perkons), de 23 anos, participou nestas terça e quarta-feiras (dias 21 e 22) dos treinos coletivos da temporada 2006 da Champ Car Atlantic, no Califórnia Speedway, nos Estados Unidos.

Em seu primeiro contato com o carro – agora com novas especificações – o piloto, que corre pela atual campeã da categoria, a Condor Motorsports, posicionou-se na 16ª colocação, fechando sua melhor volta em 59s854. Já no segundo dia seu desempenho foi melhor: 12º lugar, com 58s906.

Estes treinos iniciais, que contaram com 24 carros no primeiro dia e 29 no segundo, significam também o início da preparação de Dirani para a temporada da Atlantic. Serão 12 etapas, que acontecem nos Estados Unidos, Canadá e México. A abertura do campeonato será em Long Beach, no dia 9 de abril.

O fato de não ter ficado entre as primeiras posições não desanimou o piloto, uma vez que o carro é novo e, portanto, diferente do que ele havia testando no início do mês. Para Dirani, as mudanças colocaram todos na mesma situação, ou seja, começando do zero.

“Foram dois dias muito bons, em que coletamos bastante informação. O que aconteceu foi que alguns conseguiram um acerto melhor logo de cara com o novo carro. Outros tiveram de trabalhar mais um pouco e foi o nosso caso, especialmente no primeiro dia de treinos. No seguinte, melhoramos bastante”, disse Dirani.

Outro detalhe importante – que na opinião do piloto influenciou na classificação – é que nos dois dias os carros foram divididos em dois grupos. “Ontem, por exemplo, eu fui o terceiro no meu grupo. Mas os carros que andaram antes enfrentaram condições melhores da pista, que estava bem mais fria. Quando eu coloquei os pneus novos e virei minha melhor volta à tarde, a temperatura já havia subido uns 15 graus. De qualquer forma, o importante é que nos desenvolvemos bastante.”

Outro brasileiro na categoria, o mineiro Raphael Matos, terminou em oitavo no primeiro dia de treinos e foi o quinto na última sessão.

Dirani informou também que até o início do campeonato não haverá mais testes. “Vamos direto para a corrida de Long Beach. Não vai ser nada fácil ter apenas 50 minutos para acertar o carro em uma pista de rua e ir direto para a classificação, então temos de chegar lá com uma boa estratégia e aproveitar bem para aprender o traçado. Em um carro que ainda está em desenvolvimento, isso também vai depender muito da sorte”.

Confira os tempos dos pilotos nos primeiros treinos coletivos:

Terça-feira, 21

1) Jonathan Bomarito – PR1 Motorsports 58s666
2) Simon Pagenaud – Team Australia 58s694
3) James Hinchcliffe – Forsythe Champ. Racing 58s893
4) Andreas Wirth – Forsythe Champ. Racing 58s985
5) Graham Rahal – Mi-Jack Conquest Racing 59s037
6) Alex Barron – Polestar Racing Group 59s139
8) Raphael Matos – Sierra Sierra Enterprises 59s324
16) Danilo Dirani – Condor Motorsports 59s854


Quarta-feira, 22

1) Jonathan Bomarito – PR1 Motorsports 58s311
2) Stephen Simpson – Gelles Racing 58s389
3) James Hinchcliffe – Forsythe Champ. Racing 58s396
4) Graham Rahal – Mi-Jack Conquest Racing 58s508
5) Raphael Matos – Sierra Sierra Enterprises 58s551
6) Norbert Siedler – Brooks Associates Racing 58s556
12) Danilo Dirani – Condor Motorsports 58s906

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *