Indy 500: Pole-position das 500 milhas de Indianápolis saÁ­ neste sábado

Nesta terça-feira, dia 9 de maio, iniciam os treinos livres para a tradicionalÁ­ssima 500 milhas de Indianápolis. A etapa desse ano da Fórmula Indy marca a 90ª edição da prova mais famosa do planeta, que reúne mais de 400 mil pessoas no Indianápolis Motor Speedway, somente no dia da corrida. O baiano Tony Kanaan, da Andretti Green Racing, foi o pole-position do ano passado e disputará já neste sábado o “Pole Day”.

“Não tem como não sentir a mÁ­stica e a emoção deste autódromo”, disse Kanaan, que desembarcou no domingo no estado de Indiana. “O formato dos treinos, a premiação, o significado dessa prova, o público, ou seja, tudo é dobrado nas 500 milhas. Quando fui o pole em 2005, senti muito bem o que é Indianápolis. Foi uma mistura de ansiedade para largar com a satisfação de ser o primeiro em uma prova como essa”, destacou o brasileiro.

A 90ª edição será a quinta de Kanaan na carreira. Seu melhor resultado foi em 2004, quando cruzou a “brickyard” – linha final de tijolos que são mantidas desde a inauguração de autódromo – na segunda colocação. Com o equilÁ­brio das equipes após todas passarem a ser impulsionadas por motores Honda, Kanaan aposta nos treinos livres para encontrar o melhor acerto para o carro número 11.

“Os treinos serão importantÁ­ssimos, até porque na semana da corrida a gente só faz um warm up na sexta-feira. Então, vamos trabalhar na preparação do carro de classificação e também com a configuração de corrida. Nossa equipe está muito empolgada e motivada para essa prova e vamos aproveitar ao máximo a experiência e a competência da Andretti Green. O “Pole Day” será muito disputado e vamos fazer de tudo para estarmos bem”, destacou o baiano, campeão da Fórmula Indy com a Andretti Green em 2004 e vice em 2005.

Como disse Kanaan, a programação de Indianápolis é única. Por isso, mesmo que a largada para as 200 voltas no Indianápolis Motor Speedway seja somente no dia 28 de maio, a definição dos 20 primeiros dos 33 carros que alinharão no grid, acontece neste sábado (13) e domingo (14). Os pilotos farão durante toda semana 6 horas de treinos livres por dia desde amanhã (9) até sexta-feira (12).