IndyCar: Kanaan ressalta “novo rumo” da Fórmula Indy com o calendário de 2009

Tony é um dos poucos que já pilotou em todas as etapas.

A Fórmula Indy anunciou na quarta-feira (30) o calendário de 2009. Serão 18 provas, sendo oito delas em circuitos mistos e dez em ovais. Em relação ao formato deste ano, a prova de Homestead, em Miami, que até então abria o campeonato, agora encerra a temporada. Nashville deixa o certame e Long Beach e Toronto são as novidades. A etapa do Japão, em Motegi, agora é a penúltima da temporada. Para abrir e encerrar o campeonato na Flórida, a prova nas ruas de St.Petersburg, passa Á  ser a inaugural do calendário.


O brasileiro Tony Kanaan, da Andretti Green Racing, comentou sobre o calendário de 2009 da Fórmula Indy. “Será um desafio muito interessante, pois o campeonato fica cada vez mais diversificado. Nós teremos provas em circuitos mistos permanente e de rua, além dos ovais curtos, médios e o superspeedway de Indianápolis. Então, para ser campeão, não basta ser bom em um só tipo de prova, tem que ir bem em todos os tipos. Com certeza, é um calendário forte e segue o novo rumo que a categoria dá após a reunificação”, destacou o brasileiro, que no final de 2008, completa cinco anos defendendo a equipe Andretti Green Racing, com o retrospecto de um titulo (2004), vice-campeonato (2005), 13 vitórias, 10 pole-positions e vários recordes, entre eles, o de completar todas as voltas da temporada (2004), ou seja, 3.305 voltas.


Para Kanaan, além do calendário ter ficado mais longo, sem a seqüência de seis corridas consecutivas, como aconteceu nos últimos seis finais de semana desse ano, um ponto importante é a formatação de acordo com as caracterÁ­sticas semelhantes de cada pista, sem obrigar as equipes se desdobrarem nas mudanças. “Ficou bem melhor sem essa maratona de provas. Isso é bem desgastante tanto para o piloto, como para a equipe. Além disso, vamos ter no inÁ­cio dois circuitos de ruas e logo depois seis provas em ovais. Na seqüência, são mais três mistos…enfim, isso ajuda porque tecnicamente tudo muda de um oval para um misto”, explicou.


Além de ter a oportunidade de começar e terminar o campeonato na Flórida, estado onde Kanaan mora há 12 anos, o piloto da Andretti Green é um dos poucos que já andou em todas as 18 provas do calendário de 2009. “Com certeza, é uma coisa boa. Vimos no Canadá, na semana passada, como um circuito novo dificulta bastante, pois são poucos treinos. Sorte minha que já andei a América do Norte de ponta a ponta”, brinca o brasileiro.


Embora as notÁ­cias estão todas voltadas para 2009, o campeonato desse ano está em sua fase decisiva. Restam quatro corridas válidas pelo tÁ­tulo, além do GP da Austrália, confirmado pelos organizadores da Fórmula Indy, que acontecerá no dia 26 de outubro, mas não valerá pontos para o campeonato. Será a “festa” de comemoração da união com a extinta Champ Car. A próxima etapa será o GP de Kentucky, no dia 9 de Agosto, prova que tem o brasileiro Tony Kanaan como o atual vencedor.


Confira o calendário de 2009:



05 de abril: GP de St Petersburg – circuito misto de rua
19 de abril: GP de Long Beach – circuito misto de rua
26 de abril: GP de Kansas – oval de 1,5 milha
24 de maio: 500 Milhas de Indianápolis – oval de 2,5 milha
31 de maio: GP de Milwaukee – oval de 1 milha
06 de junho: GP do Texas – oval de 1,5 milha
21 de junho: GP de Iowa – oval de 0,875 milha
27 de junho: GP de Richmond – oval de 0,75 milha
05 de julho: GP de Watkins Glen – circuito misto permanente
12 de julho: GP de Toronto, Canadá – circuito misto de rua
26 de julho: GP de Edmonton, Canadá – circuito misto permanente
01 de agosto: GP de Kentucky – oval de 1,5 milha
09 de agosto: GP de Mid-Ohio – circuito misto permanente
23 de agosto: GP de Sonoma – circuito misto permanente
29 de agosto: GP de Chicago – oval de 1,5 milha
06 de setembro: GP de Detroit – circuito misto de rua
19 de setembro: GP de Motegi, Japão – oval de 1,5 milha
11 de outubro: GP de Miami – oval de 1,5 milha