IndyCar: Kanaan ressalta “novo rumo” da Fórmula Indy com o calendário de 2009

Tony é um dos poucos que já pilotou em todas as etapas.

A Fórmula Indy anunciou na quarta-feira (30) o calendário de 2009. Serão 18 provas, sendo oito delas em circuitos mistos e dez em ovais. Em relação ao formato deste ano, a prova de Homestead, em Miami, que até então abria o campeonato, agora encerra a temporada. Nashville deixa o certame e Long Beach e Toronto são as novidades. A etapa do Japão, em Motegi, agora é a penúltima da temporada. Para abrir e encerrar o campeonato na Flórida, a prova nas ruas de St.Petersburg, passa à ser a inaugural do calendário.


O brasileiro Tony Kanaan, da Andretti Green Racing, comentou sobre o calendário de 2009 da Fórmula Indy. “Será um desafio muito interessante, pois o campeonato fica cada vez mais diversificado. Nós teremos provas em circuitos mistos permanente e de rua, além dos ovais curtos, médios e o superspeedway de Indianápolis. Então, para ser campeão, não basta ser bom em um só tipo de prova, tem que ir bem em todos os tipos. Com certeza, é um calendário forte e segue o novo rumo que a categoria dá após a reunificação”, destacou o brasileiro, que no final de 2008, completa cinco anos defendendo a equipe Andretti Green Racing, com o retrospecto de um titulo (2004), vice-campeonato (2005), 13 vitórias, 10 pole-positions e vários recordes, entre eles, o de completar todas as voltas da temporada (2004), ou seja, 3.305 voltas.


Para Kanaan, além do calendário ter ficado mais longo, sem a seqüência de seis corridas consecutivas, como aconteceu nos últimos seis finais de semana desse ano, um ponto importante é a formatação de acordo com as características semelhantes de cada pista, sem obrigar as equipes se desdobrarem nas mudanças. “Ficou bem melhor sem essa maratona de provas. Isso é bem desgastante tanto para o piloto, como para a equipe. Além disso, vamos ter no início dois circuitos de ruas e logo depois seis provas em ovais. Na seqüência, são mais três mistos…enfim, isso ajuda porque tecnicamente tudo muda de um oval para um misto”, explicou.


Além de ter a oportunidade de começar e terminar o campeonato na Flórida, estado onde Kanaan mora há 12 anos, o piloto da Andretti Green é um dos poucos que já andou em todas as 18 provas do calendário de 2009. “Com certeza, é uma coisa boa. Vimos no Canadá, na semana passada, como um circuito novo dificulta bastante, pois são poucos treinos. Sorte minha que já andei a América do Norte de ponta a ponta”, brinca o brasileiro.


Embora as notícias estão todas voltadas para 2009, o campeonato desse ano está em sua fase decisiva. Restam quatro corridas válidas pelo título, além do GP da Austrália, confirmado pelos organizadores da Fórmula Indy, que acontecerá no dia 26 de outubro, mas não valerá pontos para o campeonato. Será a “festa” de comemoração da união com a extinta Champ Car. A próxima etapa será o GP de Kentucky, no dia 9 de Agosto, prova que tem o brasileiro Tony Kanaan como o atual vencedor.


Confira o calendário de 2009:



05 de abril: GP de St Petersburg – circuito misto de rua
19 de abril: GP de Long Beach – circuito misto de rua
26 de abril: GP de Kansas – oval de 1,5 milha
24 de maio: 500 Milhas de Indianápolis – oval de 2,5 milha
31 de maio: GP de Milwaukee – oval de 1 milha
06 de junho: GP do Texas – oval de 1,5 milha
21 de junho: GP de Iowa – oval de 0,875 milha
27 de junho: GP de Richmond – oval de 0,75 milha
05 de julho: GP de Watkins Glen – circuito misto permanente
12 de julho: GP de Toronto, Canadá – circuito misto de rua
26 de julho: GP de Edmonton, Canadá – circuito misto permanente
01 de agosto: GP de Kentucky – oval de 1,5 milha
09 de agosto: GP de Mid-Ohio – circuito misto permanente
23 de agosto: GP de Sonoma – circuito misto permanente
29 de agosto: GP de Chicago – oval de 1,5 milha
06 de setembro: GP de Detroit – circuito misto de rua
19 de setembro: GP de Motegi, Japão – oval de 1,5 milha
11 de outubro: GP de Miami – oval de 1,5 milha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *