F1: Organização atrasa largada do GP da Austrália

O Grande Prêmio da Austrália, que abre a temporada de Fórmula 1 neste final de semana, começará um pouco mais tarde com o objetivo de aumentar a audiência na televisão, segundo os organizadores. A largada foi atrasada das 14h local para as 15h30 (1h30 de BrasÁ­lia), para que mais europeus possam acompanhar a transmissão da prova.

Os organizadores afirmaram que esperam que a mudança de horário beneficie milhões de espectadores em todo o mundo. Por outro lado, os próprios organizadores também confirmaram que a partir de 2009 outra mudança de horário será efetuada para satisfazer o chefe da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, que havia ameaçado retirar a prova do calendário.


“Com o objetivo de satisfazer a vontade do senhor Ecclestone de aumentar a audiência em todo o mundo, decidimos fixar a largada Á s 17h (3h de BrasÁ­lia)”, declarou Ron Walker, diretor do Grande Prêmio da Austrália.


Walker indicou que há poucas chances de que a prova seja disputada Á  noite, já que o governo do estado de Victoria se nega a apoiar o custo financeiro da operação, estimado em 38 milhões de dólares (cerca de R$ 64 milhões).


Bernie Ecclestone havia ameaçado retirar a prova australiana do calendário a partir de 2010, quando expira seu contrato, se nada fosse feito para adaptar seu horário ao dos espectadores europeus. Ecclestone quer que a Austrália siga a linha de Cingapura, cujo Grande Prêmio será disputado Á  noite, no mês de setembro.



Fonte: AFP