F1: Toro Rosso avusa que dinheiro é decisivo para escolha de pilotos

Teoricamente Sébastien Bourdais, Sébastien Buemi e Takuma Sato estão todos no circuito de Barcelona nesta semana para a realização de um “vestibular” para saber quem são os dois mais capacitados para assumir o volante da Toro Rosso em 2009. Entretanto, de acordo com o que confirma o diretor da equipe italiana Franz Tost, a quantidade de dinheiro que cada um dos pilotos pode oferecer também influenciará na decisão final.

Atualmente contando com poucos patrocinadores, a Toro Rosso vê sua situação piorar não só devido Á  crise financeira que atormenta o mundo, mas também por causa da possibilidade cada vez mais real de Dietrich Mateschitz, dono da Red Bull, diminuir seu aporte financeiro Á  escuderia italiana. Assim, Tost fica sem opções a não ser recorrer a um piloto que possa trazer dinheiro aos cofres da pequena equipe.


” que eu gostaria mesmo é de um piloto talentoso com muito dinheiro”, disse o diretor em entrevista ao diário francês L’Equipe, reconhecendo que um possÁ­vel auxÁ­lio monetário será importante para os candidatos a garantir vaga na equipe. “Não tomaremos uma decisão antes do fim dos testes (em Barcelona)”.


Também consultado pela publicação de Paris, Sebastien Bourdais admitiu que a Toro Rosso lhe pediu um aporte financeiro para assegurar sua permanência na equipe pela qual estreou na elite do automobilismo. “Sim, pediram-me dinheiro, isso poderia ajudar na situação. Nunca foi minha filosofia ser um piloto pagante, mas para ficar na Fórmula 1…”.


Com o contrato já encerrado com a equipe italiana, o piloto francês luta contra Buemi e Sato em uma disputa que pode continuar até os próximos treinos coletivos, a serem realizados em Jerez de la Frontera entre 8 e 11 de dezembro.


Admitindo essa possibilidade, o tetracampeão da Fórmula Indy garante não esperar por uma definição rápida da Toro Rosso, uma das únicas equipes do grid que segue sem anunciar seus próximos representantes. “De qualquer forma, até que a equipe não encontre o financiamento necessário, haverá demora para o anúncio dos pilotos. Infelizmente, é um assunto puramente monetário”, concluiu.


Fonte: Gazeta Press