F1: Ferrari confirma Leclerc para testes de pneus nesta semana

Anunciado como piloto titular da Ferrari para 2019 no lugar de Kimi Raikkonen, Charles Leclerc terá a primeira oportunidade de guiar por sua futura equipe já nos próximos dias. Mesmo sob contrato com a Sauber, o jovem monegasco foi confirmado pela escuderia italiana como um dos pilotos, ao lado de Sebastian Vettel, que irá testar os pneus Pirelli durante quinta e sexta-feira no circuito de Paul Ricard, na França.

Além da Ferrari, a Mercedes também foi confirmada para os testes e terá Valtteri Bottas no comando do carro. A atividade é considerada de suma importância pela fornecedora, já que reúne duas das melhores equipes da Fórmula 1 justamente no encontro visto como o último para ajustes visando a construção dos compostos que serão utilizados na próxima temporada mediante aprovação da FIA.

Tanto Mercedes quanto a Ferrari já realizaram testes de pneus simulando as provas do próximo ano, mas em condições de pista molhada. As atividades desta semana serão em pista seca. “Ainda estamos desenvolvendo o produto para o ano que vem. O teste é, como de costume, cego para eles. Estamos avaliando um número de construções e estamos vendo também novos componentes”, disse Mario Isola, chefe da Pirelli na Fórmula 1.

“Em termos de construção, estamos no fim de nosso processo de desenvolvimento, porque o dia 1º de outubro é nosso prazo final para fornecer os dados para a nova construção, então é a validação final. Testamos construções diferentes durante o ano, indo em direção Á  construção final para o ano que vem”, ressaltou o dirigente.

De acordo com a programação da categoria e da fornecedora, os testes seguintes aos desta semana serão com a Renault em Suzuka, após o GP do Japão, e a Sauber depois do GP do México. Nesse ponto, as atividades serão focadas nos compostos. Os pneus definitivos para 2019 estarão disponÁ­veis para todas as equipes ao fim do Grande Prêmio de Abu Dhabi, último da temporada.