ALMS: Audi faz 1º e 2º na última prova do ano

A dupla Marco Werner/ Lucas Luhr, num Audi R10 TDI da Audi Sport North America, venceu no sábado (18/10), em Lagna Seca, nos EUA, a última etapa da temporada. Seus parceiros de equipe, Emanuele Pirro/ Christijan Albers terminaram em 2º, seguidos pela dupla Franck Montagny/ Tony Kannan, num Acura ARX-01b da Andretti-Green Racing.

Saindo da pole-position David Brabham, num Acura ARX-01b da Highcroft Racing, liderou as 17 primeiras voltas, sendo superado por Gil de Ferran, num Acura ARX-01B da de Ferran Motorsports. Em uma relargada, com 71 minutos de corrida, Luhr assumiu a liderança. Somente na primeira hora de disputas, foram cinco bandeiras amarelas, o que ajudou os Audi, que haviam largado apenas na 5ª fila, a ganharem posições, ao usarem a potencia do motor diesel.


Com a variedade de estratégias adotadas, devido à quantidade de bandeiras amarelas, os Audi caíram para 5º e 6º. Outra bandeira amarela, faltando uma hora e meia para o termino da etapa, colocou os carros alemães de volta a luta, com Pirro indo para a ponta, depois de um contato entre Romain Dumas, num Porsche RS Spyder da Penske Racing e Simon Pagenaud, num Acura ARX-01B da de Ferran Motorsports.


A bandeira foi causada por Sascha Maassen, que liderava com seu Porsche RS Spyder da Penske Racing. Depois de seu parceiro Patrick Long danificar o carro, em um toque com Montagny, Maaassen foi para a ponta, quando os lideres pararam nos pits, em bandeira amarela. Com os pneus frios ele foi para a brita na relargada.


Pirro, se despedindo da Audi após quinze anos, segurou o Acura de Kanaan o bastante para permitir a aproximação de Werner, que superou o brasileiro.


Contudo, há quarenta minutos para o fim da temporada, na última curva antes da derradeira relargada da prova, que teve um total de 12 bandeiras amarelas, Pirro escorregou, com Werner passando o parceiro. Foi a sexta vitória no geral de Werner/Luhr e oitava na classe LMP1.


Depois de uma intensa disputa entre Kanaan e Pagenaud pelo terceiro lugar e a vitória na classe LMP2, o brasileiro conquistou o último lugar no pódio, com apenas 0s054 de vantagem.


A dupla Romain Dumas/ Timo Bernhard, terminou em 4º, seguida pela dupla Helio Castroneves/ Ryan Briscoe, num Porsche RS Spyder da Penske Racing. David Brabham/ Scott Sharp tiveram problemas de direção no Acura, perdendo seis voltas. Terminaram em 15º.


Com o novo Radical SR10 ERA, movido a bio-diesel, a dupla Hideki Noda/ Andrew Prendeville, da ECO Racing, abandonou na 46ª volta.


Pela classe GT1, vitória da dupla Oliver Gavin/ Olivier Beretta, num Corvette C6.R da Corvette Racing.


A dupla Dirk Muller/ Dominik Farnbacher, numa Ferrari 430 GT da Tafel Racing, venceu depois de uma intensa batalha com a Ferrari 430 GT da Risi Competizione, com o brasileiro Jaime Melo e Mika Salo.


Final:


1.    P1  1.  L.Luhr, M.Werner  Audi Sport North America  Audi R10 TDI  145  voltas
2.    P1  2.  E.Pirro, C.Albers  Audi Sport North America  Audi R10 TDI  145
3.    P2  1.  F.Montagny, T.Kanaan  Andretti Green Racing  Acura ARX-01b  145
4.    P2  2.  G.de Ferran, S.Pagenaud  de Ferran Motorsports  Acura ARX-01B  145 
5.    P2  3.  R.Dumas, T.Bernhard  Penske Racing  Porsche RS Spyder  145  
6.    P2  4.  H.Castroneves, R.Biscoe  Penske Racing  Porsche RS Spyder  145  
7.    P2  5.  C.Dyson, G.Smith  Dyson Racing  Porsche RS Spyder  145
8.    P2  6.  B.Leitzinger, M.Franchitti  Dyson Racing  Porsche RS Spyder  144   
9.    P2  7.  A.Fernandez, L.Diaz  Fernandez Racing  Acura ARX-01b  144 
10.    P2  8.  S.Maassen, P.Long  Penske Racing  Porsche RS Spyder  144   
11.    P1  3.  G.Jeannette, J.Mowlem, S.Johansson  Corsa Motorsports  Ferrari 430 GT  142  
12.    GT1  1.  O.Gavin, O.Beretta  Corvette Racing  Corvette C6.R  139 
13.    GT1  2.  J.O’Connell, J.Magnussen  Corvette Racing  Corvette C6.R  139 
14.    GT2  1.  D.Farnbacher, D.Muller  Tafel Racing  Ferrari 430 GT  139 
15.    P2  9.  D.Brabham, S.Sharp  Highcroft Racing  Acura ARX-01b  139 
16.    GT2  2.  M.Salo, J.Melo  Risi Competizione  Ferrari 430 GT  139 
17.    GT2  3.  D.Werner, B.Miller  Farnbacher Loles Racing  Porsche 911 GT3 RSR  138 
18.    P1  4.  J.Campbell-Walter, S.Simpson, L.Halliday  Creation Autosportif  Creation CA07 Aim  138
19.    GT2  4.  T.Milner, J.Hand  Panoz Team PTG  Panoz Esperante  137 
20.    GT2  5.  J.van Overbeek, P.Pilet  Flying Lizard Motorsports  Porsche 911 GT3 RSR  137 
21.    GT2  6.  S.Neiman, D.Law, L.Pechnik  Flying Lizard Motorsports  Porsche 911 GT3 RSR  135
22.    GT2  7.  B.Aucott, P.Kaffer  JMB Racing  Ferrari 430 GT  134  
23.    GT2  8.  P.Drayson, J.Cocker  Drayson-Barwell  Aston Martin Vantage  134 
24.    GT2  9.  T.Pappas, A.Lazzaro, A.Pilgrim  Black Swan Racing  Doran Ford GT-R  133   
25.    GT2  10.  J.Bergmeister, W.Henzler  Flying Lizard Motorsports  Porsche 911 GT3 RSR  133 
26.    GT2  11.  A.Figge, P.Ehret, H.Brix  Tafel Racing  Ferrari 430 GT  132  
27.    GT2  12.  T.Krohn, N.Jonsson  Risi Competizione  Ferrari 430 GT  129
28.    GT2  13.  A.Robertson, D.Murry, D.Robertson  Robertson Racing  Doran Ford GT-R  129 
29.    GT2  14.  J.Feinberg, C.Hall  Primetime Race Group  Dodge Viper Comp Cou  112    
30.    P2  10.  G.Bonilla, B.Devlin, R.Matos  B-K Motorsports  Mazda Lola B07-46  106  
31.    P1  5.  J.Field, C.Field, R.Berry  Intersport Racing  Lola B06/10 AER  102 
32.    P1  6.  C.McMurry, T.Burgess  Autocon Motorsports  Creation CA07-002 Ju  87 
33.    P1  7.  H.Noda, A.Prendeville  ECO Racing  Radical SR10 AER  46
34.    GT2  15.  N.Pastorelli, F.Pastorelli, M.Basseng  VICI Racing  Porsche 911 GT3 RSR  17 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *