A dupla Marco Werner/ Lucas Luhr, num Audi R10 TDI da Audi Sport North America, venceu no sábado (18/10), em Lagna Seca, nos EUA, a última etapa da temporada. Seus parceiros de equipe, Emanuele Pirro/ Christijan Albers terminaram em 2º, seguidos pela dupla Franck Montagny/ Tony Kannan, num Acura ARX-01b da Andretti-Green Racing.
Saindo da pole-position David Brabham, num Acura ARX-01b da Highcroft Racing, liderou as 17 primeiras voltas, sendo superado por Gil de Ferran, num Acura ARX-01B da de Ferran Motorsports. Em uma relargada, com 71 minutos de corrida, Luhr assumiu a liderança. Somente na primeira hora de disputas, foram cinco bandeiras amarelas, o que ajudou os Audi, que haviam largado apenas na 5ª fila, a ganharem posições, ao usarem a potencia do motor diesel.
Com a variedade de estratégias adotadas, devido Á quantidade de bandeiras amarelas, os Audi caÁram para 5º e 6º. Outra bandeira amarela, faltando uma hora e meia para o termino da etapa, colocou os carros alemães de volta a luta, com Pirro indo para a ponta, depois de um contato entre Romain Dumas, num Porsche RS Spyder da Penske Racing e Simon Pagenaud, num Acura ARX-01B da de Ferran Motorsports.
A bandeira foi causada por Sascha Maassen, que liderava com seu Porsche RS Spyder da Penske Racing. Depois de seu parceiro Patrick Long danificar o carro, em um toque com Montagny, Maaassen foi para a ponta, quando os lideres pararam nos pits, em bandeira amarela. Com os pneus frios ele foi para a brita na relargada.
Pirro, se despedindo da Audi após quinze anos, segurou o Acura de Kanaan o bastante para permitir a aproximação de Werner, que superou o brasileiro.
Contudo, há quarenta minutos para o fim da temporada, na última curva antes da derradeira relargada da prova, que teve um total de 12 bandeiras amarelas, Pirro escorregou, com Werner passando o parceiro. Foi a sexta vitória no geral de Werner/Luhr e oitava na classe LMP1.
Depois de uma intensa disputa entre Kanaan e Pagenaud pelo terceiro lugar e a vitória na classe LMP2, o brasileiro conquistou o último lugar no pódio, com apenas 0s054 de vantagem.
A dupla Romain Dumas/ Timo Bernhard, terminou em 4º, seguida pela dupla Helio Castroneves/ Ryan Briscoe, num Porsche RS Spyder da Penske Racing. David Brabham/ Scott Sharp tiveram problemas de direção no Acura, perdendo seis voltas. Terminaram em 15º.
Com o novo Radical SR10 ERA, movido a bio-diesel, a dupla Hideki Noda/ Andrew Prendeville, da ECO Racing, abandonou na 46ª volta.
Pela classe GT1, vitória da dupla Oliver Gavin/ Olivier Beretta, num Corvette C6.R da Corvette Racing.
A dupla Dirk Muller/ Dominik Farnbacher, numa Ferrari 430 GT da Tafel Racing, venceu depois de uma intensa batalha com a Ferrari 430 GT da Risi Competizione, com o brasileiro Jaime Melo e Mika Salo.
Final:
1. P1 1. L.Luhr, M.Werner Audi Sport North America Audi R10 TDI 145 voltas
2. P1 2. E.Pirro, C.Albers Audi Sport North America Audi R10 TDI 145
3. P2 1. F.Montagny, T.Kanaan Andretti Green Racing Acura ARX-01b 145
4. P2 2. G.de Ferran, S.Pagenaud de Ferran Motorsports Acura ARX-01B 145
5. P2 3. R.Dumas, T.Bernhard Penske Racing Porsche RS Spyder 145
6. P2 4. H.Castroneves, R.Biscoe Penske Racing Porsche RS Spyder 145
7. P2 5. C.Dyson, G.Smith Dyson Racing Porsche RS Spyder 145
8. P2 6. B.Leitzinger, M.Franchitti Dyson Racing Porsche RS Spyder 144
9. P2 7. A.Fernandez, L.Diaz Fernandez Racing Acura ARX-01b 144
10. P2 8. S.Maassen, P.Long Penske Racing Porsche RS Spyder 144
11. P1 3. G.Jeannette, J.Mowlem, S.Johansson Corsa Motorsports Ferrari 430 GT 142
12. GT1 1. O.Gavin, O.Beretta Corvette Racing Corvette C6.R 139
13. GT1 2. J.O’Connell, J.Magnussen Corvette Racing Corvette C6.R 139
14. GT2 1. D.Farnbacher, D.Muller Tafel Racing Ferrari 430 GT 139
15. P2 9. D.Brabham, S.Sharp Highcroft Racing Acura ARX-01b 139
16. GT2 2. M.Salo, J.Melo Risi Competizione Ferrari 430 GT 139
17. GT2 3. D.Werner, B.Miller Farnbacher Loles Racing Porsche 911 GT3 RSR 138
18. P1 4. J.Campbell-Walter, S.Simpson, L.Halliday Creation Autosportif Creation CA07 Aim 138
19. GT2 4. T.Milner, J.Hand Panoz Team PTG Panoz Esperante 137
20. GT2 5. J.van Overbeek, P.Pilet Flying Lizard Motorsports Porsche 911 GT3 RSR 137
21. GT2 6. S.Neiman, D.Law, L.Pechnik Flying Lizard Motorsports Porsche 911 GT3 RSR 135
22. GT2 7. B.Aucott, P.Kaffer JMB Racing Ferrari 430 GT 134
23. GT2 8. P.Drayson, J.Cocker Drayson-Barwell Aston Martin Vantage 134
24. GT2 9. T.Pappas, A.Lazzaro, A.Pilgrim Black Swan Racing Doran Ford GT-R 133
25. GT2 10. J.Bergmeister, W.Henzler Flying Lizard Motorsports Porsche 911 GT3 RSR 133
26. GT2 11. A.Figge, P.Ehret, H.Brix Tafel Racing Ferrari 430 GT 132
27. GT2 12. T.Krohn, N.Jonsson Risi Competizione Ferrari 430 GT 129
28. GT2 13. A.Robertson, D.Murry, D.Robertson Robertson Racing Doran Ford GT-R 129
29. GT2 14. J.Feinberg, C.Hall Primetime Race Group Dodge Viper Comp Cou 112
30. P2 10. G.Bonilla, B.Devlin, R.Matos B-K Motorsports Mazda Lola B07-46 106
31. P1 5. J.Field, C.Field, R.Berry Intersport Racing Lola B06/10 AER 102
32. P1 6. C.McMurry, T.Burgess Autocon Motorsports Creation CA07-002 Ju 87
33. P1 7. H.Noda, A.Prendeville ECO Racing Radical SR10 AER 46
34. GT2 15. N.Pastorelli, F.Pastorelli, M.Basseng VICI Racing Porsche 911 GT3 RSR 17