IndyCar: Lotus oficializa fim de sua operação de motores na Indy

Empresa foi fornecedora de motores da categoria na temporada 2012

A Indy anunciou nesta sexta-feira que Lotus está deixando a categoria. A marca inglesa entrou na competição em 2012 como fornecedora de motores, mas enfrentou várias dificuldades.

O trabalho da marca inglesa no campeonato foi problemático desde o começo. Ainda em 2011, após ser anunciada como fornecedora ao lado de Chevrolet e Honda, ela passava por um momento conturbado em que estava sendo vendida.

Com isso, o seu programa de desenvolvimento ficou atrasado e as equipes com que tinha acordo fizeram uma pré-temporada bastante curta. Para piorar, no inÁ­cio do campeonato, a Lotus mostrou que não tinha capacidade para suprir todos os quatro times e teve que abrir mão de continuar com Dragon e BHA.

Só que, diante do péssimo desempenho do motor Lotus, a Dreyer & Reinbold também resolveu deixar a marca, deixando-a apenas com a HVM.

Os problemas continuaram durante todo o ano e a HVM frequentou constantemente as últimas posições do grid, sendo desclassificada em várias provas em circuito ovais por não conseguir manter um tempo mÁ­nimo exigido nas primeiras voltas das corridas.

Em comunicado oficial, Brian Barnhart, presidente de operações e de estratégia da IndyCar, afirmou que entende a decisão da empresa. “A Lotus tomou uma decisão de negócio em não voltar em 2013 e pediu para ser liberada. Desejamos tudo de bom para eles e vamos recebê-los bem uma nova participação deles no futuro”, declarou.

Chefe de operações da Lotus, Aslam Farikullah explicou que a marca escolheu se dedicar a outras competições como estratégia global de marketing. “Não foi uma decisão fácil e a Lotus não descarta voltar ao campeonato no futuro. Por enquanto, vamos focar em atividades de negócio do núcleo como um dos principais fabricantes de carros esportivos e consultoria mundo de engenharia”, disse.

A Indy ficará com apenas duas fornecedoras de motores em 2013, Chevrolet e Honda, que já foram as duas principais concorrentes na última temporada.

Fonte: tazio.com.br