ALMS: Christian disputa as 12h de Sebring neste sábado

Piloto brasileiro faz sua primeira corrida com a Andretti Green na ALMS.

Desde o anúncio de sua contratação no final do ano passado, o piloto Christian Fittipaldi aguarda o início desta semana. Nesta segunda-feira (10) começam os treinos preparatórios para as 12h de Sebring, primeira e principal prova do calendário 2008 da American Le Mans Series, a ALMS. Contratado pela Andretti Green Racing para defendê-la durante toda a temporada junto com o norte-americano Bryan Herta, especialmente em Sebring, a dupla terá o reforço do jovem Marco Andretti, filho do dono da equipe, Michael Andretti, e que corre o calendário regular da Fórmula Indy. A prestigiada prova na Flórida, inicia neste sábado (15), às 12h05 (horário de Brasília). Ao todo, 35 carros estão inscritos entre as quatro divisões: LMP1, LMP2, GT1 e GT2.  A Andretti Green, que tem a nova geração do protótipo da Acura, o modelo ARX-01B, na categoria LMP2, é a atual campeã das 12h de Sebring, quando venceu em 2007 na estréia do programa em parceria com a Acura, contando com o próprio Herta, além de Dario Franchitti e do baiano Tony Kanaan.


 


“Trabalhamos bastante desde o final do ano passado pensando neste momento e estamos muito confiantes até aqui. Nossa simulação de corrida foi ótima, além dos outros treinos que fizemos visando essa prova. As 12h de Sebring é uma corrida especial para esse novo desafio da minha carreira, por isso vou me dedicar muito para conquistarmos um ótimo resultado para a AGR e para a Acura”, destacou o piloto, que passou pelas principais categorias do automobilismo mundial, entre elas, Fórmula 1, Fórmula Indy e Nascar, e também tem larga experiência nas corridas de longa duração, como as 24h de Le Mans, 24h de Daytona, 24h de Spa e as Mil Milhas Brasileiras.


 


Christian comentou sobre o novo protótipo da Acura – linha de luxo da Honda-, que na ALMS tem o suporte da divisão de competições da montadora na América do Norte, a HPD. “O carro é bem divertido de guiar. Ano passado, foi o primeiro ano da Acura na ALMS e eles aprenderam muito, e isso foi traduzido em desempenho no novo modelo. O carro é mais leve e tem uma tocada bem agressiva. A gente não pode falar muita coisa de uma corrida que tem 12h de duração, pois tudo pode acontecer, mas o nosso time está muito entusiasmado”, emendou o paulista.


 


Além de Fittipaldi, Andretti e Herta, outros grandes nomes farão parte da disputa. Pedro Lamy, Rinaldo Capello, Allan Mcnish, Timo Bernhard, Scott Sharp, Adrian Fernandez, Jan Magnussen, Maxis Papis, Mika Salo e o outro representante brasileiro, Jaime Mello Jr, atual campeão na categoria GT2, também farão parte da tradicional disputa. Vale ressaltar as máquinas que serão pilotadas pelos nomes mencionados, como os protótipos da Audi, Peugeot, Porsche, Mazda, Judd e Zytec, além dos modelos GTs, à começar pela Ferrari 430, Aston Martin DBR 9, Corvette CR6, Porsche 911 entre outros. Os treinos livres iniciam nesta segunda-feira (10). A classificação oficial que definirá o grid de largada acontece na quinta-feira (13). No Brasil, a prova será transmitida ao vivo pelo canal Speed.


 


Acompanhe a programação:


 


Segunda-feira (10)


Treino livre – 12h50 às 14h20 (todos em horário de Brasília)


Treino Livre – 18h10 às 19h40


 


Terça-feira (11)


 


Treino Livre – 14h30 às 17h


 


Quarta-feira (12)


 


Treino livre – 12h às 12h55


Treino Livre – 16h25 às 17h10


 


Quinta-feira (13)


 


Treino Livre – 12h15 às 13h10


Classificação oficial – 17h35


Treino livre noturno – 21h15 às 23h


 


Sexta-feira (14)


 


Treino livre – 11h55 às 12h55


 


Sábado (15)


 


Warm Up – 9h30 às 9h50


LARGADA – 12h05 às 0h05

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *