ALMS: De Ferran conquista pódio em sua estréia na ALMS

Brasileiro e o companheiro Simon Pagenaud terminam em terceiro na etapa de Utah.

A equipe de Ferran Motorsports, patrocinada pela Panasonic, conquistou neste domingo (dia 18) um pódio em sua estréia na categoria LMP2 da American Le Mans Series. O brasileiro Gil de Ferran e o francês Simon Pagenaud terminaram em terceiro lugar com o modelo Acura ARX-01b no circuito Miller Motorsports Park, em Salt Lake City, Utah (EUA).

A vitória ficou com a dupla Timo Bernhard (Ale) e Romain Dumas (Fra), da equipe Penske, pilotando um Porsche RS Spyder. Eles fizeram dobradinha com Sascha Maassen (Ale) e Patrick Long (EUA), também da Penske, que terminaram em segundo.

De Ferran, que havia registrado o segundo melhor tempo no classificatório de sábado (17), foi obrigado a largar no fim do pelotão, perdendo seu lugar na primeira fila, já que a escapada na última volta da tomada de tempos forçou a equipe a trocar os pneus de seu carro antes da corrida.

Durante a prova, o ex-campeão da Indy 500 e bicampeão da CART veio ganhando posições sem parar nos boxes até o primeiro período do safety car na pista. Gil assumiu a liderança da categoria depois de 73 minutos de prova, antes de passar a pilotagem para Pagenaud.

O jovem francês continuou mostrando força com a equipe, marcando a melhor volta da corrida e liderando a prova na marca de 2h05min.

Apesar de problemas de comunicação via rádio com a equipe, Pagenaud fez seu último pit stop cinco minutos mais tarde que os demais competidores para reabastecimento e troca de pneus. O piloto voltou entre os primeiros e finalizou a etapa na terceira posição.

“Foi realmente um dia maravilhoso para nós. Conquistar um pódio e terminar tão próximo do líder é um resultado fantástico. Tive de ser cuidadoso largando de trás, mas o carro certamente tinha uma boa velocidade. Não poderia estar mais satisfeito”, declarou Gil, que desde o final de 2003 não disputava uma prova oficial.

“O Simon fez um trabalho brilhante no final, mas para mim que estava nos boxes os 10 minutos finais pareciam não ter fim”, lembrou o brasileiro.

“Temos agora um longo intervalo antes da próxima etapa, em Lime Rock, então teremos oportunidade de reunir dados, ‘respirar’ e testar para estarmos preparados para a nossa segunda corrida. Gostaria de agradecer novamente à Acura, à Panasonic e a todos da equipe. Todos estamos muito felizes por esse dia”, completou de Ferran.

A próxima etapa da American Le Mans Series acontecerá nos dias 11 e 12 de julho.

Os melhores em Salt Lake City:

1. Dumas/Bernhard Porsche RS Spyder 2h45min34s653
2. Maassen/Long Porsche RS Spyder a 22s656
3. de Ferran/Pagenaud Acura ARX-01B a 26s839
4. Leitzinger/Franchitti Porsche RS Spyder a 46s121
5. Fernandez/Diaz Acura ARX-01b a 1min11s950
6. Dyson/Smith Porsche RS Spyder a 1 volta
7. Luhr/Werner Audi R10 TDI a 1 volta
8. Herta/Fittipaldi Acura ARX-01b a 2 voltas
9. Bonilla/Devlin Mazda Lola B07-46 a 3 votlas
10.O’Connell/Magnussen Corvette C6.R a 8 voltas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *