ALMS: Jaime Melo vai à pista em St. Peterburg em busca de nova vitória na American Le Mans

Vencedor das 12 Horas de Sebring, brasileiro da Ferrari volta à Flórida com objetivo de manter liderança do campeonato na classe GT2.

Duas semanas depois de conquistar sua segunda vitória nas 12 Horas de Sebring, corrida que deu início à temporada da American Le Mans Series, Jaime Melo Júnior volta à pista nesta sexta-feira (3), nos treinos livres e classificatórios da segunda etapa. A corrida será disputada no sábado (4) no circuito de rua de St. Petersburg, na Flórida, na programação das provas que vão abrir os campeonatos da Fórmula Indy Lights e da Fórmula Indy.

O brasileiro pilota a Ferrari da Risi Competizione e é líder da classe GT2, graças à vitória em Sebring, que conquistou ao lado do alemão Pierre Kaffer e do finlandês Mika Salo. O trio terminou aquela corrida duas voltas à frente do carro da equipe que obteve o segundo lugar, tendo liderado desde a segunda hora de disputa após largar da última posição do grid. Para St. Petersburg, Melo admite que as dificuldades tendem a ser mais significativas.

“Não se pode tomar como parâmetro uma corrida de 12 horas, onde o que manda, mesmo, é a eficiência da estratégia. Tivemos um carro competitivo lá em Sebring e aproveitamos isso para vencer. Várias outras equipes também tinham ótimos carros, mas enfrentaram problemas que nós não enfrentamos”, lembra. “A corrida de St. Peterburg é curta, tem menos de duas horas, e também há poucos treinos. As coisas têm de dar certo desde o início”, alerta.

Campeão da American Le Mans Series em 2007 correndo como parceiro de Salo, Melo terá o alemão Kaffer como companheiro neste ano. Ele acredita que o número de candidatos diretos à vitória na corrida deste sábado será maior. “Nós sabemos que esta é uma corrida que não admite erros ou problemas, porque não há tempo hábil para recuperar um eventual prejuízo. A meta é manter a liderança do campeonato, temos boa chance de conseguir isso”, avaliza.

A programação da segunda etapa da American Le Mans Series prevê para esta sexta-feira duas sessões de treinos livres, cada uma com duração de 60 minutos, a partir das 9h05 e das 14h05. Os treinos classificatórios terão início às 15h15. A corrida de sábado terá largada às 14h20, para 115 minutos de disputas. Todos os horários são referentes a Brasília. Após a realização de uma etapa, a classificação da classe GT2 é a seguinte:
 
1º) Jaime Melo/Mika Salo/Pierre Kaffer (BRA/FIN/ALE), 30
Risi Competizione, Ferrari F430 GT
 
2º) Luis Companc/Mathias Russo/Gianmaria Bruni (ARG/ARG/ITA), 26
Advanced Engineering Pecom Racing Team, Ferrari 430 GT
 
3º) Dominik Farnbacher/Ian James (ALE/EUA), 23
Panoz Team PTG, Panoz Esperante GTLM-Ford
 
4º) Jörg Bergmeister/Patrick Long/Marc Lieb (ALE/EUA/ALE), 20
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR
 
5º) Darren Law/Seth Neiman/Johannes van Overbeek (EUA/EUA/EUA), 18
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR
 
6º) Tracy Krohn/Nic Johnson/Eric van de Poele (EUA/EUA/BEL), 16
Risi Competizione, Ferrari F430 GT
 
7º) David Robertson/Andrea Robertson/David Murry (EUA/EUA/EUA), 14
Robertson Racing, Doran Designs-Ford
 
8º) Wolf Henzler/Dirc Werner/Richard Lietz (ALE/ALE/AUT), 13
Farnbacher Loles Racing, Porsche 911 GT3 RSR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *