F-3 Alemã: Rafael Suzuki é o mais rápido no inicio da pré-temporada em Nürburgring

Único representante brasileiro na categoria tedesca, piloto paulista começou os trabalhos de desenvolvimento do carro com dois dias de treinos exclusivos das equipes que utilizam motores Volkswagen.

A temporada 2009 da Fórmula 3 Alemã começou definitivamente nesta quarta e quinta-feira (2/4) para o piloto brasileiro Rafael Suzuki (SV Labs). Com contrato renovado pela equipe Performance Racing, Suzuki esteve em Nürburgring para as primeiras sessões de treinos de pré-temporada, e deixou o circuito como o mais rápido nos dois dias de testes realizados. Ele se destacou, também, pelo ritmo forte e constante imposto nas simulações de corrida.

 

Os treinos foram exclusivos das equipes que utilizarão motores Volkswagen neste ano, e serviram, também, para a checagem de novos componentes desenvolvidos pela fabricante de chassi Dallara. A Fórmula 3 Alemã já tem 26 carros confirmados para o campeonato de 2009.

 

“Tivemos dois dias muito produtivos, e completei mais de 100 voltas sem ter nenhum problema mecânico. Andamos no circuito curto de Nürburgring, e por isso não temos referências precisas do desempenho do carro em relação a todas as equipes, mas pude perceber que nosso novo motor é muito bom e, também, bastante confiável”, apontou Suzuki, que somente nesta quinta-feira completou três sessões de uma hora de testes, em um total de mais de 80 voltas.

 

O brasileiro começou o dia a meio segundo do melhor tempo da pista na parte da manhã, mas encerrou os ensaios, já com o segundo jogo de pneus novos, sendo um décimo mais rápido que o belga Laurens Vanthoor – sexto colocado no GP de Macau de 2008 e um dos nomes a serem batidos na F-3 Alemã neste ano. Já em ritmo de corrida, ele marcou seguidas voltas mais rápidas que os demais pilotos do teste, e acabou vencendo a “corrida virtual” realizada nesta quinta-feira.

 

“Na Fórmula 3 o treino de classificação é muito importante, e este será nosso principal foco nos próximos treinos. Ontem e hoje pudemos perceber que estamos bem para o ritmo de corrida, e que o carro é bastante confiável”, acrescentou Rafael Suzuki.

 

O brasileiro havia passado a semana anterior na sede da Performance Racing, na Inglaterra, acompanhando toda a montagem dos carros. “Os chassis foram completamente desmontados no final da temporada passada, e agora remontados com peças novas, como o assoalho que recebemos da Dallara”, disse o piloto.

 

Ainda antes da primeira etapa do campeonato, marcada para os dias 12 e 13 de abril em Oschersleben, Rafael participa de outros três dias de treino. O primeiro será no dia 06, em Lauzits, e logo em seguida ele parte para mais dois dias de testes coletivos da categoria – marcados para 08 e 09 de abril. Melhor piloto entre os que correram com motores Opel na temporada passada, Rafael Suzuki prevê uma temporada competitiva no ano em que a Performance Racing se tornou o principal time da Volkswagen na categoria.

 

“Estou confiante para esta temporada. Além de já conhecer todo o esquema de trabalho da equipe e as pistas que compõem o calendário, a chegada da Volkswagen melhorou nosso pacote técnico. Vamos ter uma noção mais precisa de como será este ano nos testes coletivos, mas desde já sinto que posso conseguir bons resultados”, avaliou Suzuki, que tem duas pole-positions e dois pódios na categoria tedesca.

 

A organização da categoria confirmou a participação de 26 pilotos no campeonato de 2009, o que deixa a divisão alemã em evidência na Fórmula 3 como um dos torneios mais competitivos de todo o mundo. Entre os campões da categoria, se destacam Michael Schumacher, Jarno Trulli e Nick Heidfeld.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *