ALMS: Melo Júnior e Salo vencem pela quarta vez na GT2

Mesmo com estratégia comprometida por bandeira amarela na fase final da corrida, pilotos mantêm invencibilidade na cidade-sede da equipe Risi.

 


O brasileiro Jaime Melo Júnior e o finlandês Mika Salo confirmaram neste sábado (21) o favoritismo que lhes era atribuído e conquistaram sua quarta vitória em quatro corridas disputadas da American Le Mans Series pela classe GT2. A dupla da Risi Competizione levou a Ferrari 430 GT Berlinetta, que leva o número 62, à primeira colocação na quarta etapa, realizada na pista de rua de Houston, cidade texana onde a equipe mantém sua sede.


Coube a Melo Júnior o primeiro turno de pilotagem. “A primeira parte da corrida foi tranqüila para nós. Fiquei na pista durante uma hora e 15 minutos e abri mais de 20 segundos de vantagem para o segundo”, descreveu o brasileiro. Salo, em seu turno, chegou a ampliar essa margem para 35 segundos, até que, quando a corrida passava de duas horas de disputa, um acidente levou a direção de prova a acionar a bandeira amarela, agrupando todo o pelotão.


Salo, como a maioria dos pilotos, aproveitou a presença do safety car na pista e fez um pit stop. O problema com a reposição de uma das rodas da Ferrari, que demorou quatro segundos a mais que o habitual, fez com que a dupla caísse para a segunda posição, perdendo a liderança para o norte-americano Johannes van Overbeek e o alemão Jorg Bergmeister, da Porsche, que já havia conquistado dois segundos lugares na temporada.


“O Mika ficou logo atrás deles na pista e conseguiu fazer a ultrapassagem logo após a relargada. Esse foi, digamos assim, o nosso único susto na corrida”, resumiu Melo. “Se não tivéssemos a bandeira amarela, acredito que a diferença entre nós e eles seria de mais ou menos um minuto. Mas foi ótimo, vencemos na casa da Risi Competizione, abrimos uma vantagem um pouquinho mais tranqüila no campeonato, não poderia ter sido melhor”, definiu.


Com a vitória em Houston, Melo e Salo foram a 86 pontos na classificação da American Le Mans Series na categoria GT2. Eles têm 30 de vantagem para Bergmeister e Overbeek, os vice-líderes do campeonato. O escocês Robin Liddell e o alemão Wolf Henzler, que terminaram a corrida deste sábado em terceiro lugar revezando a pilotagem do Porsche da Tafel Racing, mantêm a mesma posição na tabela de pontos, agora com 50.


A vitória na classificação geral em Houston foi do francês Romain Dumas e do alemão Timo Bernhard, inscritos na classe P2 com o Porsche RS Spyder da Penske Racing. A P1 teve como vencedores o escocês Allan McNish e o italiano Rinaldo Capello, com o Audi R10 a diesel da Audi Sport North America. Na geral, eles ficaram em terceiro. A GT1 teve vitória do americano Johnny O’Connell e do dinamarquês Jan Magnussen, com o C-6R da Corvette Racing.


A próxima etapa da American Le Mans Series, no dia 19 de maio, será em Salt Lake City, no estado de Utah, pista onde Melo Júnior e Salo venceram pela classe GT2 em 2006.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *