ALMS: Peugeot faz a dobradinha em Sebring

A Peugeot, com o modelo 908 HDI FAP, dominou às 12 Horas de Sebring, no Sebring International Raceway, etapa de abertura da American Le Mans Series.

Após saírem na pole-position com carro francês turbo-diesel , o trio Marc Gené/ Alexander Wurz/ Anthony Davidson venceu a prova, após 367 voltas, com 13s817 de vantagem sobre os parceiros Nicolas Minassian/ Pedro Lamy/ Sébastien Bourdais. Quem recebeu a bandeirada de vitória, da 58ª edição da tradicional prova foi o austríaco Wurz.
A Peugeot usou a prova como preparação para as 24 Horas de Le Mans, mais importante prova de longa distância do planeta.

O trio Stefan Mucke/ Harald Primat/ Adrian Fernandez (Aston Martin Racing/ Lola B09/60 Aston Martin) terminou em 3º, com tres voltas de atraso para os vencedores. Os três primeiros carros pertencem a Classe LMP1.

Pela Classe LMP2 vitória do trio Greg Pickett/Klaus Graf/ Sascha Maassen (Team Cytosport /Porsche RS Spyder). No geral foram 4º. O trio David Brabham/Simon Pagenaud/Marino Franchitti (Patron Highcroft Racing HPD ARX-01c Honda) liderava a prova na classe, com cinco voltas de vantagem, quando teve problemas elétricos, perdendo várias voltas, terminando em 2º na classe e 5º no geral. 

Único brasileiro na prova Jaime Melo (Risi Competizione/ Ferrari 430 GT), em trio com Pierre Kaffer e Gianmaria Bruni, venceu na Classe GT2. No geral o trio, que liderou por aproximadamente dez horas, chegou na 6ª posição.

“A semana não começou tão boa para nós, a equipe soube lidar bem com todas as situações que apareceram, fez um carro de um modo que nos permitiu uma prova tranquila. Esse carro esteve ótimo do começo ao fim”, disse o brasileiro, que venceu pela terceira vez, nos últimos quatro anos.

“Esses caras aqui foram fantásticos”, exclamou abraçado a Bruni e a Kaffer logo depois de receber a bandeirada da vitória. “Tudo foi perfeito para nós, hoje é festa, mas a partir de amanhã começamos a pensar no campeonato”, encerrou Melo.

Pela Classe LMPC, vitória do trio Scott Tucker/Christophe Bouchut/Mark Wilkins (Level 5 Motorsports/ Oreca FLM09). No geral o trio chegou na 10ª posição.

O trio Leh Keen/Butch Leitzinger/Juan Gonzalez (Alex Job Racing/ Porsche 911 GT3 Cup) venceu na Classe GTC, sendo 17º no geral.

Final:

1. 07 P1  1 M.Gene, A.Wurz, A.Davidson Team Peugeot Total Peugeot 908 HDI FAP 367 voltas em 12h00m54s362
2. 08 P1  2 N.Minassian, P.Lamy, S.Bourdais Team Peugeot Total  Peugeot 908 HDI FAP a 13.817
3. 007 P1 3 S.Mucke, H.Primat, A.Fernandez Aston Martin Racing Lola B09/60 Aston Mart a 3 voltas
4. 6 P2 1 G.Pickett, K.Graf, S.Maassen Team Cytosport  Porsche RS Spyder a 14 voltas
5. 1 P2 2 D.Brabham, S.Pagenaud, M.Franchitti Patron Highcroft Racing HPD ARX-01c Honda a  18 voltas 
6. 62 GT2 1 J.Melo, P.Kaffer, G.Bruni Risi Competizione Ferrari 430 GT a 36 voltas 
7. 92 GT2 2 B.Auberlen, T.Milner, D.Werner BMW Rahal Letterman Racing BMW E92 M3 a 37 voltas
8. 90 GT2 3 J.Hand, D.Mueller, A.Priaulx BMW Rahal Letterman Racing BMW E92 M3 a 37 voltas 
9. 45 GT2 4 J.Bergmeister, P.Long, M.Lieb Flying Lizard Motorsports Porsche 911 GT3 RSR a 38 voltas
10. 55 PC 1 S.Tucker, C.Bouchut, M.Wilkins Level 5 Motorsports Oreca FLM09 a 40 voltas
11. 44 GT2 5 D.Law, S.Neiman, J.Lietz Flying Lizard Motorsports Porsche 911 GT3 RSR a 42 voltas 
12. 8 P1 4 P.Drayson, J.Cocker, E.Pirro Drayson Racing  Lola B09/60 Judd a 43 voltas 
13. 02 GT2 6 E.Brown, G.Cosmo, J.Barbosa Extreme Speed Motorsports Ferrari 430 GT a 44 voltas
14. 61 GT2 7 T.Krohn, N.Jonsson, E.van de Poele Risi Competizione Ferrari 430 GT a 46 voltas 
15. 3 GT2 8 J.Magnussen, J.O’Connell, A.Garcia Corvette Racing Chevrolet Corvette ZR1 a 47 voltas 
16. 4 GT2 9 O.Beretta, O.Gavin, E.Collard Corvette Racing Chevrolet Corvette ZR1 a 47 voltas 
17. 81 GTC 1 J.Gonzalez, B.Leitzinger, L.Keen Alex Job Racing Porsche 911 GT3 Cup a 59 voltas
18. 23 GTC 2 B.Sweedler, R.Kapudija, J-D.Lueders Alex Job Racing Porsche 911 GT3 Cup a 62 voltas
19. 80 GTC 3 R.Gonzalez, L.Diaz, P.Kelly Car Amigo – AJR Porsche 911 GT3 Cup a 63 voltas 
20. 16 P2 3 C.Dyson, G.Smith, A.Meyrick Dyson Racing Team Lola B09/86 Mazda a 64 voltas 
21. 69 GTC 4 R.Rodriguez, G.Bieker, C.Friedman WERKS II Racing Porsche 911 GT3 Cup a 65 voltas
22. 40 GT2 10 D.Robertson, A.Robertson, D.Murry Robertson Racing Doran Design Ford GT a 67 voltas
23. 88 GTC 5 S.Lewis, J.Vento, L.Aschenbach Velox Motorsports Porsche 911 GT3 Cup a 68 voltas 
24. 63 GTC 6 H.Richard, D.Ende, A.Lally TRG Porsche 911 GT3 Cup a 85 voltas 
25. 36 PC 3 A.Wallace, JR.Hildebrand, T.Sutherland Genoa Racing Oreca FLM09 a 86 voltas
26. 32 GTC 7 B.Curtis, J.Sofronas, A.Pilgrim GMG Racing Porsche 911 GT3 Cup a 87 voltas 
27. 01 GT2 11 S.Sharp, J.van Overbeek, D.Farnbacher Extreme Speed Motorsports Ferrari 430 GT a 96 voltas
28. 17 GT2 12 B.Sellers, W.Henzler, P.Pilet Team Falken Tire Porsche 911 GT3 RSR a 112 voltas
29. 11 PC 4 J.Feinberg, K.Marcelli Primetime Race Group Oreca FLM09 a 133 voltas
30. 89 PC 5 M.Pagerey, B.Wong, D.Ducote Intersport Racing Oreca FLM09   a 135 voltas
NL 12 P1 5 B.Willman, T.Burgess, P.Ehret Autocon Motorsports Lola B06/10-AER 0 volta
EXC 99 PC 2 C.Zugel, G.Jeannette, E.Julian  Green Earth Team Gunner Oreca FLM09                
EXC 95 PC 6 S.Tucker, R.Hunter-Reay, J.Gue  Level 5 Motorsports Oreca FLM09              

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *